Como garantir uma boa limpeza das calhas?

Às vezes, a gente se esquece delas, mas as calhas são fundamentais para a estrutura externa dos imóveis, especialmente em um país tropical que possui chuvas torrenciais diversas vezes por ano, e em que, portanto, o escoamento adequado da água é indispensável para que as casas ou apartamentos não enfrentem dificuldades.

O problema é que isso só é feito de forma eficiente quando as calhas estão bem limpas, e garantir que estejam não é uma tarefa das mais simples: é comum o acúmulo de folhas, frutos, sujeiras e diversos tipos de materiais, comprometendo o funcionamento e causando entupimentos que podem gerar sérios prejuízos.

Poucas pessoas sabem ao certo como fazer a lavagem das calhas, mas com as dicas certas, é possível fazer isso de maneira prática e eficaz. Saiba como a seguir.

Defina a frequência ideal de limpeza

O primeiro passo para manter suas calhas limpas e seu imóvel seguro é saber ao certo de quanto em quanto tempo a limpeza precisa ser feita. Higienizá-las de três em três meses é um espaçamento bem razoável e que pode garantir que a água flua sem maiores problemas e seu imóvel fique a salvo.

No entanto, vale lembrar que especialmente em casas cercadas de muitas árvores, sobretudo as folhosas e frutíferas, pode ser necessário ter um intervalo menor entre as limpezas. Dependendo do tipo de vegetação e da posição em relação ao imóvel, pode ser necessário até podar constantemente os galhos mais próximos da calha.

Saiba como limpar

Já sabendo o tempo de intervalo necessário para fazer a limpeza, é hora de aprender efetivamente como se dá esse processo:

1-Para começar, você precisa ter uma escada de boa qualidade, que garanta estabilidade e segurança para que você consiga executar o serviço.

2-Então, é hora de posicioná-la junto ao beiral do telhado, com todo o cuidado.

3-Você pode até fazer a remoção com as mãos, mas o ideal é contar com uma luva (de preferência de borracha), uma pá de plástico ou pincel e um balde para ir juntando os resíduos que encontrar.

4-Então, vá retirando todo tipo de sujeira que se encontra ali e colocando no balde, para depois descê-lo.

5-Tendo passado dessa etapa, é preciso ter uma mangueira que possua boa pressão para que você a introduza nos condutores e lance jatos d’água de alta pressão para a remoção da sujeira mais fina e difícil, como pó e pequenos pedaços de folhas e frutos.

Cuide para não se machucar

Atenção: é importante se lembrar de que você vai circular com a escada ao redor da casa e também que a estrutura dos imóveis e dos telhados costuma ter reentrâncias e diferenças.

Evite ficar se curvando para o lado ou jogar todo seu peso em uma direção. Isso pode fazer com que você perca o equilíbrio e caia, trazendo estragos bem maiores que o entupimento das calhas. Sapatos com solado bem aderente também são uma ótima pedida para essa situação.

Conte com ajuda profissional se necessário

No caso de sobrados e edifícios, a coisa muda de figura. Se você tiver fácil acesso pelo terraço, contando com ótimas condições de segurança, é possível proceder de forma parecida, fazendo a limpeza manualmente com a pá ou pincel e depois lançando o jato d’água.

Caso a estrutura não permita um acesso fácil e completamente protegido, não hesite em contar com ajuda profissional, pois o serviço irá requerer cuidados extremos com os procedimentos de segurança.

Agora que você sabe ao certo como fazer a manutenção das calhas na sua residência, não deixe que a sujeira se acumule!

Desentupimento de calhas.

Confira os serviços de Desentupimento de Calhas e Condutores e evite problemas no escoamento de água!

Compre aqui »