Previdência privada: 7 motivos para começar a investir hoje

Você já pensou em ter um plano de previdência privada? Pessoas de todas as idades e em fases diferentes da vida podem ter um plano de previdência para apoiar em manter a estabilidade financeira desejada ou até mesmo a realização de projetos de vida.

Portanto, se você ainda não pensou nisso, após ler este post você com certeza enxergará ótimos motivos que fazem da previdência privada uma forma inteligente de investir seu dinheiro.

1. Benefícios fiscais

A fim de incentivar que mais pessoas invistam em fundos de previdência privada, o governo concede benefícios fiscais.

Ao escolher a tabela de cálculo regressiva como regime de tributação, por exemplo, quanto mais tempo o capital permanece investido, menos impostos incidem sobre ele. E não para por aí. No plano VGBL, os impostos incidem apenas sobre os rendimentos, e não sobre todo o capital.

Já nos planos PGBL, o titular, e contribuinte do INSS, que faz a declaração completa do IR pode deduzir dos impostos devidos o valor correspondente aos aportes feitos nos fundos de previdência complementar. O limite dessa dedução é 12% do rendimento anual tributável do declarante.

2. Complemento à aposentadoria do INSS

Atualmente, o teto previdenciário é de R$ 5.531,31. Isso significa que nenhuma aposentadoria paga pelo INSS é superior a esse valor. Logo, se um contribuinte da previdência social deseja receber uma aposentadoria superior ao teto vigente, ele deverá obrigatoriamente dispor de outra fonte de renda.

O teto previdenciário muda anualmente, e é estabelecido quando da aprovação do Orçamento da União, pelo Congresso Nacional. Portanto, ainda que o valor do teto previdenciário aumente ao longo dos anos, ele permanecerá limitado e inferior à expectativa de muitas pessoas.

Sendo assim, pessoas precavidas e que conseguem reservar parte da sua renda podem investir na previdência privada para aumentar o conforto financeiro no período da aposentadoria. Com pequenas contribuições regulares é possível, em longo prazo, construir um valioso patrimônio.

3. Rentabilidade

Entre os muitos benefícios citados aqui, este, em especial, se destaca por proteger o capital investido da implacável deterioração causada pela inflação. A caderneta de poupança também é capaz de proteger capitais, mas seus rendimentos são historicamente inferiores aos da previdência privada.

 

4. Possibilidade de diversificação de investimentos em busca da melhor rentabilidade

Os planos de previdência privada se destacam por sua flexibilidade em atender a todos os tipos de investidores, desde os conservadores aos mais ousados. Isso ocorre porque, a fim de priorizar sempre a maior rentabilidade, os planos de previdência permitem aplicações em diferentes tipos de fundos.

Banco Central, por meio de resoluções periódicas, determina as condições gerais de cada tipo de investimento, bem como os limites para cada um. A Resolução 4.444, emitida em 2015, destaca (art. 13) as seguintes condições para a diversificação de investimentos em previdência privada:

  • até 100% em renda fixa;
  • até 70% em renda variável;
  • até 20% na modalidade de imóveis;
  • até 10% em investimentos sujeitos à variação cambial;
  • até 20% para outros investimentos.

Quem ainda não tem experiência em aplicar o próprio dinheiro encontra nos planos de previdência privada a oportunidade de diversificar suas aplicações com o objetivo de obter melhor desempenho. É importante, porém, que os investimentos sejam conduzidos por quem entende do assunto.

5. Forte incentivo à disciplina financeira

O que difere as pessoas bem-sucedidas financeiramente das demais é a inteligência e a disciplina empreendida sobre seus projetos envolvendo dinheiro. Os investidores da previdência privada se destacam por proteger seu capital por meio de aplicações de baixo risco e atraente rentabilidade.

Alguns brasileiros têm dificuldade em poupar mês a mês. Outros, porém, não têm tanta dificuldade, mas acabam escolhendo investimentos pouco rentáveis, ou investimentos que são duramente impactados pelo crescimento da inflação.

O investidor da previdência complementar é desafiado a perseverar em seus aportes regulares. No entanto, se necessário, ele pode suspender por um tempo as contribuições, ou mudar detalhes do plano para atender suas necessidades momentâneas sem causar danos às aplicações.

6. Ideal para a realização de projetos de vida

Até pouco tempo atrás, a previdência privada ou complementar era concebida no imaginário das pessoas como um investimento voltado apenas à aposentadoria. No entanto, devido à segurança financeira desse investimento, outras finalidades foram incorporadas a ele.

Fazer um intercâmbio, abrir o próprio negócio, pagar os estudos dos filhos e muitos outros projetos de vida podem ser realizados em médio e longo prazo com os recursos da previdência privada. Pequenas contribuições periódicas asseguram grandes realizações futuras na vida do investidor.

Quanto antes começarem os investimentos, mais cedo ocorrerá o resgate de recursos. Então, seja com vistas à aposentadoria ou aos mais variados projetos de vida, um plano de previdência privada é perfeito, pois a disciplina financeira do investidor é recompensada satisfatoriamente.

7. Tranquilidade do planejamento sucessório

O termo planejamento sucessório pode soar desconhecido a quem está pouco familiarizado com o assunto previdência privada. Em poucas palavras, planejamento sucessório diz respeito ao repasse de todo o montante investido para outra pessoa em caso de falecimento do titular.

Nesse sentido, o titular de um plano de previdência pode estabelecer quem será seu eventual beneficiário. O titular, inclusive, pode alterar o beneficiário a qualquer momento durante o período de vigência do plano. Na ausência de um beneficiário, o que impera é a legislação vigente.

Outra vantagem é a rapidez com que os recursos capitalizados são destinados ao beneficiário em caso de falecimento do titular. Isso só é possível porque o montante investido não entra em processo de inventário patrimonial.

Então, como é possível perceber, a previdência privada é um investimento que vale muito a pena, e por isso deve ser valorizado por todos aqueles que vislumbram tranquilidade financeira para a realização de projetos de vida ou para o nobre momento da aposentadoria.

Como você imagina seu futuro?

Comece, agora, a investir em um amanhã mais tranquilo com o Porto Seguro Previdência!
Faça uma simulação »