Aposentadoria: um assunto para todas as idades

Aposentadoria: um assunto para todas as idades

Imaginar como será sua vida daqui a 20, 30 ou 40 anos é uma aposta no escuro. Mas há algo em que você pode encontrar segurança: para que sua aposentadoria seja tranquila financeiramente, é hora de você pensar em ter uma previdência privada.

Não se preocupe com a sua idade hoje. Os investimentos com foco no longo prazo têm a vantagem de oferecer planos e condições para todas as idades. A Porto Seguro oferece, inclusive, planos para planejar o futuro das crianças.

A preocupação com o que nos aguarda daqui a alguns anos é normal, afinal, pretendemos manter nosso padrão de vida quando estivermos aposentados. Do que adianta trabalhar tanto se, no futuro, não pudermos aproveitar?

Por que ter uma previdência privada?

A previdência é um bom investimento para quem está planejando seu futuro financeiro. Mais do que isso, esse investimento já é uma garantia para o presente, capaz de promover tranquilidade em quem está separando mensalmente um valor para depositar.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), a média anual de rendimento é de 11,6%. A poupança varia de 6% a 8% ao ano. Em 20 anos, a rentabilidade média dos planos de previdência ultrapassou os 2.000%.

E, é claro, quanto mais cedo você começar a poupar, menor será o valor depositado mensalmente. Especialistas afirmam que, aos 25 anos, uma poupança mensal de 6% do salário já é um bom passo para montar a sua aposentadoria.

Além disso, como é um investimento a longo prazo, todas as variações do mercado ficam compensadas ao longo do tempo. Se, em um ano, as taxas de rendimento forem baixas, isso pouco influenciará no resultado final.

Não conte somente com a aposentadoria por serviço

Se você costuma ler o noticiário econômico, sabe que um dos maiores desafios do Brasil é manter um saldo positivo na Previdência Social. A crise do modelo afeta diretamente os aposentados por tempo de serviço, que veem a cada ano seus benefícios afetados — as correções são sempre abaixo da média, e os valores não permitem manter um padrão de vida de qualidade, mesmo se você colaborar com o teto.

Além disso, a incerteza do modelo atual de previdência não permite saber com segurança como será a aposentadoria no médio e longo prazos. Portanto, a melhor solução é recorrer à previdência privada.

Mantenha seu padrão de consumo em todas as fases da vida

Esse é um dos benefícios que a previdência privada promove: os cálculos podem ser feitos de acordo com o que você planeja receber quando estiver aposentado. Quanto maior a retirada mensal, maior será o investimento na ativa.

A vantagem é que, dessa forma, você poderá manter seus hábitos atuais quando deixar a ativa.

Curta a vida

Com um planejamento bem feito e executado com disciplina ao longo dos anos, você poderá, na sua aposentadoria, aproveitar a vida como quiser. Viajar sem preocupação com a volta, ir a restaurantes, fazer compras com os netos, praticar um hobby: tudo isso será possível com o investimento a longo prazo.

Para escolher o melhor investimento para os seus planos, faça uma simulação aqui!