Casa segura durante as férias de verão: 5 formas de proteger sua casa definitivamente

Quando chegam as férias de verão, é comum que as pessoas queiram escolher um destino para viajar com a família e aproveitar cada segundo para relaxar. No entanto, se a sua preocupação é proteger sua casa no período em que você está ausente, é preciso investir um tempo para planejar como mantê-la segura.

Além de atitudes básicas, como conferir as fechaduras e contar com vizinhos de confiança para ficarem de olho na sua residência, outras dicas são fundamentais. Confira, a seguir, quais são elas e coloque-as em prática para passar as próximas férias sem preocupação!

  1. Invista em sistemas e equipamentos de segurança

Investir em proteção residencial, mesmo que não viaje com tanta frequência, é uma boa prática. Se você se programa todo ano para cair na estrada durante as férias de verão, ter soluções em alarmes e monitoramento é essencial.

Hoje, existem muitos equipamentos de alta tecnologia que são aliados à praticidade de acompanhar tudo em tempo real, mesmo que a partir de outra localidade. Dessa forma, você viaja tranquilamente e mantém a casa protegida onde estiver.

Com as soluções da Porto Seguro Proteção e Monitoramento, por exemplo, você conta com um profissional que realiza visita em seu imóvel e elabora a estratégia de proteção de acordo com suas necessidades. Os sistemas possuem diferentes formas de comunicação e avisos, como mensagem SMS, relatório por e-mail e ligação para telefone fixo ou celular.

O Porto Alarme Mais possui leitor biométrico, onde é possível ligar e desligar o alarme e, ainda, controlar a entrada e a saída de pessoas na residência. Ideal para quem deseja saber o horário de entrada e saída de empregados domésticos. Você controla o seu alarme por aplicativo.

Outras opções para proteger sua casa são:

  • sensores de abertura e movimento para controlar a entrada de pessoas no local;
  • câmeras e dispositivos interativos para você controlar tudo o que acontece na sua casa;
  • sistemas de câmeras para registrar e armazenar as imagens da sua casa, as quais você pode acessar de onde estiver.

Com essas facilidades, qualquer passeio ou viagem tornam-se mais prazerosos, uma vez que você aproveita, de fato, cada segundo, sem se preocupar com a segurança do lar. Longe de ser um luxo, as soluções em proteção residencial são, hoje em dia, uma necessidade.

  1. Não comente sobre a viagem com estranhos

Além de investir em sistemas inteligentes de proteção residencial, também é preciso agir com cautela em algumas situações — um cuidado que nenhuma tecnologia pode substituir.

Uma delas é ser totalmente discreto com relação aos seus planos para as férias de verão. Nunca comente com desconhecidos ou pessoas que não fazem parte do seu círculo de confiança que você vai se ausentar— seja por um longo período ou simplesmente uma noite.

O ideal é que todos da família tenham esse mesmo cuidado: se você tem filhos, peça para não contarem sobre o período de viagem para colegas ou estranhos e cuide também do que posta nas redes sociais. Informações como “faltam tantos dias para viajar” ou até mesmo fotografias do próprio passeio conseguem atrair a atenção de sujeitos mal-intencionados.

É claro que você pode compartilhar os melhores momentos das suas férias de verão, mas prefira fazer as postagens após a viagem, quando já estiver novamente em casa. Além de ser mais seguro, você ainda aproveita melhor o tempo do passeio para se divertir em vez de ficar no celular.

  1. Não deixe as luzes acesas

Muita gente deixa as luzes acesas quando sai de casa para simular a presença. No entanto, em caso de vários dias, é recomendado que você não utilize essa técnica. Isso porque o efeito pode ser contrário: assaltantes interpretarão que não há moradores na residência se a iluminação estiver ativada até mesmo durante o dia.

Uma alternativa para o problema é utilizar um sistema de lâmpadas programadas para ligar e desligar em determinados horários. A solução Porto Seguro Alarme Mais conta com um acionador inteligente que permite fazer o controle das luzes de casa pelo aplicativo.

Também existem as luzes com sensores, que só funcionam em caso de presença de alguma pessoa. Nessa situação, os vizinhos próximos e que sabem da sua viagem ficam alertas caso percebam a iluminação ligada.

  1. Peça a alguém para recolher a correspondência

Quando você passa por uma residência ou estabelecimento que está com a caixa de correios, a varanda, a garagem ou o jardim cheios de correspondência, logo pensa que os moradores já estão ausentes há algum tempo. Ou até mesmo que a casa está abandonada, não é?

Então, por mais que seja só uma viagem de férias de verão, combine com algum vizinho, uma pessoa de confiança, o porteiro ou o síndico, para recolher a sua correspondência e evitar esses sinais de que a casa está desocupada. Se for possível suspender temporariamente a entrega de boletos, cobranças, revistas e outros impressos, melhor ainda.

  1. Desligue a campainha

Quando não tem ninguém em casa e a campainha toca, o fato de nenhuma pessoa atendê-la indica que a residência está vazia. Então, a forma mais inteligente de evitar intrusos é impedir que o ruído do toque denuncie que você e sua família estão viajando.

Desligando o sistema para proteger sua casa, ninguém vai saber se ela está com defeito ou se a casa está realmente desocupada.

Agora que você já sabe o que fazer para proteger sua casa, pode curtir suas férias de verão sem preocupações!