Feng Shui: conheça essa técnica milenar e a aplique em sua casa!

Você acredita em energia? Concorda que as vibrações positivas ou negativas podem influenciar o seu dia a dia e o das pessoas que convivem com você? Então, você precisa conhecer o Feng Shui. Essa técnica milenar chinesa ganhou o mundo ao longo dos anos e já tem milhões de adeptos ao redor do planeta.

Mesmo fora do Oriente, os praticantes do Feng Shui foram conquistados pela ideia de que a forma como você organiza o ambiente em que você está, seja na sua casa ou local de trabalho, pode favorecer a circulação de boa energia ou, então, bloquear a passagem dos bons fluídos.

Essa energia, chamada no Feng Shui de “Ch’i”, é uma força considerada vital na China e vai definir o bom andamento de sua vida pessoal, amorosa, profissional e também de todos aqueles que estão ao seu redor. Se tudo estiver organizado de uma forma coerente na sua vida, essa energia poderá transitar tranquilamente e sem barreiras, garantindo equilíbrio e harmonia em todos os setores.

Hoje, aqui no blog, vamos explicar um pouco mais desta prática e dar dicas de como apenas uma mudança de olhares e pequenas alterações no seu ambiente podem fazer a diferença e trazer benefícios para a sua vida.

Feng Shui: comece com mudanças simples

Essa corrente de pensamento corre os cinco continentes atualmente, mas começou a ser desenvolvida há mais de quatro mil anos a partir da observação da interação do vento e da água, alguns dos elementos da natureza mais abundantes em vida.

Assim, quando se busca uma conexão e equilíbrio com estes elementos e a energia que eles emanam, a prosperidade vem como consequência. Funciona mais ou menos como na acupuntura: reorganizar e adequar toda a energia que está no seu corpo para que ela percorra os caminhos de forma correta.

Os estudos para adequar uma residência aos padrões corretos estabelecidos pelo Feng Shui são longos e atravessam o tempo sendo aperfeiçoados. Para adequar totalmente o seu espaço às técnicas corretas do Feng Shui, é necessário pesquisar bastante ou contratar um especialista que poderá dar todas as orientações. Algumas alterações importantes indicam mudanças de cores de parede e até demolição de cômodos que estão fora do “eixo”.

Entretanto, algumas dicas simples e que podem ser feitas simplesmente trocando alguns móveis de posição, executando pequenas mudanças estruturais ou de decoração podem fazer com que a energia flua de forma mais harmonia.

Confira, agora, alguns desses movimentos simples que podem começar fazer a diferença em cada cômodo da sua casa e serem os primeiros passos para a sua nova rotina com o Feng Shui.

Entrada

Este é um dos pontos principais para o Feng Shui, a “boca” da casa. A porta de sua residência deve estar sempre em perfeito estado de conservação e limpeza, porque todo o Ch’i passa por ela para chegar aos outros cômodos.

Evite portas deterioradas e, se possível, aposte em uma fechadura de cor dourada. Isso, pode, segundo a técnica, ser um chamariz para prosperidade, principalmente a financeira. Quanto mais bonita e harmoniosa a porta, melhor a qualidade da energia que entrará no seu lar.

Sala

Neste ambiente que, na maioria das residências, é o primeiro a ser visto logo que entramos pela porta principal, é importante que os móveis estejam dispostos de forma a propiciar a interação entre os moradores.

Assim, reorganize mesas, estantes e poltronas, garantindo que quem os esteja usando tenha uma visão clara de todos os outros que estão neste cômodo. Os sofás, elementos importantes neste local, nunca devem estar de costas para a porta de entrada.

Cozinha

A cozinha é outro cômodo de grande circulação de energia, e o elemento principal dele é o fogão. É nele que preparamos o nosso alimento, o que garante a nossa energia. Desse modo, segundo o Feng Shui, ele deve ficar localizado em uma posição que não se possa visualizá-lo da porta de entrada da casa ou da sala principal.

Uma recomendação é que, caso seja possível, ele não fique ao lado da pia. Se esta mudança não for algo muito fácil de ser feito neste primeiro momento, coloque entre eles um elemento de madeira ou objeto da cor verde.

Quartos

Pelas teorias do Feng Shui, o quarto onde dormimos é o terceiro ambiente mais importante da nossa casa. Ele funciona como uma espécie de santuário e, como passamos muito tempo neles — inclusive recuperando toda a energia que gastamos ao longo do dia —, devemos tomar muito cuidado com sua organização e limpeza.

O primeiro detalhe a ser observado neste cômodo é que a cama deve ter uma visão da porta do quarto. Entretanto, ela não deve estar de frente para ela. Ou seja, é preciso posicioná-la de forma que seja possível ver quem entra ou sai, mas não totalmente de frente para a entrada.

Já a cabeceira deste móvel não deve estar encostada em uma parede que seja dividida com a cozinha ou o banheiro. Para finalizar, evite ter um espelho de frente para a cama. Segundo o Feng Shui, esta peça pode prejudicar o descanso, pois confunde o espírito durante o estado de alfa do sono. O descanso tranquilo é o alvo das principais mudanças neste cômodo.

No quarto e em todos os outros ambientes da casa, a recomendação do Feng Shui é valorizar a luz natural que vem das janelas. Entretanto, os estudos pedem que não se deixe de utilizar cortinas ou persianas para “proteger” o seu espaço. Técnicas diferenciadas e outras formas de iluminação que podem ser trocadas dependendo da ocasião também são apreciadas no Feng Shui.

Banheiro

Torneiras pingando, vazamentos e entupimentos são extremamente prejudiciais para os aspectos financeiros e emocionais de quem mora em uma residência com essas condições, segundo o Feng Shui.

Por isso, evite essas situações e mantenha a manutenção em dia! Para equilibrar as energia deste ambiente, coloque um objeto de madeira ou uma planta natural, já que muito Ch’i é desperdiçado com o uso constante de água neste cômodo.

Colocando a mão na massa

Agora que você já entendeu um pouco de como funciona o Feng Shui e anotou algumas dicas para aplicar na sua residência, é hora de colocar a mão na massa! Reúna sua família e, juntos, tentem organizar e repensar a melhor forma de organização dos espaços.

Para facilitar este processo, que tal contar com o apoio do serviço de montagem e desmontagem de móveis da Porto Seguro Faz, que vai garantir que o ato de trocar a sua mobília de lugar para garantir o bom fluxo de energia seja ainda mais tranquilo!

A Porto Seguro Faz oferece, também, serviços hidráulicos para o bom funcionamento e manutenção de espaços como os banheiros e cozinhas e muitos outros!

Conheça todos as soluções da Porto Seguro Faz!

Clique aqui »