Quem trabalha em casa precisa de um seguro específico?

Quem trabalha em casa precisa de um seguro específico? Sim! Afinal, como em qualquer outro tipo de ambiente profissional, é necessário lidar com certos imprevistos e garantir a segurança dos itens usados.

Neste post, você vai ver qual é a necessidade de um seguro para quem trabalha em casa, seja com ou sem CNPJ. Continue lendo e conheça quais são as principais vantagens do serviço, além de algumas dicas sobre o que observar na hora da contratação.

Por que um seguro para quem trabalha em casa é necessário?

Ter um negócio dentro de casa não é muito diferente de outros modelos de trabalho: ele exige o mesmo nível de cuidado e de atenção. E o que isso significa? Imagine que você seja um profissional do ramo da confecção de roupas e que as produza dentro da própria casa, realizando as vendas pela internet.

Para que isso seja possível, é necessário fazer uso de diversos tipos de equipamentos e materiais, como uma máquina de costura, carretilha, marcador, passador de linha e assim por diante. É de se esperar que essas ferramentas estejam protegidas e seguras, certo? Nesse caso, o ideal é optar por um seguro residencial que garanta também a atividade comercial que acontece na residência segurada.

No seguro residencial da Porto Seguro existe uma cobertura específica para negócios em casa. Com ela, são amparados desde escritórios até pequenos comércios operantes na residência — sejam eles abertos ao público ou não.

Seguros residenciais comuns normalmente não cobrem bens destinados a atividades profissionais dentro de casa. Por isso, essa cobertura é essencial para aqueles que trabalham em seu próprio lar.

Quem pode contratar esse tipo de cobertura?

Vale ressaltar que a cobertura “Negócios em Casa” da Porto Seguro garante itens de escritório, equipamentos e móveis do local e é ideal para profissionais liberais, autônomos e empreendedores que trabalham em casa. Também é válido para pessoas que têm pequenos estabelecimentos na própria residência como salões de beleza, papelarias, confeitarias, artistas plásticos e até pequenas franquias.

O serviço se aplica a todos esses profissionais que desempenham sua atividade principal em casa com CNPJ ou não. Também é importante lembrar que quem trabalha em home office de forma esporádica ou tem o local como ambiente secundário de trabalho não pode ser contemplado com essa proteção.

Os estudantes com trabalhos remunerados e que realizam suas atividades em casa, como é o caso de bolsistas de pesquisa ou extensão, também não contam com tal cobertura.

Quais imprevistos a cobertura “Negócios em casa” ampara?

O seguro residencial da Porto Seguro com a cobertura para negócios em casa ampara o profissional em relação a vários imprevistos e contratempos. A seguir, você vai conferir quais são os principais casos.

Danos elétricos e quedas de raio

Os imprevistos elétricos, como variação de energia, são muito comuns e os equipamentos eletrônicos são os mais afetados. Ter seu trabalho comprometido por conta de problemas como esse pode causar um atraso em suas demandas, não é verdade? Por conta disso, prejuízos desse tipo estão amparados nessa cobertura.

As quedas de raio, por sua vez, são frequentes e costumam afetar a rede elétrica da residência e o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Esses casos são marcados por serem completamente imprevisíveis e por gerarem prejuízos inesperados.

Isso impacta, muitas vezes, o funcionamento do negócio que depende de um equipamento, ressaltando a importância de optar pelo seguro residencial com a cobertura em questão.

Incêndios, explosões e danos por fumaça

Os equipamentos eletrônicos que ficam ligados por muito tempo na tomada podem causar pequenos incêndios que geram um dano considerável.

Nesse tipo de situação, todo o estabelecimento comercial dentro da residência pode ser prejudicado. Por isso, vale a pena se precaver e considerar a contratação de um seguro que contemple também esse tipo de problema específico.

Roubo ou furto

Imagine que sua casa é assaltada e seus itens de valor são levados. Esse imprevisto pode comprometer o bem-estar de todos os moradores da residência! E, quando se tem um negócio dentro de casa, a atenção precisa ser ainda maior.

Por isso, essa é mais uma das situações em que o seguro para quem trabalha em casa ampara os itens de trabalho realizado dentro do seu lar.

Quais são as vantagens de um seguro residencial para quem trabalha em casa?

A primeira grande vantagem do seguro residencial para profissionais que trabalham em casa é que com apenas um seguro o cliente tem seu lar e seu trabalho protegidos. Além de amparar o lar do segurado e os bens de todos os moradores, também ampara o comércio ou a atividade que for exercida em casa. 

O seguro residencial conta com mais de dez coberturas para serem contratadas de acordo com o que é mais importante para cada cliente e ampara desde danos por incêndio, danos a terceiros, roubo ou furto, até quebra de vidros de janelas, box ou cooktop, por exemplo.

Além das coberturas, também é possível contar com uma série de serviços 24 horas, como reparos em eletrodomésticos diversos, encanador, eletricista e até consulta para animais de estimação. Se contratados individualmente, esses diferenciais sairiam mais caros que o valor total do seguro!

Desse modo, o seguro residencial também ajuda no planejamento financeiro ao controlar as despesas que impactam o orçamento familiar. Outro ganho é que o tempo que seria gasto na busca por alguém que faça esse tipo de serviço passa a ser poupado, já que a seguradora conta com profissionais para realizá-los — e com horário marcado.

O que observar na hora de contratar um seguro?

Existem alguns fatores que você precisa levar em conta na hora de contratar um seguro residencial para se prevenir de problemas no futuro. Vamos apresentar os mais importantes na sequência.

Escolha as melhores coberturas

O ideal é optar por coberturas que correspondam a suas necessidades e que contem com valores que sejam suficientes para repor os seus bens em caso de um prejuízo. Desse modo, o seguro fica mais personalizado.

Digamos que você passe a maior parte do seu tempo trabalhando em casa, tendo essa ocupação como fonte de renda principal. O ideal é optar pela cobertura “Negócios em Casa”, já que ela ampara os danos que você possa ter em sua atividade. Isso garante que você continue as atividades mesmo após imprevistos.

Observe a experiência da seguradora

A experiência da seguradora diz muito sobre sua capacidade de fornecer boas assistências e coberturas. Há uma razão importante para isso — o tempo de atuação é um bom indicador de seu posicionamento no mercado.

Procure ver o histórico da empresa e converse com clientes antigos. Quais são as principais reclamações? E as principais críticas? Ter essas perguntas respondidas é essencial. Uma forma de conhecer a reputação da empresa é em sites de reclamações, em que é possível ver quais são os problemas mais comuns e se eles são resolvidos com rapidez,

Além disso, fique de olho no contrato. Sabe quando você adquire um serviço e é pego desprevenido com algum valor que não deveria estar lá? Ler todo o documento e tirar as dúvidas é fundamental para que isso não aconteça.

Por que contratar a Porto Seguro?

O número de microempreendedores vem crescendo consideravelmente no país. De acordo uma pesquisa divulgada pelo Portal do Empreendedor, do Governo Federal, tivemos 120% de aumento nos registros nos últimos cinco anos, com mais de 8,1 milhões de novos profissionais abrindo seu próprio negócio — principalmente escolhendo sua residência como ambiente de trabalho.

Diante disso, a Porto Seguro decidiu ampliar seu portfólio de coberturas e, entre outras soluções, lançou o “Negócios em Casa”. O serviço ampara os comércios instalados dentro das residências e, por isso, é a melhor opção na hora de montar um seguro residencial completo. Como citado, os planos comuns não contemplam tais especificidades e o profissional que trabalha em casa precisa se prevenir de todas as formas.

Um seguro para quem trabalha em casa é importante para garantir que você consiga lidar com os imprevistos do seu trabalho e do seu lar da melhor maneira possível. Ao cobrir danos e resolver problemas, poupa-se tempo e dinheiro com a busca por soluções alternativas e individuais.

Definitivamente, é importante considerar que quem trabalha em casa precisa de um seguro específico. Lembre-se de que boa parte dos prejuízos podem provocar consequências que afetam o seu bolso, seu trabalho e também a sua família. Por isso, o ideal é analisar as opções de coberturas no mercado também como formas de investimento.

Agora que você já conhece a importância da cobertura para negócios em casa, que tal entrar em contato conosco? Confira nossas soluções!

Solicite uma cotação »