Quer tirar os seus objetivos do papel? Saiba como o consórcio pode te ajudar!

Adquirir bens mais caros tende a ser uma dificuldade para aqueles que não têm uma renda muito alta, não é mesmo? Até porque é bem difícil pagar o valor à vista e os financiamentos, geralmente, apresentam juros que aumentam muito o valor total do bem. Então, é melhor financiar ou juntar dinheiro para comprar à vista? Nenhuma dessas opções. O consórcio pode ser a grande oportunidade que você precisa para realizar seu sonho! Mas, afinal, por que fazer um consórcio? Vamos falar sobre isso agora!

Você já pensou nos benefícios dele? Uma ótima saída é conhecer e pesquisar sobre as propostas dessa modalidade em relação às demais formas de pagamento para poder considerar essa opção. Embora seja um investimento a longo prazo, ele acaba aliviando a carga tributária, com flexibilidade e prazos maiores.

Por isso, é uma excelente opção para comprar bens de maior valor, como imóveis, carros, motos etc. Quer saber mais sobre o consórcio e descobrir se realmente vale a pena? Então continue conosco!

O que é um consórcio?

Podemos afirmar que o consórcio funciona como uma modalidade de compra totalmente programada, como se fosse um tipo de poupança que se faz com mais indivíduos, em que um grupo de pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, que se interessem em investir nos mesmos bens ou serviços acabam se unindo para que essa compra aconteça. Assim, o valor do bem ou serviço é dividido em uma determinada quantidade de prestações, dependendo da duração.

Cada integrante recebe uma cota e essas prestações são pagas todos os meses. Os consórcios são, na maioria das vezes, usados para adquirir carros, imóveis, viagens, caminhões, motocicletas, tratamentos cirúrgicos ou até mesmo festas comemorativas.

Os grupos de consorciados são gerenciados por uma administradora de consórcio, que precisa ser uma empresa com autorização do Banco Central para exercer essa tarefa. É importante destacar que essa empresa vai cobrar uma taxa do grupo pelo gerenciamento do contrato.

A administradora é quem vai ficar responsável pelo contrato de adesão que os clientes terão que assinar, lembrando que nele estarão descritas todas as regras: valor das prestações, direitos, taxas, prazos de contratação, saldo devedor, reajustes, obrigações e condições de contemplação.

A ideia é que todos os integrantes do grupo possam adquirir o seu bem ou serviço até o término do pagamento das prestações. A contemplação acontece com a entrega de uma carta de crédito no valor que o consorciado contratou, podendo ocorrer de dois modos: lance ou sorteio.

Os lances devem ser pagos de forma imediata e de maneira independente da parcela. É fundamental ressaltar que, mesmo depois da contemplação, é preciso continuar o pagamento das prestações até que o valor total seja quitado.

Para que serve um consórcio?

O consórcio serve para você conquistar o que deseja de maneira bem planejada e sem pagar juros. A diferença entre guardar o dinheiro e investir em um consórcio é que, com ele, você vai assumir um compromisso, podendo ser contemplado e ter o seu bem ou serviço antes do tempo previsto.

Vamos supor que para ter um veículo, por exemplo, você teria que juntar o dinheiro durante quatro anos para adquiri-lo. Pois bem, com o consórcio, é possível ser sorteado em bem menos tempo ou mesmo ofertar um lance para comprar seu carro antes dos quatro anos.

Quando vale a pena fazer um consórcio?

O consórcio pode ajudar você a conquistar um objetivo, como o sonho de comprar o primeiro carro ou o sonho da casa própria. Assim que for contemplado por lance ou por sorteio no consórcio, você pode utilizar o crédito contemplado para contratar qualquer serviço ou adquirir qualquer bem que pertença à categoria de seu grupo.

Então, se você fizer um consórcio para comprar um veículo, vai poder usar o crédito contemplado para adquirir o tipo ou marca de automóvel que quiser, ou até mesmo adquirir embarcação, aeronave ou máquinas e equipamentos, uma vez que esses bens móveis estão na mesma categoria que o automóvel, como estipulam as regras do Banco Central.

Comprar um imóvel

A carta de crédito no consórcio imobiliário é a primeira chave do seu apartamento ou da sua casa nova. Com ela, você consegue escolher um imóvel que esteja dentro do valor do investimento, seja ele usado ou não, ou até mesmo um terreno, tendo a chance de entrar no seu novo lar em poucos dias.

Além disso, há a possibilidade de viver do aluguel com imóveis adquiridos com o consórcio, seja de uma unidade comercial ou residencial. Só investimentos bons, não é mesmo?

Comprar um veículo

Se o que você deseja é comprar um automóvel, o consórcio também é uma excelente alternativa. A carta de crédito vai permitir que você entre na concessionária autorizada e compre o modelo que atenda às suas necessidades.

E não se esqueça: caso o automóvel escolhido seja diferente daquele da carta de crédito, é possível completar o valor ou utilizar a sobra para quitar despesas como emplacamento, IPVA ou seguro.

Mais benefícios do consórcio

Agora que você já sabe mais sobre o consórcio, conheça também as principais vantagens dessa modalidade de compra!

Não tem incidência de juros

Talvez o principal benefício do consórcio é que não há incidência de juros. As únicas taxas que os consorciados terão que pagar são as da administradora, que já podem estar incluídas nas prestações. E ainda com a vantagem de que normalmente são mais em conta do que em outras
modalidades.

A não incidência de juros é possível porque o consorciado estará acumulando o dinheiro para adquirir o bem ou serviço, e não pegando um empréstimo do valor, como acontece com os financiamentos.

Planejamento de compra

Geralmente, os consórcios são utilizados para adquirir bens. Quando esses produtos são comprados por financiamentos convencionais, existe o risco de a renda ser extremamente comprometida e, assim, o comprador pode ficar inadimplente.

Um dos benefícios do consórcio Porto Seguro é que o consumidor pode se programar para quitar a aquisição do bem com prestações livres de juros e bem menores. Dessa forma, é possível ter uma noção bem melhor de quando o produto vai estar em mãos, beneficiando o planejamento a médio e longo prazos.

Viu só como há muitos benefícios? Agora você já sabe a resposta para a nossa pergunta inicial “por que fazer um consórcio”, não é mesmo? Além de ser um excelente investimento, esse contrato vai assegurar uma boa economia. Então, quando for adquirir um bem de maior valor,
leve em conta essa opção, pois ela vai trazer um alívio ao seu bolso.

E aí, gostou de saber mais sobre essa modalidade de compra? Navegue um pouco por aqui e aprenda muito mais!

Agora que você conheceu as vantagens do consórcio, que tal conhecer o Porto Seguro Consórcio e chegar mais perto do seu sonho?

Clique aqui »