Qual a diferença entre poupança e fundos de investimento?

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “você tem uma poupança?”. Fomos educados por gerações que esta é a melhor escolha a se fazer com o nosso dinheiro, afinal, por muitos anos essa opção realmente representou uma alta rentabilidade. Esse ensinamento passado de pais para filhos criou em nossa cultura um distanciamento de outras opções de investimento e uma crença de que esta é a única forma de ter um retorno vantajoso com baixo risco.

Em paralelo vemos um movimento muito grande acontecendo devido ao acesso à informação. Antigamente pouquíssimas pessoas falavam sobre investimentos e tínhamos a sensação de que o gerente do banco era o único profissional capacitado para nos sugerir movimentações financeiras.

Com o avanço da internet são inúmeros os sites, vídeos e posts em redes sociais que surgem diariamente com novas informações e, com isto, nasce uma geração questionadora e buscadora – pessoas que sabem onde encontrar as informações que precisam e que conversam de igual para igual com os especialistas. Todos os mitos criados ao longo de gerações passam a não ser mais uma verdade absoluta.

Poupança é 100% segura?

É verdade que a poupança é um dos investimentos mais seguros, porém não podemos afirmar que não há risco. Ao deixar o seu dinheiro na poupança, pressupõe que você está “emprestando” ao banco com taxas de retorno que variam entre 0,5% a 0,7% ao mês. Se este mesmo banco falir, isto pode representar um alto risco para o seu investimento.

Também já passamos por períodos econômicos em que as pessoas tiveram todo o dinheiro de suas poupanças confiscado e ainda hoje muitas não conseguiram recuperar. Portanto, dizer que a poupança é 100% segura é um entre os vários mitos que foram criados ao longo dos anos.

Posso resgatar a qualquer momento?

Sim, na poupança você pode fazer o resgate do seu dinheiro quando precisar. Porém, naquelas letrinhas pequenas, o que deixamos de observar é que os juros mensais são computados na data de aniversário da poupança. Em outras palavras, se você retirar o seu dinheiro antes dessa data o rendimento não será o mesmo.

A grande vantagem da poupança é a isenção de impostos. Ao contrário de outros inúmeros investimentos, nesta modalidade você não terá que se preocupar com descontos decorrentes de impostos e o rendimento final será na maioria das vezes semelhante ao idealizado.

Por que optar por um fundo de investimentos?

Como falamos, ao longo dos anos a poupança deixou de ser um investimento com rentabilidades vantajosas e passou a ser uma opção para pessoas que precisam de um lugar para armazenar o dinheiro poupado, com retornos pouco atrativos.

Nos Fundos de Investimentos o seu dinheiro passa a ter mais “poder”, uma vez que é anexado ao dinheiro de outros investidores, criando montantes na casa dos milhões ou até bilhões. Se bem gerido, as rentabilidades podem ser bastante vantajosas.

Quando falamos em gestão, é importante que saiba que ao colocar o seu dinheiro em fundos de investimentos você está automaticamente delegando para uma equipe capacitada a decisão de onde será investido o seu dinheiro. Portanto, não há a preocupação de precisar entender sobre todos os tipos de investimento e acompanhar os resultados diariamente, pois terão especialistas pensando nas melhores estratégias para fazer o seu dinheiro render.

Quais são as vantagens?

Além dessa facilidade mencionada acima, ao investir em Fundos de Investimento você passa a ter opções que condizem com o seu momento de vida e objetivos futuros, além de acompanharem o seu perfil como investidor.

Isto é, você pode optar por ter todo o dinheiro investido em fundos mais conservadores ou em arrojados e, por que não, mesclar esses investimentos para diversificar? São inúmeras as possibilidades e você sempre terá um consultor para te aconselhar nos momentos de dúvidas ou tomadas de decisão.

As taxas de administração referentes a esses serviços são diluídas da própria rentabilidade e, assim como a poupança, vários fundos de investimento também trabalham com a liquidez diária – você pode retirar o seu dinheiro quando quiser!

Não deixe de questionar!

A decisão entre poupança ou Fundos de Investimento compete apenas a você. O importante neste momento é não deixar de questionar os mitos construídos ao longo de anos e nem aquelas letrinhas pequenas que estão nos contratos. Seja no banco ou em uma corretora de investimentos, faça sempre a comparação entre os retornos e os riscos e sem dúvida você passará a trilhar os caminhos mais vantajosos para o seu dinheiro!

>> Quer saber mais sobre investimentos?

A Porto Seguro Investimentos tem uma equipe de consultores preparada para tirar suas dúvidas. Cadastre aqui o seu e-mail para receber o nosso contato!

Leia o Prospecto, o Formulário de Informações Complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Central de Atendimento: (11) 3366-3370/SAC 0800-727-2763/0800-727-8736 Atendimento para deficientes auditivos. Ouvidoria: 0800-727-1184 | 3366-3184 ouvidoria@portoseguro.com.br, (Seg à Sexta das 8h15 às 18h30, exceto feriados). Fale Conosco: porto.investimentos@portoseguro.com.br.

 

Fale com um de nossos consultores

Cadastre-se aqui »