Porto Seguro Cartões dá dicas de segurança para compras on-line

Desde o início do isolamento, as pessoas precisaram adaptar e reajustar alguns hábitos, dentre eles, a forma de consumir. A jornada do consumidor pelos canais digitais aumentou consideravelmente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), começando pela pesquisa de produtos e serviços até a finalização com o pagamento 100% on-line.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), informou que na primeira quinzena de março, foi registrada alta de 30% a 40% nos pedidos on-line em relação ao igual período do ano passado. Atenção e segurança são cuidados necessários para escapar de fraudes, alerta o diretor do Porto Seguro Financeira, Ricardo Kaoru. “A internet é um recurso importante para manter tudo funcionando e fez com que novos hábitos de consumo surgissem. E para manter essa comodidade, toda a atenção na hora de comprar pela internet é bem-vinda”, ressalta Kaoru.

Com essa mudança repentina na rotina de todos, muitas pessoas que ainda não têm familiaridade com uso de tecnologias no dia a dia acabam ficando mais expostas. Por isso, é importante reforçar cada vez mais esses alertas sobre como se proteger. Listamos abaixo algumas dicas de segurança e os golpes mais frequentes apontados por entidades e consumidores.

Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail

As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha, nem mesmo o seu código de segurança. Jamais forneça dados pessoais como senha, token de acesso ou código de segurança do cartão (aqueles três números que ficam no verso do cartão). A Porto Seguro não solicita a retirada de seu cartão de crédito, por qualquer meio, e também nunca pede para que a senha do cartão seja informada ao atendente ou digitada no teclado do telefone.

Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões

Nestes casos, destrua o chip do cartão para não deixar dúvidas. Existe também uma opção sustentável para o descarte deste tipo de material. O Cartão de Crédito Porto Seguro disponibiliza alguns papa-cartões, como parte do Programa de Reciclagem. As máquinas Papa Cartão são uma forma ecológica, sustentável e segura de descartar seus cartões plásticos (material 100% reciclável) que estão fora de uso. É só colocar o cartão na fenda e girar a manivela. Depois de triturados, serão reciclados e servirão de matéria-prima para novos produtos. Confira como funciona e os locais de descarte.

Fique atento aos SMSs de acompanhamento

Algumas instituições financeiras enviam SMS informando sobre compras realizadas no cartão. Dê preferência àquelas que fazem este acompanhamento para que você sempre fique atualizado sobre as transações realizadas.  Porém, fique também atento ao receber mensagens de números suspeitos.

Em SMSs supeitos, fraudadores se passam por empresas sérias avisando que o cliente recebeu uma oferta inesperada ou informando que necessita do acesso em determinado link para fazer algum tipo de atualização.

Este tipo de mensagem, diferente das recebidas de empresas homologadas pela operadora, são semelhantes às de um contato telefônico, têm DDD + 9 dígitos, e normalmente são recebidas em qualquer horário do dia ou da noite.

Observe os sites antes de comprar pela internet

Dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e anti-spam. Para garantir mais a segurança da sua compra, guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo.

Acompanhe sempre o seu extrato de despesas no aplicativo

Esse documento registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de controle. Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.

Mantenha o seu cadastro atualizado

Algumas instituições financeiras têm áreas de segurança que acompanham a utilização dos cartões. Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato diretamente com o cliente para confirmar se é ele mesmo quem está efetuando as despesas.

Fraude do boleto

Quando for realizar o pagamento de um boleto, confira se o nome e o CNPJ do beneficiário são os mesmos da empresa a quem você está realizando este pagamento. Caso note divergências nas informações do boleto, solicite um novo pelos canais oficiais da empresa.
Essa dica vale para pagamentos em todos os canais: agência bancária, aplicativo ou internet banking.

Fraude do cartão de crédito


O fraudador utiliza de meios para obter a senha do cliente, por exemplo, o estelionatário liga para os clientes de um banco dizendo que o seu cartão de crédito foi clonado. Com posse de informações verdadeiras sobre as vítimas, solicitam que elas façam a entrega do cartão, quebrado ao meio, para uma pessoa se passando por motoboy e, para finalizar, que digitem a sua senha no telefone.

O suposto motoboy, então, leva o cartão de crédito quebrado ao meio, mas com o seu dispositivo mais importante intacto: o chip. Nele, ficam as informações pessoais do titular do cartão, as autorizações de saque e de compras.

Há casos também que a vítima é orientada a ligar para uma Central de Atendimento falsa, e durante a ligação, os fraudadores aproveitam para solicitar dados pessoais.

Atente-se a essas dicas importantes e evite transtornos financeiros!

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