Casa inteligente: descubra o que toda casa terá no futuro

Veja os avanços que foram criados para facilitar a sua vida.

Assim como em vários momentos, o cinema previu o futuro. Em 1999, lançou o filme “Smart House” (ou “Casa Inteligente”, em português). A história, baseada num conto de Ray Bradbury, — de 1950 —, era pura ficção científica, até certo tempo atrás. Mas, hoje, podemos dizer que a tecnologia residencial já é uma realidade.

A diferença é que não é preciso temer as casas inteligentes, como acontecia no filme de LeVar Burton. Hoje, o conceito das smart cities já está sendo incorporado nas residências e toda essa revolução tecnológica, digna de ficção científica, só vem para somar em vários aspectos — sustentável, econômico e social.

Você gosta da ideia de automatizar a sua casa e facilitar a sua vida? Certamente, toda residência terá essas inovações no futuro. Continue lendo e descubra mais sobre as smart cities, as smart houses e conheça algumas tecnologias que podem ser incorporadas no seu dia a dia. Vamos lá?

O que é uma smart city?

Partindo de uma visão mais abrangente, é interessante começar pelo conceito de cidade inteligente, que é poder contar com a tecnologia para fazer com que o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas prosperem, de forma responsável e sustentável. Bacana, não é mesmo? E todos esses facilitadores atendem a demandas e necessidades sociais antes difíceis de serem solucionadas.

O que é uma casa inteligente?


A ideia das smart cities é bem similar à das residências inteligentes, na medida em que algumas atividades domésticas passam a funcionar também de maneira automatizada, com ajuda da tecnologia.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, nos Estados Unidos, mostra como as smart houses já são uma realidade na vida de milhões de americanos, por exemplo. Os resultados apontaram que, somente em 2015, já havia 17 milhões de residências conectadas, com uma expectativa de 31% de crescimento anual.

O fato de o computador ser o “cérebro” da casa faz com que vários cômodos estejam conectados e que os moradores tenham acesso a informações até mesmo quando estiverem na rua ou viajando.

Se você quer tornar a sua residência inteligente, saiba que não vai precisar se esforçar muito para que isso aconteça. Confira abaixo alguns itens e sistemas que podem ser incorporados ao seu dia a dia:

Iluminação automatizada

Com certeza, você já entrou em algum lugar e a luz acendeu sozinha. Não é truque de mágica, muito menos forças sobrenaturais: hoje, é possível não só contar com sensores de presença, como regular a quantidade de iluminação em um ambiente de acordo com a finalidade ou a necessidade do horário.

Fechaduras digitais

Se você é do tipo de pessoa que vive perdendo as chaves, vai adorar essa funcionalidade. Agora, as portas podem se fechar sozinhas, até mesmo se você se esquecer de trancá-las ao sair. Além de dispensar chaves, esse tipo de sistema possibilita a autorização da entrada de terceiros de forma remota, caso você não esteja em casa, ou seja, tudo feito pelo celular.

Algumas fechaduras digitais funcionam com leitura da biometria. Basta cadastrar as digitais de quem mora, trabalha ou convive na casa e pronto.

É possível, ainda, controlar o acesso, estipulando horários e dias programados e, caso haja uma tentativa de entrada sem permissão, o sistema envia um alerta no mesmo momento para o dono da casa, também pelo celular.

Ajuste pré-programado de temperatura

Nada mais gostoso do que chegar em casa, depois de um dia quente, e contar com o ar- condicionado, não é mesmo? Agora, imagine se ele pudesse ser acionado antes mesmo de você chegar.

Ainda a caminho de casa, é possível regular a temperatura ambiente da residência, para que ela fique agradável assim que os moradores chegarem. Muito conforto e praticidade, não é verdade?

Sistema de proteção de alarmes


A proteção da casa, além das fechaduras inteligentes já mencionadas, pode contar também com um sistema de segurança diferenciado, como o Alarme Mais, que une um pouco de todas as tecnologias mencionadas aqui. As câmeras e equipamentos conectados dão autonomia para garantir mais proteção, segurança e tranquilidade para você e sua família.

Sistemas como o Alarme mais possuem alta interatividade para visualizar o imóvel e falar com quem estiver na residência, de qualquer lugar que você estiver. Nele, a função biométrica também é integrada e registra os horários e fluxo de pessoas.

Além de oferecer mais proteção, com o Alarme Mais você tem a comodidade de saber a temperatura que está em sua residência, apagar e acender as luzes, tudo por meio do seu Smartphone.

E aí, gostou de ver como uma casa inteligente é perfeitamente possível? A tecnologia precisa ser usada dessa forma, para otimizar a nossa vida e tornar o dia a dia mais prazeroso, prático e produtivo.

E para continuar a se informar e ter conhecimento de assuntos interessantes como este, usufrua do mundo digital mais uma vez: assine a nossa newsletter e receba tudo no seu e-mail!

Conhece o Alarme Mais?

Mais do que um alarme, uma solução completa para seu imóvel.

Saiba Mais »