Limpeza de janelas e espelhos: chega de vidros embaçados!

Taças, copos, janelas, cristaleiras e espelhos: seja qual for o objeto, o vidro certamente é um item que deixa a nossa casa com um ar mais sofisticado e moderno, não é mesmo? Mas, por serem transparentes, os objetos de vidro na sua casa precisam estar sempre brilhando, e um pouquinho de poeira já pode transformar toda aquela elegância em sinal de desleixo.

A questão é que, na hora de limpar esses artefatos tão delicados, muita gente fica com medo de arranhar, quebrar e estragar. E não é à toa: os vidros e espelhos precisam mesmo de uma atenção diferenciada no momento da faxina.

Saiba como manter os seus objetos em vidro reluzentes sem nenhum risco, literalmente!

Antes de começar, é importante retirar a poeira

O primeiro passo para fazer uma boa e completa limpeza é retirar a poeira com um espanador ou com um pano seco. Isso é essencial para evitar que essas partículas de poeira acabem grudando no espelho ou vidro e virando pequenos pontos de manchas.

Evite a limpeza em horários em que o sol esteja forte

Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é! Isso porque fazer limpeza de vidros e espelhos em horários que o sol estiver incidindo forte faz com que alguns produtos se sequem de maneira forçada, causando manchas e desgaste do vidro ou espelho. Portanto, a melhor alternativa é limpar quando o sol já estiver se pondo ou aproveitar os dias nublados, certo?

Sabão em barra: mais um truque para dar fim ao vidro embaçado

O sabão em barra ou sabão em pedra é um excelente truque para desembaçar vidros e espelhos. Basta passar o sabão em barra, com muito cuidado, sobre toda a superfície do espelho e retirar logo em seguida com ajuda de um pano úmido. Na sequência, passe um pano limpo e bem seco.

Produtos e materiais: as melhores opções

Para a etapa seguinte, é importante selecionar materiais adequados e que não sejam agressivos ao vidro e aos espelhos. O melhor é escolher panos macios, feitos de algodão e que não soltem fiapos e pelos como os do tipo flanela.

Caso os vidros estejam muito sujos e engordurados, é só usar uma esponja macia ou o lado macio da bucha de cozinha. Jamais use o lado mais grosso da esponja e nunca use palhas de aço, vassouras ou qualquer outro tipo de material áspero! Isso poderá arranhar a superfície do vidro ou espelho.

Para os produtos de limpeza, prefira aqueles mais simples: uma boa mistura de álcool, água e vinagre pode ser a melhor opção. A receita é simples:

-5 litros de água;

-1 colher de sopa de álcool;

-1 colher de sopa de vinagre.

Tão eficiente quanto e mais barato que os produtos limpa-vidro essa receita pode ser usada sempre!

Para vidros muito engordurados água morna e detergente neutro são a solução. Evite produtos que contenham amônia, cloro e outras substâncias corrosivas.

Diretrizes para limpeza e aplicação de produtos

Sempre aplique o produto no pano e não diretamente no vidro ou no espelho, a aplicação direta deixa resíduos e pode manchar. Além disso, na hora de esfregar, siga uma direção e depois inverta o sentido.

Sempre que aplicar algo úmido seque imediatamente e certifique-se que as bordas e molduras também ficaram bem secas para que elas não se estraguem.

Agora é só seguir as dicas e deixar seu vidro limpinho e transparente! E o melhor: sem aspecto embaçado!

Instalação de Espelhos.

Janelas de vidro e espelhos dão mais amplitude ao ambiente. Conheça nossos serviços de vidraçaria!

Compre aqui »