Entenda a importância dos pequenos reparos para a sua casa

Pequenos reparos

Um dos bens mais importantes de uma pessoa é a sua moradia, afinal, ela traz segurança para a família e torna o dia a dia mais agradável. Por isso, é necessário fazer alguns pequenos reparos para manter tudo tão valioso, sem que o imóvel perca a sua qualidade.

Existem alguns elementos que vão se deteriorando com o passar do tempo, como pintura e estado de conservação de alguns equipamentos. Para evitar gastos maiores, é interessante fazer os reparos de forma periódica, prezando sempre pelo bom estado da residência.

Neste artigo, vamos mostrar por que você deve fazer a manutenção residencial e alguns pequenos reparos que você pode planejar. Além disso, apontaremos quais cuidados devem ser considerados nesse processo. Continue a leitura!

Entenda a importância da manutenção residencial

Assim como a limpeza periódica do lar é o modo mais eficiente de conservar a casa arrumada, promover a manutenção residencial é uma maneira de garantir uma eficiente infraestrutura com o melhor custo-benefício. Conheça os principais tipos de manutenção que devem ser feitos!

Periódica

A manutenção periódica é realizada mesmo quando não há avarias aparentes, com o objetivo de manter a integridade do imóvel. Essa prática é essencial para evitar surpresas desagradáveis, além de ajudar a economizar. A ideia é localizar e reparar eventuais problemas que não podem ser negligenciados.

Preditiva

A manutenção preditiva está cada vez sendo mais valorizada, pois evita que problemas simples se tornem mais complicados. Ela consiste em um conjunto de ações que tem o objetivo de controlar os equipamentos e prever prováveis erros, assegurando o seu máximo desempenho e afastando a ocorrência de falhas operacionais.

Corretiva

A manutenção corretiva envolve os serviços realizados para consertar equipamentos ou trocar componentes que tenham sido danificados ao longo do tempo. Ela é utilizada também durante imprevistos, como uma correção nas instalações elétricas devido uma descarga de energia que possa ter queimado algum aparelho.

Conheça alguns pequenos reparos que você pode fazer

Talvez você não tenha como reformar a casa, mas alguns pequenos reparos podem ser feitos. Conheça algumas possibilidades!

Pintura

A pintura é um dos primeiros aspectos notados por quem deseja comprar ou alugar um imóvel. Paredes sujas ou desbotadas demonstram abandono e falta de cuidado. Por isso, vale a pena investir nesse reparo, que além de trazer mais valor para a residência, torna o dia a dia mais agradável.

Se você deseja fazer a pintura, é importante forrar o chão e os móveis e colocar alguma fita em locais que não receberão tinta, como vidros, rodapés e outros móveis. Depois, lixe a parede. Para pintar, use o rolo, retire o excesso e faça os retoques com um pincel.

Trocas de interruptor

O primeiro passo para executar esse pequeno reparo é desligar a energia, garantindo a segurança para fazer a substituição. Depois disso, tire a capa protetora, remova os parafusos que fixam o interruptor na parede, puxe-o para fora e desconecte os fios com cuidado.

Em seguida, conecte-os novamente e encape-os com fita isolante. Recoloque a tampa e ligue a energia.

Correção de imperfeições nas paredes

Algumas correções de imperfeições nas paredes podem ser feitas por você, como pequenos buracos e rachaduras. É preciso utilizar massa corrida nesses espaços, esperar secar, lixar e pintar.

Para a sua segurança, é preciso ter certeza de que a trinca não coloque em risco a estrutura da construção. Se ouvir um barulho oco, chame um especialista para fazer o trabalho.

Manutenção nos chuveiros

Outro reparo que precisa ser feito de vez em quando é a substituição ou manutenção dos chuveiros. Para quem não está habituado a trocar a resistência, é essencial desligar o disjuntor antes de começar para não correr nenhum risco.

Depois disso, desenrosque a tampa do chuveiro e observe em que posição está a resistência, pois é preciso colocar a nova no mesmo local. Remova a resistência com a ajuda de um alicate de ponta, instale a nova e feche o chuveiro.

Confira os principais cuidados durante os pequenos reparos

Alguns cuidados devem ser tomados antes de começar a fazer os pequenos reparos na sua casa. Isso é fundamental para evitar acidentes ou a falta de materiais no meio de um procedimento. Confira os principais pontos que devem ser considerados!

Verifique o que precisa ser reparado

O primeiro passo deve ser analisar o que precisa de reparos. Faça um passeio pelos cômodos da casa e anote tudo o que precisa de manutenção, desde retoques simples até os que são um pouco mais complexos. Desse modo, você analisará o que pode ser feito por conta e quais procedimentos precisam de ajuda profissional.

Confira se você tem os materiais necessários

Depois disso, avalie o que precisa ser comprado, como tinta e materiais de pintura, e quais itens já estão à sua disposição. Como as tarefas serão mais simples, é possível comprar tudo que é necessário para fazer um reparo de qualidade, sem gastar muito.

Tome cuidados ao lidar com a parte elétrica

As manutenções em partes elétricas, como tomadas ou até mesmo chuveiros, devem ser feitas com todo o cuidado possível. Quando os reparos são feitos sem as precauções necessárias, é possível ocorrer alguns acidentes domésticos causados por conta de choques, curto-circuito e faíscas.

Consulte a planta hidráulica do seu imóvel

Pode parecer um exagero quando se trata de pequenos reparos e renovações, mas é um cuidado fundamental. Muitas vezes, uma ação simples, como pendurar um quadro ou qualquer objeto na parede, pode trazer despesas extras e estresse ao perfurar algum cano importante. Portanto, é mais sábio ser prudente e verificar onde esses elementos podem ser colocados. 

Neste artigo, apresentamos alguns pequenos reparos que podem ser feitos na sua casa para valorizar o imóvel. Uma forma de tornar essa atividade mais agradável é envolver a família, dando pequenas responsabilidades para as crianças, como ajudar a escolher a cor de uma parede ou alcançar objetos que não ofereçam riscos. Desse modo, as reformas se tornarão um momento divertido, gerando boas lembranças familiares.

Cobertura de Seguro para pequenos reparos

Você pode contar uma cobertura exclusiva de pequenas reformas do Seguro Residencial Porto Seguro, capaz de amparar os danos sofridos em uma residência durante reparos simples. Ou seja, atividades que podem ser feitas por moradores autônomos ou mesmo por uma empresa contratada e que, infelizmente, apresentaram surpresas desagradáveis no meio do percurso.

Nessa modalidade, existem várias situações que o seguro de Instalações e Pequenas Reformas consegue abranger. Entre elas, destacamos as seguintes:

  • canos que são furados de forma acidental; 
  • danos nas paredes ou no gesso; 
  • problemas causados pela queda de lata de tinta durante uma pintura, entre outros. 
  • Quebra de louça sanitária, entre outros

Gostou das nossas sugestões sobre o tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos importantes para a manutenção do seu imóvel!