Como decorar sua casa: dicas rápidas e fáceis

Dicas rápidas e fáceis de decoração

Faça você mesmo: saiba como decorar seu quarto e sua sala com dicas simples

Ao comprar um imóvel, seja uma casa ou um apartamento, a maioria das pessoas tem dúvidas sobre como decorar e que estilo seguir. Vários itens devem ser levados em consideração, como a quantidade de moradores, a divisão de cômodos e ainda, o toque especial que você quer dar para cada um deles.

Para ficar um pouco mais fácil, veja a seguir algumas dicas de decoração que você mesmo pode fazer.

Decoração para o quarto

Se o alvo da vez for um quarto de casal, há espaço para muita criatividade e inovação, sem perder, é claro, o toque romântico e aconchegante. Para isso existem vários detalhes que fazem toda a diferença, como por exemplo a escolha de um abajur. Esta pode ser uma ótima opção de decoração para o lado da cabeceira da cama ou então para perto de uma poltrona de leitura, deixando o ambiente mais acolhedor e confortável. Uma dica legal e super simples é utilizar luzes pisca-pisca (como as das árvores de Natal) ou então luzes de LED dentro de um vaso de vidro. O segredo aqui é que investir na iluminação para garantir um charme especial à sua decoração.

Outra ideia é colocar um porta-retratos para destacar os momentos especiais. Se a decoração seguir no estilo “faça você mesmo”, é ainda melhor se você fizer o seu quadro de recordações, pois dará um toque muito mais especial ao ambiente.

Como fazer um quadro de recordações para decorar seu quarto

Para fazer esse quadro de recordações é preciso:

– um pedaço de tecido;

 

– cola branca;

 

– cola bastão;

 

– quadro do tamanho desejado junto com uma moldura;

 

– tesoura;

 

– pincel.

Passo 1

Desmonte o quadro e na parte de trás passe a cola branca. Espalhe bem.

Passo 2

Em seguida, cole o tecido e com uma cola bastão coloque a foto ou a recordação que será emoldurada. Há várias possibilidades, desde fotos, recados, mensagens, frases legais, cartas e até pequenos objetos que tragam boas lembranças, como a embalagem daquele bombom recebido de uma pessoa querida em um momento especial.

Passo 3

Depois de tirar o excesso do tecido da parte de trás do quadro é só colocar a moldura e pronto. Uma peça de decoração bonita para ser usado no quarto do casal ou em outros cômodos. Você ainda pode enfeitar a moldura por fora com patchwork e até pinturas.

Essa moldura também pode ser colocada na decoração de um quarto infantil. Para isso, basta escolher outro tipo de tecido que combine com o que está sendo montado no cômodo. O melhor de tudo é que você não precisa pregá-lo na parede. Você pode posicioná-los sobre móveis ou prateleiras. Assim você pode trocá-los de lugar quando desejar.

Decoração para sala

Quando for decorar sua sala pense em peças mais clássicas e neutras para você caprichar nos acessórios e na decoração. Afinal, sempre queremos trocar um objeto ou outro e com essas peças não tem perigo de não combinar.

Procure usar tapetes, eles ajudam a aumentar a amplitude do espaço e deixam o ambiente mais aconchegante. Mas na hora de escolher a estampa, decida com cuidado, pois os muito estampados podem mudar o visual do cômodo. Então, para não errar, a dica é equilibrar os mais estampados com os móveis e objetos mais discretos.

Cortinas e persianas são bem-vindas

Outra opção que também dá uma boa mudada no ambiente são as cortinas e persianas. Além de aquecer o ambiente elas controlam a luminosidade natural e garantem mais privacidade ao cômodo. Se você preferir persianas, escolha as de tecidos mais quentes, mas evite cores muito intensas.

Nas paredes

Nas paredes, use e abuse dos quadros, porta-retratos ou então prateleiras – além de baratas e versáteis, ajudam a renovar o cômodo e dão lugar para expor objetos de decoração ou então organizar seus itens pessoais.

Agora você já tem ideias simples e fáceis de como decorar os quartos e a sala, deixando sua casa mais bonita e do seu jeito.