Afinal, vale a pena contratar um seguro para câmera fotográfica?

Há uma crescente procura por equipamentos fotográficos, tanto entre os fotógrafos como também entre amadores. Contudo, esses produtos não costumam ser muito baratos e, a fim de resguardá-los, é fundamental pensar em um seguro para câmera fotográfica.

Como instrumento de trabalho ou não, hoje em dia as pessoas desejam ter boas fotografias, seja para postar nas redes sociais ou para guardá-las em porta-retratos, ao mesmo tempo em que os equipamentos cada vez mais contam com alta tecnologia e novos recursos, itens que aumentam o seu valor financeiro.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e aprender a resguardar a sua câmera fotográfica, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é o seguro para câmeras fotográficas?

O seguro para câmera fotográfica é uma proteção muito importante, uma vez que se trata de um aparelho que costuma ser transportado na rua e utilizado para realizar fotos em ambientes externos e, por essa razão, está exposto a diversos riscos.

Dessa forma, o seguro é importante para que tais riscos não se transformem em prejuízo. Para atender a todas as suas necessidades, contrate a proteção sempre de acordo com a utilização do produto. Existem seguros para câmeras fotográficas com valor a partir de R$ 500 (preço mínimo permitido para contratação de seguro para todos os equipamentos) e que têm, no máximo, cinco anos de uso.

Além de oferecer garantia para a câmera, o seguro também pode incluir a cobertura para as lentes, tripés e outros acessórios que costumam ter valores elevados. A contratação do seguro é simples, basta que o dono tenha a nota fiscal do produto, sendo que nos casos em que o aparelho tiver sido comprado fora do Brasil, basta apresentar a nota fiscal do país em que o equipamento foi adquirido.

Nos casos em que a nota fiscal não está no nome de seu atual dono, ou seja, quando ela está em nome de outra pessoa, é preciso apresentar uma carta de doação ou outro documento que comprove a aquisição do equipamento por seu portador. Você ainda pode contratar o seguro para uma câmera fotográfica alugada, a fim de evitar prejuízos. Nesse caso, é necessário que você tenha um vínculo contratual entre o segurado e o locatário ou locador.

Como funciona o seguro para câmeras fotográficas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível realizar a contração de diversas coberturas para câmeras fotográficas e seus acessórios, para atender todas as necessidades do dono do equipamento. Confira quais são as coberturas do seguro para câmeras fotográficas e acessórios disponíveis!

Danos físicos

Não é incomum ocorrer acidentes com aparelhos fotográficos, seja por impacto, incêndio ou queda de raio, por exemplo, sendo que até mesmo uma tentativa de roubo pode causar danos físicos ao equipamento. A cobertura de danos físicos cobre até uma queda de moto ou uma batida de automóvel que danifique a câmera fotográfica. Além disso, situações como derrubar uma lente ao realizar a sua troca também estão incluídas por essa garantia. 

Subtração do bem

É possível que ocorra o roubo do bem, como nos casos em que há um confronto para a subtração do equipamento, por exemplo. Nesse caso, ter um seguro possibilita que o dono do bem consiga a substituição da câmera fotográfica, o que faz com que ele não tenha nenhum prejuízo em razão da subtração. Para isso, basta que seja apresentado à seguradora o relato do ocorrido acompanhado de um Boletim de Ocorrência que comprove os fatos.

Danos elétricos

Todos os aparelhos eletrônicos estão sujeitos a danos elétricos em razão de descargas elétricas, oscilações de energia ou curtos circuitos. A fim de evitar prejuízos com os itens que são danificados dessa maneira, existe a possibilidade de contratar a cobertura de danos elétricos que cobre o dano de uma série de componentes elétricos e eletrônicos do equipamento.

Danos por água ou líquido

Durante uma sessão de fotos, a câmera pode molhar e vir a estragar alguns de seus componentes caso ocorra uma enchente ou se simplesmente um copo de água for derrubado em cima do equipamento, por exemplo. Nesse momento, é muito vantajoso contar com uma cobertura para danos causados de maneira acidental e involuntária por água ou qualquer substância líquida.

Garantia internacional

Em geral, as coberturas que apresentamos são válidas em todo o território nacional. Contudo, você pode estender a garantia para outros países, de forma que a cobertura não fique limitada apenas ao Brasil. Assim, as pessoas que pretendem viajar para fora do país e desejam que a sua câmera esteja protegida até no exterior podem contar com essa cobertura internacional.

Perda ou pagamento de aluguel

Especialmente no caso de equipamentos cinematográficos, existe a cobertura para perda e até mesmo para o pagamento de aluguel, que garante reembolso caso não seja possível utilizar a câmera devido a um sinistro.

Qual é a importância do seguro para câmeras fotográficas?

É fundamental contar com um seguro para câmeras fotográficas para resguardar o equipamento, uma vez que acidentes podem acontecer a qualquer momento e todos estão sujeitos a tais eventualidades. O profissional que utiliza a câmera fotográfica diariamente e que a transporta para diversos locais deve dar especial atenção para a segurança do seu equipamento.

Quando ocorre algum acidente com o aparelho que não está segurado, o conserto costuma ficar caro e, muitas vezes, o fotógrafo não tem condições de arcar com o valor no momento. Dessa maneira, o seguro deve fazer parte das considerações no trabalho desse profissional. Além disso, apesar de os valores variarem de acordo a utilização, marca e modelo da câmera fotográfica, os seguros costumam ter um ótimo custo benefício e, portanto, é relevante realizá-lo assim que adquirir o equipamento.

Como vimos, o seguro para câmera fotográfica tem diversas vantagens, pois protege o bem e ainda oferece a possibilidade de adicionar coberturas, de acordo com as necessidades da pessoa que utiliza o equipamento.

Se você deseja contratar um seguro para sua câmera fotográfica ou ainda tem dúvidas sobre o tema, nós podemos auxiliá-lo. Entre em contato conosco que fornecemos o suporte necessário!

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para proteger suas câmeras e equipamentos?

Faça uma cotação »