Previdência: uma boa forma de investimento

Previdência Privada - Uma boa forma de investimento

Embora a Previdência seja vista como algo que só terá algum efeito sobre sua vida em um prazo mais longo, na verdade, ela é uma ótima opção para investir no seu presente e no seu futuro. Continue lendo e saiba por quê.

O que é a Previdência Privada?

De forma bem resumida, a Previdência Privada (ou Previdência Complementar) serve como uma aposentadoria em que você deposita mensalmente determinado valor para, quando se aposentar, contar com uma renda mensal proporcional aos anos e valor de investimento.

A Previdência Privada não está vinculada ao INSS, e funciona como um complemento ao valor da Previdência Social, garantindo que você mantenha suas condições de vida atuais quando parar de trabalhar.

Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), um órgão do Governo Federal.

Qual é a diferença em relação à Previdência Social?

Diferentemente da Previdência Social, nos planos de Previdência Privada é possível definir qual será o valor da sua contribuição e em qual frequência ela será feita. Assim, ao resgatar o montante total, ele será proporcional ao valor que foi contribuído.

Outro aspecto que diferencia a Previdência Privada é que o valor das contribuições pode ser resgatado antes do período estabelecido caso a pessoa desista do plano. Clique aqui para conhecer em detalhe as principais vantagens da Previdência Privada.

Quais são os requisitos para adquirir um plano?

Não existe um limite mínimo de idade e nem comprovação de renda para adquirir um plano.

Se você é pai ou mãe, por exemplo, pode fazer um plano de Previdência Privada para seus filhos como uma forma de garantir tranquilidade e maior estabilidade para seu futuro, ciente de que esse é um investimento feito para longo prazo.

Quais são os planos disponíveis?

Existem dois planos de Previdência Privada disponíveis no Brasil:

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre é mais adequado para quem faz a declaração completa do imposto de renda, pois é dedutível em até 12% da base tributável.

VGBL

O Vida Gerador de Benefício Livre é o plano mais escolhido pelos brasileiros. Ele é adequado para as pessoas que fazem a declaração simplificada do imposto de renda, para profissionais liberais e para quem que contribui com 12% e queira contribuir mais, pois ele não é dedutível do IR como o PGBL.

Neste link há uma tabela comparativa entre VGBL e PGBL para que você entenda melhor as diferenças entre os dois.

Quais são os benefícios?

Dentre os diversos benefícios da Previdência Privada, podemos citar:

  • Tranquilidade imediata na garantia do futuro;
  • alternativa para quem não possui conhecimento para fazer aplicações;
  • complemento para a previdência social;
  • e o fato de que é possível optar por resgatar o valor total ou receber valores mensais.

Viu como a Previdência é uma boa opção de investimento? Conheça os nossos planos e invista no seu futuro!

Como você imagina o seu futuro?

Comece a construir um futuro tranquilo para você.

Simule um Plano de Previdência »