Tinta lousa: transforme sua parede em um quadro negro

Você já ouviu falar na tinta lousa? Além de versátil, ela é capaz de modificar por completo a decoração de um ambiente ao transformar uma parede em um quadro negro, iguais aos utilizados em escolas. Por sinal, não só paredes, como você vai ver mais à frente, a tinta lousa também pode ser usada como artifício de decoração de portas e móveis, dos mais diferentes cômodos da sua casa — basta ser criativo e usar a imaginação para proporcionar ao ambiente estilo e personalidade.

Ficou interessado? Então, continue a leitura desse post e conheça mais sobre essa tendência e as diferentes possibilidades de aplicações em sua casa.

Como aplicar a tinta lousa?

Se engana quem pensa que para obter o efeito é preciso contar com o trabalho de um profissional. Seguindo alguns passos, você mesmo pode colocar a mão na massa e fazer a transformação.

Antes de passar a tinta, lixe a parede, de preferência com uma lixa grana 220. Ao finalizar esse processo, passe um pano úmido para limpar a superfície. Escolha a tinta de efeito fosco da marca de sua preferência e a aplique com um pincel de cerdas (em cantos ou para dar acabamento) e um rolo de espuma — o ideal é que ela seja diluída, no máximo 10%, em aguarrás.

Não se esqueça de forrar bem o chão, rodapé e móveis para não sujá-los. E se mesmo assim a sua casa ficar uma bagunça, você pode solicitar o serviço de um especialista para auxiliá-lo a deixar tudo limpinho!

Para conseguir o efeito desejado, provavelmente você terá que passar entre duas ou quatro demãos de tinta. Atenção: a cada demão, dê um intervalo de pelo menos oito horas. Em caso de dúvidas, leia com cuidado as instruções contidas na lata da tinta.
A tinta pode levar cerca de 18 horas para secar por completo e o recomendado é que você aguarde esse tempo para voltar com os móveis para o lugar.

Para começar a escrever com giz na superfície com tinta lousa, o ideal é que você espere pelo menos 20 dias, para que aconteça a cura da tinta.
Se você tem alergia ao pó do giz e já estava chateado por não poder usar a tinta lousa em sua casa, não se preocupe! Atualmente, já existe disponível no mercado canetas de giz e giz antialérgico, feitas com material hipoalergênico. Uma beleza, não é mesmo?

Tinta lousa em diferentes cômodos da casa

Tinta lousa transforme sua parede em um quadro negro 02

Vamos partir para a parte prática da decoração? Antes de sair pintando, pense em todos os ambientes da sua casa e decida em qual você quer aplicar esse tipo de tinta. Analise em qual ela pode ganhar mais destaque e, até mesmo, ter mais utilidade. Abaixo, listamos alguns dos cômodos que mais combinam com a parede de quadro negro. Confira nossas dicas e se inspire para transformar o seu lar.

Cozinha
Pode até parecer estranho, mas um dos locais que mais combinam com esse tipo de decoração é a cozinha. Nela, a tinta lousa contribui par dar um ar mais descontraído e cool para o cenário. E além de desenhos e frases, você pode deixar anotado o cardápio da semana, fazer a lista de compras no supermercado, escrever receitas, etc. Não quer pintar a parede? Faça a inovação no balcão da cozinha ou até em sua geladeira!

Sala de estar
Em casas ou apartamentos em que a cozinha é interligada à sala (cozinha americana), uma ótima forma de dividir os ambientes é usando uma das paredes com a tinta lousa. Para deixar o ambiente alegre e divertido, faça desenhos de móveis, quadros e outros itens de decoração na parede. E se você é do tipo que costuma receber com frequência os amigos em casa, peça para que eles deixem recadinhos ou que façam desenhos para aprimorar a sua “obra de arte”.

Banheiro e lavabo
Um lugar inusitado, mas que também combina com esse tipo de produção é o banheiro ou lavabo. Assim como na sala de estar, você pode desenhar móveis, como o espelho, ou fazer diferentes ilustrações.

Quarto das crianças

Tinta lousa transforme sua parede em um quadro negro 03

Esse tipo de parede em quartos infantis é capaz de contribuir de maneira efetiva para estimular a criatividade das crianças. Assim, elas podem fazer desenhos, brincar com os amigos, treinar a escrita. Aliás, você pode até mesmo tornar a rotina de estudos mais dinâmica e divertida: use-a como se fosse realmente um quadro negro escolar e aproveitem para reforçar os estudos brincando de escolinha.

Escritório
Se você é do tipo de pessoa que gosta de ter à vista todas as seus compromissos e obrigações durante a semana, que tal transformar a sua parede em agenda? Com a tinta lousa você pode transformar a parede do seu escritório no cronograma da semana, além de poder deixar em destaque lembretes e avisos importantes que não podem ser esquecidos! Uma das grandes vantagens da tinta que simula um quadro negro é que você pode apagar sempre que quiser e colocar outra coisa no lugar.

Se o seu escritório for pequeno e não tiver como pintar uma parede, você pode usar a parte traseira da porta ou um dos lados de um móvel para passar a tinta lousa. Dessa forma, você consegue dar utilidade a espaços que normalmente não seriam utilizados

Área de lazer
A parede com tinta lousa em áreas de lazer e espaços gourmet confere um toque de modernidade e alegria ao ambiente. Uma dica é ilustrar o espaço com itens referentes à comida, talheres e alimentos.

Como realizar a limpeza

Para apagar ou limpar a superfície que recebeu a tinta lousa é muito simples. Tudo o que você vai precisar é de um pano úmido para passar com cuidado até ficar do jeito que você quer. Prático, não é mesmo?

O que achou dessa possibilidade tão criativa para decoração? Já pensou em pintar uma das suas paredes com tinta lousa ou pintou algum local que não mencionamos aqui? Aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecer essa tendência!

Limpeza de móveis estofados

Deixe seu lar sempre em ordem e aconchegante. Confira nosso

serviço de limpeza de estofados!

Compre aqui »