Tendências de decoração para 2019: deixe sua casa mais incrível ainda

Os ambientes em que passamos a maior parte do tempo refletem muito o que nós somos. Por isso mesmo é que sempre sentimos a necessidade de renovar os espaços da residência — da mesma maneira que fazemos com os demais aspectos da vida. As tendências de decoração, nesse caso, mostram-se como fortes aliadas nesses recomeços.

Em 2019, muitas ideias se firmaram na arquitetura e design de interiores. Vale a pena conferir as principais a fim de deixar a casa mais atual, bonita, convidativa e confortável. Afinal, quem não gosta de estar em um lugar bem decorado e harmônico? Veja a seguir todas as propostas que prometem dominar — e já estão dominando — os ambientes!

Alusão à natureza

sustentabilidade nos últimos anos intensificou a presença de plantas em variados espaços. Isso porque a natureza, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas, também se tornou um aspecto fortemente presente na decoração de interiores.

Os jardins de inverno e os jardins verticais nunca fizeram tanto sucesso! Aposte no verde em vasinhos suspensos na sua sala de estar ou até mesmo naquele papel de parede ousado para uma superfície solitária. Não importa como, as folhagens e o estilo tropical sempre criam uma atmosfera envolvente.

Formas orgânicas e fluídas

O minimalismo que conhecemos traz linhas retas e texturas mais lisas. No entanto, as tendências de decoração agora propõem objetos cada vez mais ovais e com curvas orgânicas — esses formatos deixam os ambientes mais fluídos e naturais. A decoração, então, ganha ares curvilíneos sem rupturas bruscas, tanto em móveis quanto em objetos pontuais: tapetes, espelhos e mesas auxiliares são os itens que mais contribuem para essa proposta.

Paredes geométricas

Os papéis de parede clássicos e os revestimentos lisos que recebem quadros e pôsteres agora são substituídos por desenhos geométricos, polidos e modernos, feitos na própria parede. O ambiente fica com um ar despojado e ainda é possível provocar o observador com algumas ilusões de ótica, prolongando arestas e aprofundando quinas e cantos dos cômodos.

Pisos vivos

Se você quiser dar movimento na decoração, aposte em um chão mais artístico, com mosaicos ou desenhos inusitados, feitos com os próprios revestimentos — desde porcelanatos até ladrilhos artesanais. Se não quiser arriscar tanto, pode apostar em tapetes que produzem o mesmo efeito antes de investir em uma reforma mais definitiva.

Texturização de ambiente

Mais uma das tendências de decoração que podemos citar é a texturização dos espaços, por meio de inspirações artesanais. Não há nada mais aconchegante, afinal, do que uma arte têxtil nas almofadas, nas tapeçarias e até mesmo nos móveis, concorda?

Vale ressaltar que a ideia é misturar texturas e materiais, somando o poder de cada superfície para produzir um ambiente diferenciado. A madeira escura, nesse caso, combina bastante com alguns toques artesanais e também com as folhagens da nossa primeira dica.

Animal print

As formas selvagens do mundo animal também são uma das tendências de decoração para 2019. Com o animal print, é possível aplicar as estampas nos estofados, nas louças e até mesmo na tapeçaria: assimétricos e com formatos irregulares, os tapetes ganharam espaço nas salas, tanto no chão quanto nas paredes — acredite!  

Aspecto industrial

Os ambientes compostos por tubulações, fiações e estruturas aparentes criam um ar sofisticado e 100% urbano. O cimento queimado é um revestimento indispensável nessas situações, somado ao metal presente nos detalhes decorativos — tanto o cobre quanto o aço escovado.

Para espaços com esse ar de galpão improvisado, também é permitido apostar em pés direitos altos, iluminação natural e luminárias pendentes sem acabamentos embutidos no teto ou na parede. A graça está justamente em deixar tudo exposto, mas com capricho e bom senso, é claro.

Para arrematar as dicas de tendências de decoração, é importante ressaltar que as protagonistas do ano são as cores terrosas, principalmente o coral, a mostarda e o vermelho queimado. Porém, o rosé não perdeu seu espaço e ainda continua presente em projetos decorativos para interiores.

O que não podemos deixar de considerar, contudo, é que as melhores tendências de decoração são aquelas que combinam com o estilo e a personalidade de cada pessoa. Não é condizente, por exemplo, apostar em uma dessas propostas se ela não dialogar com o seu gosto pessoal.

A ideia é aproveitar as melhores oportunidades decorativas de 2019 para deixar a sua casa acolhedora e confortável, tanto quanto esteticamente bonita. E tem mais! Com as tendências de decoração vistas neste post, você também pode aprender a fazer 5 itens de decoração simples e elegantes. Confira!

Agora que você já conhece as vantagens, que tal fazer o cálculo do seguro para sua residência?

Faça uma cotação »