Por que é importante diversificar seus investimentos?

Imagine-se indo de uma cidade à outra com uma distância de 200 quilômetros entre elas. Se eu te perguntar qual é o meio de transporte ideal para esse percurso, você provavelmente dirá que é um carro.

Porém, existem inúmeras questões que não foram passadas para você, como: em quanto tempo precisa chegar, quanto de dinheiro tem disponível e quais são as vias de acesso. Se eu disser que você tem dinheiro ilimitado, que as vias terrestres são precárias e que deve chegar no menor tempo possível, um jatinho se torna a opção mais condizente ao cenário atual.

Os objetivos e condições mudam as escolhas, assim como no mundo de investimentos. Muitas vezes sabemos o quanto queremos que nosso dinheiro rentabilize e na ansiedade de fazermos o dinheiro trabalhar por nós, nos esquecemos justamente de analisar os nossos objetivos até chegarmos ao ponto final da estrada.

QUANTO TEMPO VOCÊ TEM?

Existem investimentos com liquidez diária, que são aqueles que você consegue resgatar o seu dinheiro quando precisar e outros que operam mais a longo prazo. Sabemos o quanto a vida é repleta de imprevistos e colocar todo o seu dinheiro em um investimento de longo prazo, pode te privar de ações pontuais.

Para evitar, uma alternativa é diversificar os investimentos focando no prazo de retorno que eles entregam. Ao escolher algumas opções para manter o seu dinheiro rentabilizando, você consegue fazer um planejamento que acompanha os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A ARRISCAR?

Quanto maior o retorno, geralmente maior o risco. Não à toa costumamos dizer que existem os investidores conservadores, moderados e agressivos – essas terminologias estão conectadas ao quanto cada perfil sente-se mais ou menos confortável com o risco.

O que poucos sabem é que não precisamos nos limitar a apenas um perfil. Podemos trabalhar a diversificação de acordo com aquilo que nos deixa mais confortáveis. Pode-se inclusive trabalhar com porcentagens, da maior para a menor: você sabe que grande parte do seu dinheiro está investido naquele fundo que mais condiz com o seu perfil e apenas uma pequena parcela está destinada ao outro fundo que não seria uma primeira escolha sua. Isto reduz a ansiedade e traz maiores possibilidade de retorno.

QUAIS FERRAMENTAS VOCÊ TEM

Por fim, é interessante refletir sobre o quanto você conhece sobre cada investimento que pode fazer e o quanto tem de disponibilidade em aprofundar o conhecimento em cada um deles.

Quando se investe em fundos de investimento, uma das principais vantagens é ter alguém pensando o tempo todo nessa diversificação por você e sugerindo as melhores opções de acordo com os seus objetivos.

Portanto, é possível diversificar ainda que não se tenha muito tempo para dedicar a essas transações. Procurar bons especialistas e empresas qualificadas sem dúvida é um dos caminhos mais seguros para alcançar o sucesso para os seus investimentos.

>> QUER SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS?

A Porto Seguro Investimentos tem uma equipe de consultores preparada para tirar suas dúvidas. Cadastre aqui o seu e-mail para receber o nosso contato!

Leia o Prospecto, o Formulário de Informações Complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Central de Atendimento: (11) 3366-3370/SAC 0800-727-2763/0800-727-8736 Atendimento para deficientes auditivos. Ouvidoria: 0800-727-1184 | 3366-3184 ouvidoria@portoseguro.com.br, (Seg à Sexta das 8h15 às 18h30, exceto feriados). Fale Conosco: porto.investimentos@portoseguro.com.br.

Fale com um de nossos consultores

Cadastre-se aqui »