Como organizar a geladeira para manter os alimentos frescos

Que os alimentos duram muito mais na geladeira que à temperatura ambiente todo mundo sabe, mas você já ouviu falar que a organização deles dentro do refrigerador também pode fazer muita diferença?

Continue lendo e saiba como você deve dispor os alimentos dentro da sua geladeira para que eles permaneçam frescos por muito mais tempo!

Cuidados antes de armazenar os alimentos

O primeiro passo para aproveitar ao máximo as vantagens da sua geladeira e manter seus alimentos frescos e seguros é tirar alguns minutos para higienizar toda a sua geladeira. Retire todos os produtos armazenados e faça uma boa limpeza nas prateleiras, nas gavetas e nas paredes, removendo o máximo de sujeira possível.

Antes de começar a colocar tudo lá dentro de novo, confira se existem alimentos que estão deteriorados ou estragados e jogue tudo o que não estiver íntegro fora, para não comprometer a qualidade dos outros produtos.

Feita essa limpeza, é hora de posicionar cada alimento em seu devido lugar.

O que colocar na parte superior da geladeira

Normalmente, a parte superior da geladeira é o local mais frio dentro dela, por esse motivo, ele deve ser destinado para frios (como presuntos, salames e mortadelas) e carnes frescas (cruas e que não receberam nenhum tipo de tempero).

Logo abaixo — se a sua geladeira conta com uma divisão do compartimento superior — devem ser colocados os leites e seus derivados, além de alimentos prontos (como o arroz, feijão e outros pratos que podem ter sobrado de uma possível refeição).

Alguns cuidados com alimentos prontos podem ser essenciais para garantir sua qualidade enquanto estiverem armazenados na geladeira: opte sempre por acondicionar esses produtos em vasilhas de vidro ou plástico de coloração clara, etiquetados com a data de preparação para que você possa ter melhor controle de sua qualidade.

O que colocar na prateleira central da geladeira

Essa região da geladeira é especial para armazenar frutas, sucos e ovos, que são produtos que não demandam temperaturas muito baixas, mas que também não podem ficar expostos ao calor.

Os ovos, que frequentemente são colocados nas portas das geladeiras, devem permanecer na prateleira central para aumentar sua validade. Além disso, o movimento constante da porta pode fazer com que as gemas estourem dentro das cascas, prejudicando receitas em que a clara precisa ser separada.

O que colocar na parte inferior da geladeira ou na gaveta

Os produtos que devem ficar na parte inferior da geladeira — geralmente ocupada por uma grande gaveta de acrílico — são os vegetais, os legumes e os alimentos que estão sendo descongelados para serem utilizados em alguma receita do dia.

Os legumes e vegetais devem sempre ser armazenados dentro de sacos plásticos para garantir sua durabilidade e não devem ser higienizados antes de ir para a geladeira: eles só devem passar pelo processo de limpeza antes de serem consumidos.

Os produtos descongelados devem permanecer nesse local para que possam reduzir sua temperatura de maneira controlada, sem afetar a qualidade nutricional e do sabor do alimento.

O que colocar na porta da geladeira

A porta da geladeira deve ser reservada para produtos que não sofrem queda de qualidade com o constante contato com a temperatura ambiente. Por isso ela é o local ideal para garrafas de água, condimentos, molhos prontos, refrigerantes, sucos e conservas.

O que colocar no congelador

Se a sua geladeira tem um espaço relativamente grande para congelador, opte por colocar nesse compartimento alguns produtos prontos que você vai utilizar em um futuro próximo, como o feijão cozido, por exemplo. Carnes também podem ser congeladas nesse compartimento para aumentar sua durabilidade.

Com a geladeira organizada da maneira correta, seus alimentos terão garantia de maior sabor e qualidade, oferecendo para você segurança e melhor nutrição na hora de comer. Se precisar realizar algum conserto ou manutenção nesse eletrodoméstico, não deixe de entrar em contato conosco, podemos te ajudar!

Instalação e Conserto de Geladeira.

Manter a geladeira funcionando perfeitamente também ajuda a economizar energia. Conheça nosso serviço de reparo de refrigerador!

Agende aqui »