5 equipamentos de segurança que toda loja deve ter

Quem tem o próprio negócio sabe das preocupações com a proteção do patrimônio, especialmente contra roubos e furtos. Não é só o caixa, produtos ou estoque que estão sob riscos, mas principalmente a integridade dos seus clientes, que podem se afastar definitivamente do seu comércio nesses casos. Por isso, os equipamentos de segurança eletrônica são cada vez mais necessários.

No post de hoje, você conhecerá 5 opções de equipamentos de segurança eletrônica que você pode aderir ao seu negócio. Acompanhe!

1. Circuito Fechado de Televisão (CFTV)/Câmeras

Composto por câmeras de vigilância, esses circuitos são um dos equipamentos de segurança patrimonial mais utilizados por empresas. Com ele, o próprio contratante pode ter acesso a essas imagens em um computador ou smartphone, de onde estiver, via aplicativo.

Outro benefício das câmeras de vigilância é que elas inibem a ação de pessoas mal-intencionadas. Quando elas ignoram o aviso e a presença de câmeras, o equipamento segue sendo útil para identificar e registrar o momento de algum roubo ou furto que aconteça em sua loja.

O interessante é que você, como contratante, tem a liberdade para decidir os locais onde as câmeras serão posicionadas. O ideal é espalhá-las tanto pelas áreas de circulação dos clientes quanto nos setores internos, como na administração, direção e estoque.

2. Sistema de alarmes

Os alarmes e sensores são equipamentos de segurança tão populares quanto as câmeras. A vantagem é que eles não dependem da ação humana para reagir a uma tentativa de roubo, por exemplo.

Esses sistemas geralmente são apontados para portas, cofres e pontos de entrada e saída de pessoas. O seu funcionamento é baseado em sensores que usam ondas de ultrassom ou infravermelho para detectar movimentos. Quando acionado, os alarmes podem disparar sinais sonoros, emitir um alerta para a central de segurança e/ou enviar um aviso para o contratante.

Os alarmes normalmente são ativados e desativados por uma senha. Desse modo, somente pessoas autorizadas terão como desligar o sistema.

3. Controle biométrico de acesso

O controle biométrico já é uma solução voltada mais para o público interno da loja, isto é, os funcionários. Esse não é dos equipamentos mais baratos, porém é um dos mais eficientes. Ele somente autoriza a entrada de pessoas de acordo com a sua digital, estrutura facial ou leitura de retina.

Trata-se de um equipamento que dificulta bastante as fraudes e a entrada de pessoas não autorizadas. Esses controles devem ser posicionados nas áreas mais restritas da empresa, como a sala da direção ou o cofre.

4. Botão do pânico

Os botões do pânico são soluções integradas aos sistemas de alarme. Eles normalmente ficam posicionados em um ponto físico da loja, como em uma parede ou em um móvel, onde somente o gestor e seus colaboradores têm acesso.

Atualmente, também existem botões móveis e mais tecnológicos, como aplicativos para smartphones ou em formatos parecidos com alarmes de automóveis.

O objetivo é que ele seja discreto e esteja sempre por perto do usuário para acionar o alarme e a Central de Monitoramento para averiguar algum problema.

5. Rastreador de automóveis

A proteção para automóveis, obviamente, não terá um impacto direto na segurança da loja e dos clientes. Entretanto, essa solução é boa para as lojas que costumam enviar representantes em carros próprios para negociar com fornecedores e parceiros de negócios.

Caso o veículo seja um patrimônio da empresa, ter um rastreador se torna fundamental para fiscalizar o consumo, o trajeto e ajudar na recuperação em caso de roubos.

Perceba que todos os equipamentos lembrados neste post têm algo em comum: a tecnologia. A facilidade e o controle dos novos dispositivos e sistemas vieram para otimizar a proteção patrimonial e aumentar a sensação de segurança para colaboradores e clientes. Assim, você garante uma qualidade de trabalho melhor para o público interno e uma experiência de compra mais segura para os consumidores.

Depois de conferir os equipamentos de segurança necessários para uma empresa, cadastre-se em nossa newsletter para receber mais dicas de proteção para o seu patrimônio!

Conhece o Porto Seguro Proteção e Monitoramento?

Veja as soluções sob medida para proteger sua empresa, de acordo com sua necessidade.

Saiba Mais »