Veja 5 formas de usar adesivos de parede na decoração de casa

Quem tem uma casa ou apartamento sabe muito bem que, por mais que façamos reformas ou mudemos os móveis, sempre surge a vontade de transformar um ambiente e dar um novo ar a ele — seja para deixá-lo mais com a nossa cara ou para dar uma repaginada total!

No entanto, se você acha que para mudar a decoração de um cômodo é preciso gastar com reformas e novos utensílios domésticos, está enganado. Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na ornamentação de um espaço.

É exatamente isso que fazem os adesivos de parede na decoração. Você já ouviu falar neles ou já considerou aplicá-los em seu lar? Não? Continue a leitura de hoje e conheça melhor essa tendência e os modos de usá-la em sua casa!

Para que servem os adesivos de parede?

Colar adesivos na parede é um jeito prático e econômico de fazer uma alteração em uma parte da sua casa. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, que permitem a você escolher aquele que mais combina com o seu espaço.

Além disso, são fáceis de aplicar e você mesmo pode fazer isso com tranquilidade. Porém, contar com uma equipe especializada contribui para garantir que tudo corra como esperado e que a mudança fique impecável.

Abaixo vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a aplicação de adesivos de parede na decoração:

Onde colocar o adesivo?

Você pode colar os adesivos tanto em um cômodo por completo como em apenas uma parede. Ele pode até contribuir para proporcionar mais aconchego em espaços muito grandes.

Em todos os casos, no entanto, o ideal é equilibrar o tipo de adesivo escolhido com a decoração do restante do espaço — variando na escolha da cor, textura e ilustração. Para não exagerar, por exemplo, procure investir em um adesivo em tons claros se os móveis e itens decorativos forem em tons mais fortes.

Já se o ambiente escolhido tiver móveis em tons claros, um adesivo vibrante ou com formas geométricas são boas opções.

Quanto tempo dura um adesivo de parede?

Outro ponto positivo dos adesivos de parede é que eles costumam durar bastante, sem necessitar que sejam feitos retoques com tinta com tanta frequência.

Para se ter uma ideia, em cômodos como a sala de estar ou escritório, ele pode durar até dez anos, com manutenções anuais. No entanto, em cozinhas e banheiros é importante observar como ele se adapta, pois são mais úmidos e podem fazer com que o adesivo seja danificado.

Já em relação à limpeza e manutenção do adesivo vai depender do material. Para não ter erro, o ideal é tirar todas as dúvidas e pedir orientação ao fabricante.

A remoção do adesivo prejudica a parede?

Se você está hesitando em investir em adesivos por achar que ele pode danificar a sua parede, pode tirar isso de cabeça.

A tecnologia utilizada nas colas já está bastante avançada, de modo que o adesivo pode ser retirado facilmente e a parede continuará intacta. Geralmente, ele pode ser retirado utilizando água e uma esponja.

Caso a pintura que estava por baixo seja afetada, basta lixar a parede para que ela fique pronta para receber uma nova tinta.

Como usar adesivos de parede na decoração?

Agora que você já tirou algumas das suas dúvidas sobre o uso de adesivos na decoração, que tal descobrir alguns cômodos do seu lar em que eles podem ser utilizados? Continue a leitura e se inspire:

1. Optar por modelos que ocupem toda a parede

Como já mencionamos ao longo deste post, você pode muito bem optar por modelos de adesivo que ocupem toda a parede.

Para que ele esteja em harmonia com o restante do cômodo, é preciso que você avalie toda a decoração. Depois dessa etapa, pense em que tipo de estampa ou textura combinaria mais, como listras, florais, tons neutros, geométricos etc.

2. Colar mais de um adesivo pequeno na parede

E não ache que apenas os adesivos que ocupam uma parede por completo são os que se tornaram tendência. Adesivos menores e em diferentes formatos já são capazes de dar um charme a mais para o ambiente.

No quarto de crianças, por exemplo, escolher algum adesivo que tenha relação com a decoração do ambiente pode ser uma solução interessante para deixá-lo mais divertido. Você pode também escolher algum que seja de um desenho animado ou com bichinhos.

Já se a sua ideia é transformar o escritório, por exemplo, que tal tirar a seriedade da parede branca e colar um adesivo de parede criativo, como um mosaico ou com flores?

3. Aplicar o adesivo no teto

Até mesmo o teto pode receber adesivos para deixar o ambiente diferente. Novamente, você pode optar entre os que ocupam toda a parede ou em adesivos menores. Uma possibilidade é transformar o teto em um céu ou dar um ar mais rústico e vintage com um adesivo com textura.

4. Colocar os adesivos em móveis e eletrodomésticos

Os adesivos menores também podem ser utilizados em móveis e eletrodomésticos. O envelopamento da geladeira tem sido uma aposta de quem quer mudar um pouco a cozinha sem gastar muito.

5. Adicionar o adesivo ao azulejo da cozinha ou banheiro

Outra tática muito utilizada é colar os adesivos nos azulejos da cozinha ou do banheiro. Você pode tanto preencher a parede inteira com esse artifício como, também, aplicá-lo em apenas um pedaço. Uma faixa entre a bancada e os armários, por exemplo, dão mais vida ao cômodo e uma nova cara a ele.

Como você pode perceber, o uso de adesivos de parede na decoração é bastante variado. Basta aliar bom gosto e criatividade para obter um resultado incrível!

Gostou dessa dica de decoração para o seu lar? Quer ter acesso a novidades e tendências para manter a sua casa sempre impecável? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramTwitterYouTube e LinkedIn!

Limpeza de sofás e estofados

Conte com a Porto Seguro Faz para manter a higienização do seu lar em dia.

Contrate »