Vazamento de torneira: descubra aqui os motivos

Uma das coisas mais chatas que podem acontecer quando tentamos dormir é ouvir aquele som desagradável de uma torneira pingando. E, além de ser chato, ainda é antiecológico, pois a água desperdiçada é muito maior do que parece.

São diversas as causas que podem originar esse mal, e não é tarefa fácil entender o mecanismo do encanamento, sendo mais indicado chamar um técnico especializado no assunto para que ele possa resolver o problema o quanto antes. Porém, não custa nada aprender um pouco mais e saber o que pode estar acontecendo.

Quer descobrir quais são os reais motivos de vazamentos na torneira? Confira:

Primeiros passos: o que não fazer

Quando começamos a escutar aquele barulhinho irritante, a primeira coisa que pensamos em fazer é correr até lá e apertar a torneira com toda sua força. No entanto, por mais tentador que seja, isso não é o indicado, pois pode aumentar ainda mais os danos aos componentes e depois o pinga-pinga pode piorar.

Outra atitude comum e também pouco recomendada é tentar desmontar o sistema você mesmo. Além de, talvez, não conseguir êxito em sua tarefa, você corre o risco de danificar sua peça, causar um vazamento e acabar com um cômodo ou mais completamente inundados.

Vale ressaltar que uma torneira pingando pode consumir cerca de 50 litros de água por dia. Isso dá mais de 1.400 litros por mês, ou seja, desperdício de mais de uma caixa d’água só com uma torneira!

Quais problemas podem estar causando o vazamento?

O pinga-pinga pode ter diversas causas, que variam muito, de acordo com o tipo de torneira que você possui em sua residência. Existe um modelo que é mais comum: aquele que, para abrir até o final, você precisa dar mais do que uma volta completa. Mas, em algumas casas, foram adotados alguns modelos mais modernos, que se valem de sistemas diferentes. Entre eles está a torneira ¼ de volta, que com apenas um toque você abre e com outro você fecha. Os problemas entre esses dois tipos de torneira são distintos:

● Na torneira comum, quando há o temido pinga-pinga, em geral, o problema está na borracha. Se você forçar e apertar a torneira ainda mais, vai danificar a borrachinha e piorar a situação. O ideal é chamar o técnico para mudar essa peça.

● Já nas torneiras ¼ de volta, o problema é outro. Elas não possuem a borracha, ou seja, quando estiverem pingando, você precisa trocar o reparo interno, peça que participa da contenção da água. Se ela continuar pingando, não tem jeito, será preciso trocar o reparo completo.

A água é coisa séria, e não estamos em posição de poder desperdiçá-la, pois, além de não ser uma atitude ecologicamente correta, ainda pode pesar no nosso bolso. Portanto, quando ouvir o temido barulhinho de gotas caindo, não hesite em procurar ajuda especializada. Quanto antes o problema for resolvido, melhor para você e para a sua paciência!

Torneira pingando?

Confira o serviço de instalação de torneiras para sua casa e economize na conta de água!

Compre agora »