Como se livrar das alergias do tempo seco?

Em algumas épocas do ano, o tempo seco e a baixa umidade do ar podem ser um grande problema para a maioria das pessoas. Muito mais do que uma simples variação do tempo, esse período pode trazer várias alergias e causar problemas graves à saúde.

As alergias são muito comuns, e diversos fatores são seus responsáveis, como a alteração climática, o sedentarismo, o estresse e o mais comum deles: o contato direto com micro-organismos e bactérias, como ácaros, fungos e mofo.

Por isso, é extremamente importante, nos períodos de tempo seco, tomar alguns cuidados para se livrar das alergias. Esses causadores de alergias respiratórias podem estar em qualquer lugar dentro de casa, e se a pessoa já tem algum problema, como rinite ou asma, as coisas ficam ainda mais perigosas.

A higienização correta de objetos que podem acumular poeira, ácaros, fungos e mofo deve ser primordial para prevenir alergias e manter a saúde de toda a família. Portanto, separamos algumas dicas de como você pode se livrar dessas alergias no tempo seco!

Elimine toda a poeira da sua casa

O principal causador de alergias é o pó, pois ele carrega uma série de micro-organismos e outras substâncias que são muito prejudiciais à saúde, como partículas de poluição e ácaros. Dessa forma, é essencial manter a casa sempre limpa e livre dessa poeira, tanto no piso quanto nos móveis e outros objetos.

Ao fazer a limpeza do seu lar no tempo seco, esqueça-se da vassoura, pois ao usá-la para limpar o chão você levanta o pó e deixa todas as partículas nocivas em suspensão no ar, mais próximas das suas vias aéreas. A alternativa correta para limpar a sua casa nesse período é utilizar o pano úmido enrolado a um rodo e um aspirador de pó.

Escolha o piso certo para sua casa

Como se livrar das alergias do tempo seco 02

Talvez você tenha pensado em utilizá-los, mas quem sofre de alergia deve passar longe de tacos de madeira e carpetes. Esses tipos de pisos possuem cavidades, acumulam poeira e umidade e colaboram muito para a proliferação de bactérias, fungos e ácaros. No tempo seco, as coisas ficam ainda piores!

Portanto, aposte em alternativas como pisos laminados ou emborrachados, pois eles são mais fáceis de limpar e também evitam o acúmulo de poeira e micro-organismos nocivos à sua saúde.

Uma opção interessante também são os pisos vinílicos, que são feitos em PVC e oferecem proteção redobrada. Eles possuem propriedades antialérgicas e antibacterianas. Você consegue encontrar até mesmo alguns modelos desse piso com uma membrana antimicrobiana, que é capaz de destruir a parede celular dos fungos, vírus e bactérias, inibindo sua reprodução. Perfeito, não?

Livre-se dos ácaros e fungos

Apesar de serem organismos microscópicos, os ácaros e os fungos podem fazer um estrago gigantesco na sua saúde. Então, trate de se livrar deles na sua casa. Mas como?

Você precisa combater a umidade excessiva para eliminar os fungos e manter estofados, cortinas, carpetes, toalhas, lençóis e outros sempre lavados e secos para combater os ácaros. A higienização aqui é essencial! Troque as roupas de cama toda semana, por exemplo, e mantenha tudo sempre limpo, seco e sem poeira.

Tenha cuidado com seu animal de estimação

Como se livrar das alergias do tempo seco 03

Para quem tem animais de estimação, o cuidado deve ser redobrado em períodos de tempo seco. Pessoas alérgicas e animais domésticos, aliás, não combinam muito!

A melhor opção é manter os animais fora de casa, em um quintal, para que a casa fique sempre limpa e livre de pelos. Mas se você mora em um apartamento e isso não é possível, mantenha a higiene no seu bichinho em dia: escove a pelagem do seu animal diariamente e dê banhos frequentes, pois essa também é uma ótima forma de prevenção de alergias.

Use umificadores de ar

Mesmo mantendo a casa limpa, algumas pessoas ainda sofrem com as alergias no tempo seco. Nesse caso, os umidificadores de ar podem ser uma ótima opção, pois aumentam a umidade do ar, e isso evita o surgimento de problemas respiratórios e alérgicos.

Porém, assim como qualquer outro objeto, ele também pode acumular poeira. Então, é importante sempre fazer uma limpeza no umidificador, pois isso evita que ele disperse no ar esses elementos nocivos à saúde.
Com relação a seu uso, também é importante lembrar que ele deve ser utilizado somente por, no máximo, seis horas diárias. Acontece que ambientes muito úmidos também ajudam na proliferação de mofos e bolores, que também provocam alergias graves.

Cuide da limpeza de travesseiros e colchões

Como se livrar das alergias do tempo seco 04

O travesseiro é outro objeto que requer cuidado redobrado em tempos mais secos. Alguns alergistas alertam que, em apenas dois anos de uso, um terço do peso de um travesseiro pode ser formado apenas por ácaros! Então, é bom trocar sempre a cada dois anos, certo?

Também não é recomendado lavar travesseiros e colchões, pois durante a secagem eles podem criar um ambiente favorável para a proliferação de organismos. A melhor opção é a lavagem a seco.
Pessoas que já são alérgicas precisam também evitar travesseiros de ervas e plumas, pois eles acumulam mais ácaros e fungos. A alternativa mais indicada são os travesseiros de látex ou espuma e utilizar, no lugar de cobertores, edredons. O uso de capas ou protetores antiácaros também é especialmente bom.

Limpe sempre os carpetes e tapetes

Você já viu a quantidade de poeira que sai quando batemos um carpete ou tapete nos dias de faxina? Em períodos de tempo seco, isso pode piorar muito as suas alergias!

Como eles acumulam muita poeira, a melhor solução é não usá-los e optar por pisos mais fáceis de limpar. Se não der, então lave os tapetes regularmente com produtos antiácaros. Se ficar complicado de fazer isso, contrate um serviço de limpeza de carpetes, pois eles saberão como proceder.

Não se esqueça de limpar os estofados

Como se livrar das alergias do tempo seco 05

Outra coisa que não deve ser esquecida é o estofado. Limpar semanalmente seu sofá e outros móveis estofados é essencial para que o acúmulo de poeira e micro-organismos não afete sua saúde e nem agrave alergias em tempo seco.

Alguns sofás são feitos de tecido de impermeabilização, e ele pode ser um grande aliado para impedir o acúmulo de poeira. Mas se esse não for o caso, é preciso fazer a higienização do estofado com frequência. Como limpá-lo é um pouco complicado, algumas empresas também podem fazer esse serviço.

Como você percebeu, o ponto-chave para se livrar das alergias do tempo seco é a limpeza! Por isso, não tenha preguiça e comece agora mesmo a higienizar a sua casa da maneira correta para manter sua saúde livre das alergias respiratórias.

Quer saber como limpar a casa? Então, leia nosso artigo que traz dicas de como limpar a casa de maneira sustentável!

Limpeza de móveis estofados

Deixe seu lar sempre em ordem e aconchegante.

Confira nosso serviço de limpeza de estofados!

Compre aqui »