Como planejar uma iluminação sustentável para minha casa?

Quando estamos planejando a construção ou reforma de nossas casas, muitas vezes deixamos um item importantíssimo de lado: a iluminação!

Para quem se preocupa com a economia de energia e alternativas ecológicas, as melhores soluções estão ligadas ao conceito de “iluminação sustentável”.

Também conhecido como “iluminação verde”, esse novo conceito é inspirado em encontrar formas ecologicamente produtivas para facilitar o dia a dia, poupar seu bolso de gastos desnecessários e descobrir novas formas de consumo de energia.

Se você é dessas pessoas que gostam de unir o útil, o agradável e o econômico, confira nossas dicas para inspirar você a adotar a iluminação sustentável em seu estilo de vida. Confira:

Apague as luzes e abra as janelas

O que muita gente esquece quando define o projeto de iluminação da casa é que com abundância de luz natural usa-se muito menos as luzes elétricas. Nada substitui os benefícios da luz solar que vão além de garantir luminosidade aos ambientes. A luz do sol, em doses certas, gera benefícios à saúde como, por exemplo, o combate a causadores de alergias como ácaros e mofo.

Para usar a luz natural de forma sofisticada e funcional, algumas alternativas são instalar grandes janelas que recebam esse tipo de luz diretamente ou portas de vidro que integrem o ambiente interno ao externo.

Reduza gastos de forma inteligente

Na hora de instalar os circuitos de energia que ligam os aparelhos domésticos, é importante criar um circuito único que atenda a eletrodomésticos como TV, DVD player, receptor de TV a cabo, aparelhagem de som e computadores. Assim, será possível desligá-los simultaneamente quando não são utilizados, evitando o já conhecido modo “stand by” que representa até 12% do consumo doméstico de energia.

Invista em recursos modernos


Há alguns recursos muito modernos e ainda pouquíssimo utilizados que podem ajudar a economizar, e muito, no consumo de energia de sua casa. Os sensores de presença são alguns desses recursos.

Instalados em áreas comuns da residência, como varandas, corredores, lavanderias e quintais, eles são acionados apenas quando alguém circula por essas áreas, evitando, assim, que as luzes fiquem acesas sem necessidade. E uma outra opção é o uso do dispositivo conhecido como “dimmer” que controla a intensidade da luz nos ambientes e, geralmente, é instalado em quartos e salas de TV.

Pinte as paredes de forma inteligente

Você pode até não acreditar, mas por mais simples que possa parecer, pintar as paredes com cores claras, na maioria dos casos, caracteriza uma solução sustentável infalível para a iluminação. E ainda ajuda a reduzir em até 10% seu consumo de energia!

O motivo é ainda mais simples: as cores claras refletem a luz do sol por mais tempo, otimizando a utilização da luz natural e garantindo a eficiência da iluminação da casa sem recorrer à luz elétrica. Essa mesma técnica também pode ser aplicada para teto e pisos.

Saiba onde colocar suas lâmpadas

Para fazer qualquer alteração na construção ou reforma de uma casa é preciso ter um planejamento cuidadoso. A instalação das lâmpadas também precisa ser planejada.

Para isso, crie formas de classificar os usos e os espaços que necessitarão de mais iluminação para, só depois, saber onde as lâmpadas deverão ser colocadas. Isso garantirá eficiência na iluminação e economia no bolso, ao mesmo tempo!

Tenha sempre em mente uma lição básica: a iluminação de um ambiente deve ser feita de acordo com seu tamanho e sua finalidade. Uma sala de televisão, por exemplo, não precisa de muitas lâmpadas e nem que elas sejam muito fortes.

Iluminação certa para sua decoração!

Precisa de serviço de instalação, conserto e troca de objetos de iluminação da sua casa? Conte com a gente!

COMPRE AGORA! »

Escolha lâmpadas sustentáveis

Os tipos de lâmpadas interferem diretamente tanto na qualidade quanto na eficiência da iluminação. Com uma diferença gritante de 75% a menos de consumo na conta de luz, as lâmpadas de LED são infinitamente mais econômicas do que as lâmpadas tradicionais.

E as vantagens do LED não param por aí! Elas são versáteis, já que podem ser alteradas para iluminar cada tipo de cômodo. E a vida útil de uma lâmpada de LED é bem maior, gerando economia para o seu bolso também nesse quesito.

Aposte na luz entubada

Conhecidos também como claraboias tubulares, os tubos de luz são uma alternativa simples para criar iluminação à base de luz natural em qualquer tipo de ambiente. Por meio de tubulações que ultrapassam o teto, os tubos de luz geram bastante economia e são uma boa opção para garantir a luminosidade em cômodos que acabam ficando sem janelas como closet, despensa e corredores.

A eficiência desses tubos é impressionante porque eles podem ter diferentes formatos e formas de captar e distribuir a luz externa para os ambientes internos. Eles também são ajustáveis ​​no que diz respeito ao controle da intensidade de luz no cômodo onde estão instalados, criando, assim, diferentes tipos de ambientação.

Gere sua própria energia


Já pensou em gerar, em sua própria casa, 100% da energia que você consome diariamente? Pois é, hoje em dia isso já é possível. Como uma alternativa para as dificuldades de geração e distribuição de energia elétrica no mundo, um sistema de geração caseira foi desenvolvido para que os lares pudessem suprir essa necessidade.

Ele se baseia na captação de luz solar, por meio de placas, mas não é um investimento, inicial, muito barato. Para quem optar pode ter seu próprio captador e gerador de energia, o gasto varia entre 7 e 15 mil reais.

De qualquer forma, é um investimento que vale a pena, já que com a economia quase total em sua conta de luz você poderá recuperar o valor investido em no máximo dois anos.

Atualmente é possível achar soluções para uma iluminação sustentável em sua casa. As opções são muitas e elas cabem em todos os bolsos. De uma forma geral, não é preciso gastar muito para conseguir transformar sua casa em um lugar mais econômico.

Assim, se você pretende ter uma energia mais verde dentro de casa, veja quais dessas ideias combinam mais com seu estilo de vida e as coloque em prática já!

E aproveite para compartilhe esse post com seus amigos. É sempre bom dividir dicas com quem também está preocupado em ter uma vida mais sustentável!

Deixe a casa em ordem!

Confira nossos serviços de instalação, reparo e manutenção para manter sua casa sempre organizada e aconchegante!

COMPRE AGORA! »