4 dicas para realizar limpezas e consertos na piscina

Ter uma piscina em casa, principalmente nos dias de calor, é uma grande comodidade e forma de diversão para toda a família. No entanto, quem tem uma sabe que manter a piscina não é tão simples assim: além dos cuidados com os níveis de cloro e pH da água, a limpeza deverá ser quase diária.

Pensando nisso, decidimos compartilhar hoje algumas dicas que vão facilitar a limpeza e manutenção da sua piscina, permitindo que você e sua família desfrutem dela por mais tempo e com mais segurança.

Limpe o deck

Muita gente acredita que o mais importante é manter a própria piscina limpa, mas o problema é que se seus arredores estiverem sujos, o vento levará toda essa sujeira para dentro dela, acabando com todo o trabalho que você teve para limpá-la.

A primeira coisa a ser feita, portanto, é limpar a região em volta da piscina, retirando o que pode vir a cair lá dentro e se lembrando de que esse hábito vai facilitar a limpeza de seu interior, principalmente se a piscina não for coberta.

Tenha alguns acessórios básicos

É importante que você tenha em casa alguns acessórios básicos que irão te auxiliar na limpeza:

Rede

A rede de folhas é o mais importante deles, pois é ela que faz o serviço principal de remover da superfície, além de folhas, outras sujeiras que são carregadas para dentro da piscina.

Escovas

As escovas são necessárias para te ajudar a limpar o fundo e as paredes da piscina, principalmente as de azulejo, que acumulam muitas algas nos rejuntes. Evite usar palhas de aço, pois elas podem arranhar os azulejos. No lugar disso, use uma escova macia para as piscinas de fibra de vidro ou emborrachadas e uma dura para as de concreto.

Aspirador

Por fim, depois de escovar as paredes, você vai precisar de um aspirador de piscina para sugar a sujeira que foi liberada na água com o processo de escovação. O ideal é esperar um pouco para que os resíduos decantem, se acumulando no fundo e facilitando a limpeza.

Meça o pH antes de aplicar o cloro

O último passo da limpeza é a aplicação do cloro, que elimina os micro-organismos que podem se instalar na água e também ajuda a equilibrar o seu pH.

Para medir o nível necessário de cloro, leia as instruções na embalagem do produto e utilize kits específicos de análise da água. Normalmente, é preciso misturar a água com dois reagentes para fazer essa análise e, assim, verificar se você deve adicionar mais cloro ou não.

Verifique se é necessário esvaziar a piscina

Sempre que houver algum problema com a sua piscina, antes de esvaziá-la para tentar consertá-lo, avalie se essa medida é realmente necessária. Se a piscina estiver desativada e sem utilização, é recomendado desativá-la para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e demais doenças.

Serviços hidráulicos a para sua casa.

Confira nossa lista de serviços de reparo em instalações hidráulicas para sua casa!

Compre aqui »