Entenda a diferença entre os principais tipos de consórcio

Tipos de consórcio

Você sabia que há diferentes tipos de consórcio? Bom, antes de falar sobre eles, vamos falar sobre o consórcio em si. Estamos diariamente planejando conquistar algo que consideramos estar além das nossas possibilidades, concorda? Um veículo novo, a casa própria, um carro para o filho quando passar na faculdade, etc. Contudo, o cenário brasileiro passa a impressão de que a cada dia esse sonho fica mais distante.

Calma, pois nem tudo está perdido. Temos uma dica que pode ser a grande solução para esse problema. Se você pensa em comprar um bem, mas não tem o dinheiro suficiente para pagar à vista ou dar a entrada, chegou o momento de você saber mais sobre o consórcio.

Vamos mostrar a você o que é essa modalidade de compra, como funciona e quais são os tipos de consórcio. Continue a leitura do texto e fique por dentro do assunto!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas com o mesmo objetivo de adquirir um bem. Mensalmente, todos os participantes contribuem com um valor determinado pela administradora, formando, assim, uma poupança comum a todos.

Até o fim do período definido em contrato, todos os integrantes têm acesso à sua carta de crédito, podendo adquirir o bem desejado. Se o consorciado desejar aumentar as chances de contemplação, há também a possibilidade de ofertar um lance — um valor oferecido pelo integrante como antecipação de parcelas. É possível planejar vários tipos de aquisição, pois há consórcios para bens imóveis e para bens móveis, por exemplo.

O consórcio é organizado por empresas, conhecidas como administradoras, e o Banco Central do Brasil é responsável pela fiscalização do funcionamento dessas organizações. Como é isso que garante a segurança das suas transações, é imprescindível que você verifique a lista das administradoras no site da instituição antes de começar a investir.

Como funciona um consórcio?

Cada administradora oferece diversos produtos, logo, é possível escolher entre diferentes parcelas, valores de créditos e prazos de pagamento. Essa liberdade de escolha garante o conforto de poder optar pelo plano que melhor se encaixa nas suas possibilidades financeiras. Então, após escolher a melhor opção e assinar o contrato, você vai se tornar um consorciado, passando a ser identificado pelo número da sua cota no grupo.

Em seguida, você vai começar a pagar as mensalidades do seu consórcio. O cálculo das prestações é feito dividindo o valor da carta de crédito pelo número de meses de pagamento. É importante lembrar que o fundo de reserva e a taxa de administração cobrada para organizar todos os detalhes do grupo também entram nessa soma. Em alguns casos, também é cobrado um seguro.

Vale ressaltar que o valor que todos os participantes pagam por mês forma uma reserva, para que cada consorciado seja contemplado e possa adquirir seu bem. Essas contemplações ocorrem todos os meses nas assembleias do grupo, e podem ser de dois tipos: lance ou sorteio.

O sorteio é feito para determinar a ordem de recebimento do crédito, uma vez que todos os participantes vão ser contemplados até o fim do grupo. Quanto ao lance, como já dissemos, serve para aumentar as chances de antecipar a contemplação.

Ao ser contemplado, o integrante tem acesso à sua carta de crédito que permite a aquisição do bem. Com a contemplação no consórcio, o consorciado pode escolher o bem desejado para comprá-lo.

Por que fazer um consórcio?

São muitas as razões para fazer um consórcio. Vamos citar apenas algumas para que você perceba a vantagem de utilizar essa modalidade de compra.

O sistema de consórcio não usa juros no cálculo das prestações. Esse, por si só, já é um motivo convincente, não é mesmo? Sendo assim, as parcelas acabam sendo bem menores quando comparadas às de um financiamento, resultando, então, em um custo total inferior.

Para compor as prestações do consórcio, a administradora divide o valor do bem, fundo de reserva pelo prazo (número de meses que vai durar o consórcio) e a taxa de administração, lembrando que o fundo de reserva é devolvido, integral ou parcialmente, ao final do consórcio.

Além disso, o prazo vai variar de acordo com a natureza do bem e seu preço. Se ele for muito caro, a oferta de um prazo mais longo é um modo de abrir oportunidades para pessoas com diversas condições financeiras.

Outra grande vantagem que o consórcio proporciona é a antecipação de parcelas. Se o consorciado quiser receber sua carta de crédito antes de terminar o prazo, ele pode dar lances. Além, é claro, da maior flexibilidade, pois assim que o consorciado recebe a carta de crédito, ele pode utilizá-la da forma que desejar.

Vamos supor que o bem oferecido seja um carro. O contemplado não precisa adquirir o mesmo modelo ofertado, então ele vai poder escolher outra marca, outro modelo, e um automóvel usado ou seminovo. O Banco Central determina que qualquer bem, de uma mesma categoria, pode ser comprado em um consórcio.

Quais são os tipos de consórcio?

Como dito inicialmente, existem diferentes tipos de consórcio, cada um deles destinado à aquisição de um determinado tipo de bem — como casas, apartamentos e veículos.

A seguir, você vai entender melhor o funcionamento de cada modalidade e saberá qual o consórcio ideal para realizar o seu sonho, seja ele a compra de um bem móvel ou imóvel. Confira!

Consórcio de imóveis

O consórcio é uma excelente opção para você comprar um imóvel a partir de parcelas mensais e sem juros. Além do sorteio que acontece todos os meses, é possível dar os lances, inclusive utilizando seu FGTS, para aumentar as chances de ser contemplado. Você também pode utilizar seu crédito do consórcio para reformar, construir, comprar um terreno ou uma casa de praia.

Como funciona

O funcionamento do consórcio de imóveis é bastante simples. Assim como nas demais modalidades, o consórcio de imóveis se baseia na união de esforços entre os participantes do grupo, que mensalmente efetuam os pagamentos para compor um fundo comum, utilizado para contemplar cada um dos participantes.

No consórcio de imóveis, as contemplações podem ocorrer por meio dos sorteios periódicos, assim como por meio da oferta de lances — que é uma maneira de tentar antecipar a contemplação.

Para quem é indicado

De forma geral, o consórcio de imóveis é indicado para qualquer pessoa ou casal que tenha o sonho de adquirir uma casa, apartamento ou terreno, e também para quem deseja reformar seu imóvel. Tudo isso de forma mais econômica e planejada, facilitando a vida financeira do casal.

Benefícios

O consórcio de imóveis oferece uma série de benefícios ao consorciado. Entre os mais relevantes, é possível citar:

  • ausência de juros;
  • possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para ofertar lance;
  • planos flexíveis, com até 200 meses de duração e com parcelas fixas;
  • não necessita de fiador;
  • contratação simplificada e muitos outros.

Consórcio de veículos

Comprar ou trocar de veículo por meio de um consórcio é uma forma muito inteligente de aplicar seus recursos e assegurar a aquisição do bem no futuro. Nessa modalidade de aquisição, você se programa para comprar o seu veículo novo ou seminovo dentro de um determinado prazo.

Como funciona

No consórcio de veículos, você tem liberdade para definir o valor do crédito e a quantidade de parcelas. Mensalmente, você e os membros do grupo efetuam os pagamentos, compondo o fundo que será utilizado para contemplar cada um dos participantes — o que pode ocorrer por sorteio ou mediante a oferta de lances.

Os planos de consórcios de veículos são bastante flexíveis, tendo duração de até 80 meses. Ou seja, é tempo de sobra para você adquirir o seu carro sem ter que fazer grandes sacrifícios financeiros.

Para quem é indicado

Na maioria dos casos, o consórcio de veículos atende bem às necessidades daquelas pessoas que não têm pressa para ter acesso ao bem desejado. Isso porque, no consórcio, a contemplação nem sempre ocorre de forma imediata.

Benefícios

Entre os benefícios dessa modalidade, os principais são:

  • flexibilidade de planos, prazos e parcelas;
  • possibilita a compra de carros e motos;
  • não há a incidência de juros;
  • não exige avaliações de crédito burocráticas.

Consórcio sustentável

Por meio do consórcio também é possível planejar a compra de placas solares para a geração de energia limpa e renovável para o seu imóvel. Essa é uma excelente maneira de tornar a sua casa sustentável, contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda gerar uma grande economia financeira ao longo dos anos.

Como funciona

Com o consórcio sustentável da Porto Seguro, você tem a possibilidade de ter acesso a créditos de R$ 25 mil a R$ 50 mil para a aquisição de painéis solares. Assim como em outros tipos de consórcio, os pagamentos são feitos mensalmente, de acordo com o plano escolhido pelo consorciado.

Ao ser contemplado, o crédito é disponibilizado integralmente, viabilizando a compra do sistema de geração de energia solar a ajuda dessa modalidade de compra, é possível adquirir as placas solares para tornar a casa sustentável e ainda gerar economia – e valorizar o seu imóvel.

Para quem é indicado

O consórcio sustentável é ideal para pessoas que desejam valorizar o seu imóvel, instalando um sistema de geração de energia próprio, limpo e altamente econômico, sem ter que arcar com os juros de um financiamento, por exemplo.

Além disso, essa modalidade também é ideal para quem está construindo a sua casa, e já pensa em colocar um sistema fotovoltaico após a finalização do imóvel.

Benefícios

O painel solar fotovoltaico é um dispositivo utilizado para converter a luz do sol em energia elétrica. Mas, afinal, quais são as vantagens da energia solar? Estamos falando de uma fonte inesgotável, mas há muitos outros benefícios, tais como:

  • não polui;
  • é fácil de instalar;
  • há redução na conta de energia elétrica;
  • tem vida útil longa;
  • você fica livre de tarifas de fornecimento de energia;
  • valoriza o imóvel;
  • a energia solar pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica;
  • a energia solar é a fonte mais barata do mundo.

Além de todas essas vantagens, o consórcio sustentável ajuda você a fugir dos juros dos financiamentos, tornando o custo da instalação do sistema de geração de energia muito mais baixo.

Consórcio de veículos pesados e máquinas agrícolas

Adquirir uma nova frota ou expandir a atual é uma opção para você dar um passo importante no seu negócio? Então, o consórcio de veículos pesados e máquinas agrícolas é uma alternativa viável para você!

Como funciona

No caso dessa modalidade de compra, o grupo de pessoas tem o objetivo comum de comprar veículos pesados ou implementos agrícolas, como ônibus, caminhões ou implementos rodoviários.

O consorciado tem até 120 meses para pagar, garantindo prestações menores ao longo do tempo quando comparadas à concorrência. Ainda há a possibilidade de utilizar uma parte da própria cota, podendo ser até 30% do crédito para pagar o lance.

Para quem é indicado

O consórcio de veículos pesados e máquinas agrícolas foi desenvolvido para a aquisição de:

  • caminhões;
  • tratores;
  • implementos agrícolas (novos e usados com até 2 anos);
  • ônibus;
  • implementos rodoviários (novos e usados com até 6 anos);
  • máquinas da linha amarela.

Dessa forma, é indicado para pessoas físicas e empresas que necessitam desse tipo de equipamento para dar suporte às suas atividades.

Benefícios

Os benefícios mais evidentes dessa modalidade de consórcio são:

  • flexibilidade para aquisição de diferentes tipos de equipamentos;
  • parcelas fixas, o que facilita a gestão do orçamento;
  • não incidência de juros;
  • prazos de pagamentos mais dilatados.

Por fim, independentemente dos tipos de consórcio, o grande benefício é a economia que o planejamento financeiro pode proporcionar para o bolso. Você tem a grande chance de conquistar o que tanto deseja sem abrir mão da sua segurança financeira!

E aí, ficou interessado em aproveitar todas as vantagens que um consórcio traz? Entre em contato com a Porto Seguro e dê o primeiro passo para a realização dos seus objetivos financeiros!