Como se divertir nos finais de semana sem extrapolar

É comum pensar que é preciso restringir as saídas nos finais de semana para economizar. Porém, na realidade, fazer programas divertidos sem gastar muito dinheiro é perfeitamente possível.

Com uma boa dose de criatividade, pesquisa e colaboração de toda a família e dos amigos, você pode descobrir que há uma gama de atividades legais que, de quebra, não estouram seu orçamento financeiro. Assim, dá para poupar e investir no futuro sem deixar de fazer programas divertidos.

Veja, a seguir, como se divertir nos finais de semana sem exagerar:

Reúna os amigos em casa

Tomar um chope com os amigos em um barzinho é um ótimo programa. No entanto, tornar essa atividade um hábito de todo o final de semana pode não ser tão bom para suas finanças.

A boa notícia é que dá para curtir com os amigos sem gastar muito. Por que não substituir a mesa de bar por um encontro em casa? Cada um pode se responsabilizar por sua bebida e levar um petisco diferente. Além de a reunião ser mais intimista, vai ser benéfica para suas finanças, afinal, tudo pode ser comprado no supermercado a um preço bem mais acessível.

Aproveite os espaços públicos

Praias e parques são espaços públicos que, além de agradáveis e democráticos, são inteiramente gratuitos!

Aproveite para fazer um piquenique, passar o dia praticando esportes ou simplesmente curtindo uma atividade ao ar livre sem ter que pagar nada por isso. Se quiser preservar ainda mais suas finanças, leve de casa as comidas e as bebidas que serão consumidas durante o dia, além de cadeiras e toalhas para se sentar.

Conheça sua cidade

Conhecer a sua própria cidade é um programa barato e muito interessante. A pé ou de bike, passeie pelas ruas do seu bairro e aproveite para visitar lojas, shoppings, parques e praças que nunca viu antes.

Além de um programa inusitado, ainda é uma forma de cuidar da sua saúde praticando exercícios.

Pesquise atividades gratuitas

Confira a programação de final de semana da sua cidade na internet ou em jornais e revistas locais e procure eventos e atividades gratuitas nas redondezas. Luau na praia, apresentação teatral na rua, shows em um local público… vale tudo para se divertir sem ficar no vermelho no final do mês!

Aposte em programas culturais

Museus e centros culturais costumam não cobrar entrada ou ter ingressos bem baratos, o que é um alívio para o orçamento financeiro. Aproveite o final de semana para visitar uma exposição de arte, participar de debates e oficinas ou assistir a exibições de filmes em locais públicos. Atualize-se!

Cozinhe ou faça alguma atividade manual

A falta de dinheiro pode ser o impulso que você precisa para descobrir um talento que não sabia que tinha. Por que não testar seus dotes na cozinha preparando um prato para toda a família, aproveitar para dar um up na sua criatividade pintando um quadro ou escrevendo um texto ou até mesmo criando uma horta no quintal?

Pesquise e use a criatividade para gastar pouco no fim de semana. Você não vai se arrepender quando perceber a diferença que essas atitudes simples podem fazer no seu bolso e até no seu futuro.

Invista no seu futuro

Com uma pequena economia mensal, você pode investir no seu futuro.

Saiba Como »