7 estratégias para reformar móveis antigos de casa

Veja como renovar os ares da sua casa com muita criatividade e pouco dinheiro

É oficial: a tendência da decoração vintage veio para ficar! O tema pode dominar a casa inteira ou aparecer apenas em alguns detalhes. Além disso, existem várias formas de conseguir o ar retrô gastando pouco dinheiro. E uma delas é reformar móveis antigos.

Ao fazer isso, é possível dar uma cara nova para o mobiliário e o décor da casa sem precisar comprar itens novos. O truque é apostar nas habilidades manuais e na criatividade para reformá-los e renovar todo o ambiente. Quer saber como fazer isso? Confira as nossas dicas!

1. Brinque com as cores modernas

Um banho de cor pode ser tudo que um móvel precisa para ter uma cara completamente diferente. Antigamente, muitos móveis eram feitos de ferro e madeira maciça, com tons um pouco mais sóbrios e escuros.

Hoje, com imóveis bem menores do que os de antigamente costumavam ser, as cores escuras podem deixar o ambiente muito pesado, dando a impressão de que o espaço é ainda mais compacto.

Por isso, uma boa estratégia é apostar nas cores claras e alegres. Elas podem dar vida nova ao móvel, além de comporem a decoração com charme e requinte.

2. Troque itens ultrapassados por outros mais modernos

Para reformar móveis antigos, muitas vezes, é preciso repor alguns itens que estão desgastados, fora de moda ou que não funcionem mais. No caso das peças externas, essa troca também pode ter um propósito decorativo, deixando o móvel mais bonito e atualizado.

É o caso dos puxadores, por exemplo, que podem dar aquele detalhe especial na hora da revitalização. São peças relativamente mais baratas e bem fáceis de serem trocadas.

Deixe a casa em ordem!

Confira nossos serviços de instalação, reparo e manutenção para manter sua casa sempre organizada e aconchegante!

COMPRE AGORA! »

3. Aposte em tecidos e estofados novos

Uma das maiores vantagens dos móveis antigos é que eles eram construídos com materiais bem resistentes, e de ótima qualidade. Por isso, reformar poltronas, sofás e cadeiras é sempre uma boa ideia.

Ao trocar o estofamento, a peça terá a aparência e o conforto dos produtos novos, mas com a qualidade dos móveis antigos.

Os tecidos também podem ser utilizados para revestir outros móveis, como cômodas e prateleiras. A técnica é simples e o efeito incrível!

4. Redefina o uso de móveis antigos

Muitas peças que já foram consideradas essenciais para todas as casas já quase não são usadas hoje. Arcas de enxoval, rádio-vitrolas, máquinas de costura e muitas outras já tiveram seu lugar, mas já não possuem mais a mesma funcionalidade.

Com certeza, esses móveis podem — e devem — ser reaproveitados com outros objetivos.

Eles podem ser transformados, por exemplo, em mesas de centro, bancos ou em racks de TV. O importante é identificar as necessidades da casa e colocar a criatividade para funcionar.

5. Pesquise as tendências

Para deixar os móveis reformados bonitos, elegantes e funcionais, é importante pesquisar as tendências de decoração e design. Muitas plantas, revestimentos rústicos, letreiros e palavras decorativas e objetos afetivos são alguns elementos que tem ganhado destaque no mercado.

Atualmente, a decoração colorida e o contraste de tons estão bem em alta, criando ambientes com ares lúdicos e modernos. O Instituto de Cores Pantone divulgou que, em 2018, os tons metálicos norteariam as tendências. Além disso, os perolados, translúcidos e bem intensos também ganharam cada vez mais espaço.

Ficar por dentro das tendências atuais e das estimativas para os próximos anos é uma forma de garantir que seu móvel reformado será usado por ainda mais tempo.

Ambiente prático e bem decorado!

Ganchos e suportes deixam sua casa mais organizada e fazem toda a diferença no dia a dia. Confira nossos serviços de instalação.

COMPRE AGORA! »

6. Faça você mesmo


Se a ideia é economizar, não tem maneira melhor do que arregaçar as mangas e encarar o famoso “Do it yourself” (DIY), ou “faça você mesmo”, em português. Existem muitos sites, blogs e revistas da área que podem te ajudar com guias e ideias interessantes para reformar móveis antigos.

Aqui, vale pedir aquela mãozinha extra para amigos e vizinhos. Além de economizar com a mão de obra, também é uma oportunidade de passarem uma tarde bem diferente e divertida.

As peças revitalizadas também são ótimas ideias de presentes. Muitos móveis de família carregam uma importância afetiva muito grande, e presenteá-los reformados a algum familiar terá um grande significado para ele.

7. Use os materiais adequados

Para quem quer se aventurar pelo universo do DIY, é muito importante usar os materiais e técnicas adequados. Um equipamento errado pode danificar toda a estrutura do seu móvel, portanto, toda a atenção é pouca.

Também é muito importante posicionar o móvel no local adequado e prepará-lo para receber a tinta. Ele deve ficar em um lugar fresco e arejado, com o piso forrado por papéis e jornais. Antes da aplicação da tinta, a peça deve ser lixada e limpa, removendo resíduos de pinturas antigas.

A segurança é um outro ponto que não deve ser descuidado. É essencial que os procedimentos sejam realizados com alguns equipamentos como luvas e óculos de proteção.

Bônus: sugestões de reforma de móveis antigo


Máquina de costura vira pé de mesa de jantar

Antigamente, muitas máquinas de costuras eram bem pesadas e ocupavam boa parte da sala. Hoje, são obsoletas, mas que tal utilizar o pé da máquina de costura como apoio para o tampo da mesa de jantar?
Cristaleira moderna

A cristaleira da família pode guardar muitas recordações, mas não combina mais com o ambiente. Que tal trocar a cor por tons mais leves e ousados? Você também pode trocar os puxadores e, até mesmo, remover as portas, deixando o móvel com um conceito bem diferente.

Penteadeira atualizada

As penteadeiras passaram um tempo esquecidas pelos decoradores, mas estão de volta com tudo. Para aproveitar aquelas bem antigas, é interessante trocar os espelhos (que podem estar manchados) e apostar em uma roupagem mais atual. Trocar o estofamento do banquinho por outro mais moderno também pode ajudar a deixar o móvel mais sofisticado.

Cuidar do ambiente em que moramos também é essencial para garantir o bem-estar de toda a família. Reformar móveis antigos é uma oportunidade de viver bem sem ter grandes gastos e, como você viu, é bem fácil de fazer.

Quer mais dicas sobre economia, qualidade de vida e muito mais? Siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube e Instagram!

Decoração prática

Instalação de prateleiras deixam sua casa mais arrumada e bonita. Conheça nosso agendamento on-line.

COMPRE AGORA! »