Como começar a juntar dinheiro depois dos 30?

Juntar dinheiro é muito bom, tanto para estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer como para realizar algum sonho. Por isso, o ideal é ter o hábito de poupar sempre. Mas para quem não começou, nunca é tarde! Confira aqui algumas dicas para começar a juntar dinheiro depois dos 30 anos para se manter mais seguro financeiramente:

1 – Organize as finanças

A primeira dica para juntar dinheiro é organizar as finanças Essa é a mais importantes das dicas, pois se não houver organização com o dinheiro, é bem difícil conseguir poupar. Por isso, faça uma planilha das suas receitas (todo o dinheiro que entra) e despesas todo mês. Essa planilha pode ser feita no computador, com papel e caneta e até mesmo no seu celular — existem diversos aplicativos para smartphones que ajudam a organizar as finanças O ideal é listar todas as suas despesas e separá-las em categorias, como despesas da casa, alimentação, gastos com roupas, com transporte etc. Assim, você fica sabendo para onde o seu dinheiro está indo.

É também, a partir daí, que você pode separar uma determinada quantia para guardar todo mês ou definir quais cortes podem ser feitos nos gastos para poupar. Esse dinheiro que você conseguir poupar, pode ainda ser aplicado em um previdência privada, assim além de seguro e bem guardado, o seu dinheiro ainda estará rendendo!

2 – Defina que tipo de vida você quer ter no futuro

Está certo que agora você deve ter um emprego bom, saúde para dar e vender e muita disposição, mas vai chegar uma hora em que você provavelmente desejará o seu merecido descanso e uma vida tranquila. Para garantir um futuro estável é preciso planejar com antecedência. Por isso, planeje sua aposentadoria.

3 – Trace um objetivo

Você tem algum sonho, como viajar pelo mundo, comprar uma casa confortável ou um carro novo? Então trace o seu objetivo, pesquise o quanto esse sonho vai custar e invista nele! Defina quando você pretende realizar esse sonho e faça uma conta bem simples para saber o quanto poupar: pegue o valor necessário para realizar esse sonho e divida pelo tempo (em meses) que você tem até lá.

4 – Multiplique o seu dinheiro

Que tal investir seu dinheiro? Existem, no mercado de investimentos, diversas modalidades para todo o tipo de investidor — desde aquele que procura um investimento de baixo risco e alta liquidez como a previdência, por exemplo, até para quem procura um investimento de alto rendimento. Fale com um consultor de investimentos e descubra qual é o melhor investimento para você.

5 – Cuidado com os gastos supérfluos

Em época de poupar é preciso definir o que é prioridade e o que é supérfluo. Comer fora, por exemplo, não é exatamente uma necessidade, assim como comprar por impulso é supérfluo. Quanto ao lazer, claro que você ainda pode se divertir, mas procure economizar e aproveite aquelas opções de lazer que são gratuitas ou mais acessíveis. Pese bem o que para você é necessidade e o que é supérfluo para fazer os cortes certos no seu orçamento, sempre que for comprar algo pense antes se você realmente precisa daquilo ou se só está comprando por impulso.

Juntar dinheiro é possível em qualquer idade, basta traçar uma meta e segui-la! Além disso, você pode contar com aliados na hora de poupar dinheiro, como a previdência! Então, que tal começar a juntar dinheiro?