Valor do seguro residencial: baixo custo e ampla proteção

Na hora de contratar uma proteção para sua residência é essencial pensar na importância desse bem e em como protegê-lo da melhor maneira possível, concorda? Porém, poucas pessoas sabem qual é o valor do seguro residencial. 

Na verdade, se considerarmos a tranquilidade oferecida, é possível dizer que não se trata de um investimento alto, porque as vantagens compensam demais em relação ao que você precisaria desembolsar com situações inesperadas, caso não tivesse um seguro.

Levando isso em conta, preparamos este texto. Ao longo do conteúdo, você entenderá como funciona esse tipo de seguro, quais são as coberturas oferecidas e quanto custa um seguro residencial. Aproveite as informações!

O que é um seguro residencial?

Os seguros residenciais foram desenvolvidos para proteger seu lar de vários jeitos, resguardando você dos custos com prejuízos por acidentes, desastres naturais, roubo ou furto de bens e afins. Algumas opções do mercado oferecem até serviços e assistências especiais, que tendem a facilitar seu cotidiano, como encanador, eletricista, chaveiro, reparo em diversos eletrodomésticos e até assistência para seu pet.

Se você vai sair de férias e não sente segurança em deixar a casa sozinha, por exemplo, o seguro traz a tranquilidade que faltava para seguir seus planos sem nenhuma preocupação na cabeça — e isso vale muito, não é mesmo?

Como funciona um seguro residencial? 

Trata-se de um seguro bem amplo, que reúne várias proteções em uma apólice única. Caso algo aconteça com a sua família ou com a sua casa, você receberá uma indenização, de acordo com as coberturas e valores que foram contratados por você. Ele vale para casas, apartamentos e até mesmo imóveis de temporada. 

Esse tipo de seguro tem sempre uma cobertura básica, que é de contratação obrigatória, voltada aos prejuízos causados por explosões, incêndios, fumaça e queda de aeronave. Também há proteções adicionais, que podem ser contratadas conforme as necessidades e o perfil de sua família: elas deixam o seguro ainda melhor, pois protegem o imóvel em diferentes tipos de situações inesperados.

Quanto custa um seguro residencial?

Diante de tantos benefícios, você deve estar se perguntando: será que o valor do seguro residencial não é muito alto? Surpreendentemente, eles são bem mais baratos do que você pode imaginar!

Na prática, o seguro residencial pode chegar a custar até 10 vezes menos quando comparado a um seguro para automóvel. Há uma estimativa de que, na maior parte dos casos, ele não ultrapassa a marca de 0,2% do preço do imóvel. Também costumamos dizer que, por menos do que um café por dia, já é possível adquirir um seguro residencial por 12 meses. Outro ponto positivo é que você pode pagar esse valor integralmente, uma vez ao ano, ou dividi-lo em parcelas menores.

Como o valor do seguro residencial é calculado?

O valor do seguro residencial pode variar de acordo com as características do imóvel (área total, tipo de edificação, traços arquitetônicos, localização etc.) e os bens que cada cliente possui. Então, o valor pode variar de acordo com cada residência, já que cada cobertura deve ser contratada de acordo com o valor suficiente para repor seus bens em caso de prejuízos. Casas e apartamentos têm custos diferentes, ao passo que uma apólice com várias coberturas é mais cara do que uma apenas com a proteção básica, por exemplo. 

Ou seja, ele é ideal para minimizar as suas despesas em caso de imprevistos que podem ocorrer depois de comprar ou alugar um imóvel. Por um custo baixo, o seguro oferece a opção de você escolher as coberturas que mais precisa, além de proporcionar vários benefícios para você e para sua família.

Quais são as coberturas oferecidas pelo seguro residencial?

Confira, logo abaixo, quais são as coberturas que esse seguro pode ter — da básica às adicionais. 

Incêndios, explosões, fumaça e queda de aeronaves (cobertura básica)

Abrange os danos materiais causados por incêndios e explosões gerados por problemas no funcionamento de qualquer aparelho instalado no imóvel segurado, por exemplo, ou até por um vazamento de gás. A cobertura também vale para fumaça de um incêndio ocorrido fora do terreno de sua residência. Ela ampara também os danos ao imóvel e seus bens em caso de queda de aviões.

Danos elétricos

Ampara os equipamentos e instalações do seu lar, caso eles sofram algum dano elétrico, como por um curto-circuito, variação de energia e até por queda de raio.

Vendaval, ciclones, tornados e queda de granizo

Garante a reposição dos seus bens em caso de ventos fortes ou chuva de granizo, que podem danificar sua casa e o que estiver dentro dela.

Quebra de vidros

Indeniza a reposição de vidros danificados da residência, como de box de banheiro, varandas, espelhos e até tampos de mesa, cooktop e louças sanitárias. 

Responsabilidade civil familiar — danos a terceiros

Garante danos causados a terceiros pelo segurado, por qualquer pessoa que more com ele ou empregados domésticos e até danos corporais causados por seus animais de estimação, por exemplo.

Subtração de bens — roubo ou furto

Em caso de assalto, roubo ou furto, a cobertura de Subtração de Bens ampara os itens da sua casa que forem perdidos ou danificados.

Negócios em casa

É uma cobertura ideal para quem trabalha em casa, seja em um escritório próprio ou até para quem tem pequenos estabelecimentos como cabelereiros e papelarias dentro de casa. Isso porque, ela garante a recuperação dos danos em caso de diversos tipos de prejuízos.

Perda ou pagamento de aluguel

Garante os valores de aluguel de outro local para o segurado ficar, se não for possível permanecer na residência segurada, em caso de um sinistro. Essa cobertura também garante o aluguel que seu inquilino deixar de pagar, caso ele não possa ficar em seu imóvel, em caso de um sinistro. 

Subtração de bicicleta — roubo ou furto

Seja como alternativa de lazer, seja como meio de locomoção, as bicicletas ganham cada vez mais espaço nas casas brasileiras. Com essa cobertura, é garantido o valor da sua bicicleta, até se for uma bike elétrica, se você for vítima de um assalto, dentro ou fora da residência. A cobertura também abrange os danos que a bike possa sofrer enquanto estiver sendo transportada. 

Quando acionar um seguro residencial?

Você pode acionar o seguro de acordo com as coberturas contratadas em casos de sinistro ou assistência.  Além das coberturas, o valor do seguro residencial vale a pena porque as melhores opções do mercado oferecem descontos em eventos e restaurantes, serviços emergenciais para a sua residência, assistência para seu computador e check-up gratuito no seu carro.

Agora que você já sabe que um seguro residencial é baratinho, o que acha de fazer uma cotação?

Clique aqui »