Previdência privada: mais vantagens para quem começa a poupar cedo

Há uma pergunta que sempre surge quando o assunto é previdência privada: qual é o melhor momento da carreira para adquirir um plano e começar a investir? A resposta a essa questão é bastante simples: imediatamente.
Para investir no futuro e em uma aposentadoria confortável, o melhor momento é sempre o mais cedo possível. Isso não significa que uma pessoa com mais idade e tempo de carreira não possa ter grandes benefícios ao iniciar um plano de previdência privada. No entanto, quanto antes for o início desse investimento, maiores serão as vantagens, pois o tempo de contribuição será maior.

Tempo é dinheiro

497638624

Quem começa cedo tem mais tempo para economizar. Isso quer dizer que, no início, mesmo uma quantia menor investida por mês pode garantir um bom acúmulo de capital no futuro. Atualmente, há no mercado planos a partir de R$30,00. Dessa forma, não é difícil iniciar com valores pequenos, que não impactem no orçamento. Além disso, você também começa a desenvolver mais cedo o hábito de poupar e pode aumentar os valores, conforme sua renda disponível cresce ao longo dos anos.

A dica dos 10%

624490712

Uma boa maneira para saber quanto investir no começo é calcular um valor em torno de 10% da sua renda mensal. Dessa forma, mesmo alguém em início de carreira, com um salário mínimo, poderia começar com cerca de R$ 90,00. A vantagem de iniciar cedo é que certamente essa renda vai aumentar ao longo da carreira. Isso permite que o valor investido acompanhe esse aumento, acelerando o crescimento da quantia economizada e o percentual poupado dos recursos.

Mais facilidade, maiores rendimentos

625889514

Outra grande vantagem de pensar em previdência privada ainda jovem é que fica muito mais fácil alcançar o objetivo de uma aposentadoria com renda confortável. Iniciar cedo vai exigir menos sacrifícios ao longo do caminho. Além disso, com mais tempo investindo, mais tempo o dinheiro tem para gerar rendimentos e aumentar ainda mais o conforto no futuro.

Projetos ambiciosos

636519180

Um plano de previdência privada pode ser mais do que uma garantia de conforto na aposentadoria. Ele pode ser também um projeto para a realização de sonhos de longo prazo. E quanto mais jovem se inicia esse projeto, mas ambicioso ele pode ser. Assim, além de ter a tranquilidade de uma boa renda para se manter, é possível traçar objetivos como a realização de grandes viagens ou a aquisição de um bem de consumo dos sonhos. Basta planejar bem e não perder tempo.

Desde criança

519473050

Investir em previdência privada não é algo exclusivo para quem já embarcou na carreira profissional. Na verdade, isso pode ser iniciado ainda na infância, com os pais adquirindo um plano para os filhos e fazendo os primeiros aportes. A previdência privada infantil atrai cada vez mais pais interessados em garantir um futuro confortável para os filhos. Além disso, tratar desse assunto com a criança ou o adolescente é sempre um fator a mais que pode contribuir para a educação financeira, ensinando valores como planejamento de longo prazo e economia para investimentos.

Veja dicas sobre educação financeira para seus filhos neste post: Confira!

Acima de tudo, a principal vantagem de começar um plano de previdência privada ainda jovem é o privilégio de ter o tempo a seu favor. Quem souber aproveitar isso certamente poderá viver a vida com mais leveza, olhando para o futuro de forma tranquila e despreocupada.

Como você cuida do seu dinheiro?

Comece agora a construir um futuro tranquilo para você e sua família com a previdência da Porto Seguro!

Faça uma simulação »