Reformas e chuvas: como conciliar sem ter problemas?

Quem está reformando a casa sabe que esse período chuvoso não é nada fácil, mas além do estresse envolvendo a própria obra, os problemas podem se agravar ainda mais em períodos marcados pela recorrência de chuvas.

Primeiramente, é preciso ressaltar que a época de chuva não é o momento mais indicado para realização de reformas na sua casa. No entanto, há casos — como quando a construção começa do zero e dura mais de 6 meses ou em reformas emergenciais que não têm hora para acontecer — em que não dá para parar e esperar uma época melhor para seguir com a obra.

Se você está nessa situação, conheça aqui algumas das dificuldades que pode enfrentar na obra e saiba planejar ações mais eficientes para amenizá-las.

Barro

No quesito limpeza, reformar sua casa em épocas de chuva representa vantagens e desvantagens: enquanto a quantidade de poeira gerada pela obra é amenizada pela umidade do ar, a chuva acaba transformando-a em barro, que demanda um trabalho constante para ser retirado da sua casa.

A melhor solução para esse problema pode ser simplesmente se mudar para outro imóvel ou passar um tempo com alguém da família durante as obras, mas se isso não for possível, a saída é colocar o pano de chão para trabalhar e lutar para manter a casa limpa até que a reforma termine.

Goteiras

É claro que a época de chuva não é a mais indicada para reformar o telhado, mas muitas vezes as próprias chuvas nos obrigam a fazê-la. Se, durante a reforma, sua casa apresentar goteiras que não podem ser resolvidas a curto prazo, colocar uma lona ou uma manta impermeável no telhado pode ser uma ação efetiva para amenizar a entrada de água e prosseguir com a construção. Lembre-se ainda de, caso necessário, tomar medidas para proteger ou mudar de lugar os móveis e materiais que estão no cômodo afetado pela goteira.

 

Estocagem de materiais

Construções e reformas implicam em estocar materiais como cimento e areia perto da obra, e em períodos chuvosos, é preciso tomar alguns cuidados para que esses materiais não se estraguem e nem sejam levados pela água.

Para isso, é recomendado manter esses itens em locais secos e cobertos. Caso não seja possível, não se esqueça de protegê-los com uma lona ou até fazer uma contenção com pedras ou tijolos.

Poças d’água

Principalmente em ambientes planos, a formação das indesejáveis poças d’água é esperada em tempos de chuva. Por via de regra, toda construção deve ter um pequeno desnível de alguns centímetros para fora da casa, fazendo com que as águas sejam escoadas no momento — ou mesmo depois — da chuva.

Se, mesmo assim, formarem-se algumas poças d’água, priorize a secagem dos lugares em que há maior trânsito de pessoas, eliminando acidentes e mantendo o resto da casa limpa.

Planeje-se para evitar dores de cabeça desnecessárias durante as reformas da sua casa e lembre-se de que, por mais desagradável que seja o processo da obra, no final os resultados farão com que tudo tenha valido a pena!

Problemas hidráulicos em geral

Outra dificuldade frequente em períodos chuvosos são os problemas hidráulicos, como entupimento de calhas e vazamentos em tubulações e encanamento, gerando goteiras e defeitos inconvenientes na sua casa. Se esse for o caso, é recomendado procurar profissionais com experiência em reparos hidráulicos e caça vazamentos para resolver esse problema.

Caça vazamentos

Evite danos durante a reforma e conheça os serviços de caça vazamentos em instalações hidráulicas.

Compre aqui »