O que fazer se a fatura do cartão de crédito vencer em um feriado?

Toda cobrança possui uma data de vencimento que deve ser respeitada. Caso o pagamento não seja feito até o prazo estipulado pela administradora dos cartões, pode haver a cobrança de multa, juros e encargos contratuais.

No entanto, sempre que surge um feriado, é possível que haja algumas dúvidas com relação ao pagamento dos cartões durante esse período. Quando há cobrança de multas e juros? Devo pagar a fatura antes ou depois do vencimento? Existe alguma exceção?

A seguir, vamos esclarecer esses pontos.

Quando efetuar o pagamento?

Por lei, contas que vencem em feriados ou aos finais de semana podem ser quitadas sem multas no primeiro dia útil subsequente ao vencimento. Caso haja a cobrança, o consumidor pode solicitar o ressarcimento. Porém, se o cliente não efetuar o pagamento até o primeiro dia útil subsequente, os juros e multa serão cobrados a partir desse dia.

Por exemplo, se seu cartão vence no dia 1º de maio, um feriado que cai na quarta-feira, você pode efetuar o pagamento na quinta-feira, dia 2 de maio, sem que a administradora cobre as taxas por atraso no pagamento. No entanto, se, por algum motivo, você só pode efetuar o pagamento no dia 6 ou depois, os encargos só serão cobrados a partir do dia 3.

Pagamentos de encargos retroativos são permitidos somente quando previstos por contrato.

Qual é a exceção?

Cartões de estabelecimentos em que o pagamento é feito na própria loja podem não se aplicar a essa regra. Se a loja abre no final de semana ou no feriado, orienta-se ao consumidor a efetuar o pagamento até a data do vencimento. Do contrário, a loja pode cobrar os juros.

O que fazer quando o feriado é local?

No caso de feriados municipais e estaduais, é necessário entrar em contato com a central de atendimento dos cartões e informar que a data do vencimento era um feriado local e que, por isso, o pagamento não pôde ser efetuado no prazo correto, caso haja alguma cobrança indevida de juros na fatura do mês seguinte do seu cartão de crédito.

E quando os juros são cobrados por engano?

Hoje em dia, a maioria das administradoras está preparada para os feriados, entretanto, erros são sempre passíveis de acontecer, e os juros podem ser cobrados por engano.

Se isso ocorrer, é necessário entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o ressarcimento do valor cobrado, informando sobre o feriado.

Como proceder se a conta não chegar até o dia de vencimento?

É sempre bom lembrar que, caso o consumidor não receba a fatura até a data do vencimento, ele deve entrar em contato imediatamente com a central de atendimento dos cartões e solicitar uma segunda via para pagamento.

Para evitar qualquer problema de cobrança de multas e juros por atraso na fatura, muita gente acaba optando por efetuar o pagamento antes do vencimento. Esse planejamento também é ideal para pessoas que pretendem viajar durante o período, evitando que, posteriormente, seja cobrado o valor referente ao atraso.

Para ter certeza dos detalhes da sua fatura, você pode optar por recebê-la por e-mail ou consultá-la na internet sempre que quiser. Assim, você previne problemas causados por atraso na entrega pelo correio, recebe sua fatura de maneira mais segura e prática e ainda pratica uma atitude ambientalmente responsável ao economizar papel.

O cartão de crédito facilita muito o dia a dia das pessoas. Para aproveitar todos os benefícios sem se sentir inseguro, não hesite em contatar a empresa que administra o seu cartão sempre que tiver alguma dúvida, através do site, central de atendimento ou e-mail!

Ofertas e Descontos

Compre com segurança! Clientes Porto Seguro Cartões têm descontos em diversos produtos nas lojas de nossos parceiros.
ACESSE O SHOPPING PORTO SEGURO »