Por que os brasileiros são os mais preparados para aposentadoria?

Como garantir que, em uma fase tão importante da vida como a velhice, os recursos necessários estarão disponíveis, mesmo sem salário ou emprego? O que é preciso fazer para garantir que o seu trabalho durante tanto anos não tenha sido em vão?

Essas são algumas das perguntas feitas com mais frequência pelos brasileiros que, progressivamente, mostram preocupação com essa fase da vida. Se antes a aposentadoria era uma situação com a qual se preocupar somente depois de algumas décadas de trabalho, hoje a preocupação surge mais cedo — e com razão.

Mas por que os brasileiros são os mais bem preparados para a aposentadoria? Conheça os motivos para isso a seguir!

A preparação do brasileiro para a aposentadoria

Segundo uma pesquisa realizada pela seguradora Aegon, o Brasil está entre os países com mais preparação para a aposentadoria e perde apenas para a Índia. Portanto, isso mostra que o brasileiro está mais preocupado com o seu padrão de vida quando parar com as suas funções no trabalho.

O papel do aumento da expectativa de vida

Para entender mais sobre a preparação para a aposentadoria, é preciso ter em mente um fator muito importante: o aumento da expectativa de vida. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro atingiu 72,5 anos em 2015.

Este aumento está aliado à outra questão: a diminuição das taxas de natalidade e fecundidade. Somente entre 2000 e 2012, o número de nascimentos no país caiu mais de 13%.

Com mais gente vivendo mais e menos nascimentos, há um envelhecimento natural da população, pode gerar um colapso da Previdência Social, o que faz com que o brasileiro esteja preocupado com a aposentadoria. Diante disso, muitos cidadãos procuram alternativas para garantir uma aposentadoria tranquila.

A situação da Previdência Social

Por que os brasileiros são os mais preparados para aposentadoria

Por falar nela, a Previdência Social também desempenha um fator importante no planejamento da aposentadoria do brasileiro. Por sua composição de regras, muitas vezes reduzindo o padrão de vida de seus contribuintes , a Previdência Social é encarada por muitos como uma bomba-relógio prestes a detonar.

Assim, muitos se antecipam a essa situação e preferem se prevenir. A realização de uma previdência privada é um exemplo de planejamento pensando em driblar as dificuldades impostas pelo INSS. Embora todos os empregados sujeitos à CLT devam contribuir para a Previdência Social de maneira compulsória, muitos investem em formas alternativas, garantindo que a renda da aposentadoria seja devidamente complementada.

O crescimento de novas formas de trabalho

Outro fator que influencia a preparação para aposentadoria do brasileiro é o crescimento e popularização de novas formas de trabalho. Isso surge na forma de um número maior de profissionais autônomos, liberais ou empreendedores, que não estão sujeitos a um contrato padrão de trabalho.

Como esses profissionais não são obrigados a pagar a contribuição para a aposentadoria, o planejamento se torna totalmente indispensável. Inclusive, isso é verdade mesmo entre os mais jovens, que desde cedo demonstram preocupação em garantir um padrão de vida adequado para quando a velhice chegar.

A relevância do acesso à educação financeira e investimentos

Nos últimos anos, o brasileiro vem construindo uma tendência dentro do mercado financeiro: a desmistificação de investimentos. Se antes as aplicações eram voltadas apenas para detentores de grandes fortunas ou clientes de alta renda dos bancos, hoje existe um acesso democrático a diferentes tipos de investimento.

Como, entre os investimentos, estão os de longo prazo, muita gente utiliza esse tipo de aplicação para cuidar da aposentadoria. Com opções seguras e outras mais rentáveis, o brasileiro, atualmente, tem acesso a uma grande quantidade de investimentos possíveis.

Além disso, o brasileiro se preocupa com a educação financeira de maneira contínua. Em busca de aprendizado, o cidadão em geral está se capacitando mais sobre a educação financeira, o que favorece os planos em longo prazo.

As modificações no cenário econômico e social

Por que os brasileiros são os mais preparados para aposentadoria2

O brasileiro anda mais atento às modificações financeiras e sociais do país. Nos últimos anos, embora o poder de compra tenha se elevado, com a mais recente crise econômica existe uma ameaça a essa realidade..

Com já volta dos juros altos e da inflação elevada, alguns dos investimentos mais tradicionais também estão sofrendo, como é o caso da poupança. Em 2015, essa aplicação perdeu 2% do poder de compra.

Com isso, o brasileiro tem notado, dia após dia, que é preciso se proteger das instabilidades da economia nacional, inclusive em relação à aposentadoria. Assim, os planos para essa etapa da vida têm se tornado mais importantes para atingir os objetivos desejados.

A atuação da percepção sobre gerações anteriores

Além de todas essas questões, a percepção e o convívio do brasileiro com outras gerações já aposentadas também estimulam o cuidado e o preparo com o futuro. Explica-se: diante do exemplo de outros aposentados, o cidadão tem tomado a consciência de que é necessário planejar a sua própria aposentadoria.

Esse conceito de prova social e de se basear nas experiências de outros aposentados, muitas vezes funciona como um estímulo para que, mesmo diante da dificuldade de poupar e planejar, o brasileiro invista em planos assertivos para se aposentar com segurança e tranquilidade. Nós somos os mais preparados porque, historicamente, essa capacidade vem se mostrado indispensável — e os cidadãos têm notado isso.

Entretanto, o planejamento e a preparação não vêm sem alguns desafios: o brasileiro ainda tem dificuldade de planejar e pensar no futuro. Mas esses obstáculos estão sendo progressivamente substituídos por planejamentos e investimentos de longo prazo, de modo a garantir um futuro tranquilo, mesmo que longe do emprego e do salário mensal.

Quer evitar ficar de fora desse planejamento? Aproveite para ler nosso artigo “Aposentadoria: um assunto para todas as idades”!

Como você imagina o seu futuro?

Comece agora a construir um futuro tranquilo para você!
Faça uma cotação »