Crianças em casa? Saiba como redobrar a segurança

Crianças em casa - como redobrar a segurança

A partir do momento em que as crianças começam a andar, o cuidado na casa deve ser redobrado, afinal, essa é uma fase de descobertas, e algumas explorações podem ser perigosas para quem ainda não entende como o mundo funciona.

Veja a seguir duas dicas simples, mas eficazes, que poderão ajudar na prevenção de acidentes em casa:

Proteja janelas, varandas e quinas

Redes de proteção. Essa é a primeira providência a ser tomada, antes mesmo de as crianças começarem a engatinhar.

Contrate uma empresa especializada para instalar corretamente as redes de proteção em janelas e varandas. Apesar de poderem ainda não ter altura suficiente, os pequenos têm uma criatividade incrível e bancos, camas ou baús podem ser escalados a qualquer momento.

Providencie também protetores arredondados ou macios em quinas e nas pontas dos móveis, a fim de evitar cortes ou pancadas.

Evite escorregões e quedas

Tapetes, além de acumular ácaros, dos quais as crianças costumam ter alergias, podem se deslizar com facilidade e provocar quedas. Se for impossível removê-los, certifique-se de higienizá-los regularmente.

Coloque também antiderrapantes nos pisos da banheira ou no chão do chuveiro. Ambientes molhados são propícios a quedas, especialmente para quem tem pouco equilíbrio. Além disso, isole ou adapte áreas com acesso a escada ou desnível. Se, com os adultos, já acontecem pequenos imprevistos nesses lugares, com os pequenos o perigo é ainda maior.

Para ver outras dicas e saber mais sobre segurança residencial, acesse o Residência Mais Segura.