O que são fundos de investimento?

Você sabe qual é a relação entre um shopping center e os fundos de investimento? A conexão nem sempre é óbvia, mas sim, é possível que um lugar cujo foco é o varejo nos ensine bastante sobre o universo dos investimentos!

Os primeiros shoppings nasceram a partir das galerias com diferentes tipos lojas, que ofertavam os mais diversos produtos em um mesmo lugar. O conceito foi tão bem aceito pelo público, que hoje temos uma infinidade de shoppings espalhados pelo mundo.

Não é difícil imaginarmos porque este modelo é tão bem-sucedido: diferentes perfis de consumidores podem circular em um mesmo lugar e fazer as escolhas de acordo com os seus objetivos.

Mas nem tudo é vantagem, há quem diga que os shoppings podem ser cansativos, afinal, são opções demais, que acabamos até nos perdendo e gastando muito tempo. Como que seria juntar a facilidade de ter tudo em um único lugar, com a tranquilidade de não se perder tanto tempo?

FUNDOS DE INVESTIMENTO: POR QUE É A ESCOLHA DE TANTOS INVESTIDORES?

Imagine-se agora em um shopping com várias lojas, cada uma com um tipo de investimento diferente, com benefícios e retornos para os mais diversos perfis de pessoas. Mas neste shopping você tem a vantagem de contar com um “personal” que já conhece muito sobre você e pode te levar exatamente naquelas lojas que tem produtos para o seu perfil e que correspondem ao quanto você tem para investir.

No mundo dos investimentos, este “personal” é chamado de especialista e é uma pessoa altamente capacitada e conhecedora das mais variadas formas de investimento, que irá te mostrar quais são as opções que mais condizem com as suas expectativas.

É justamente por isso que qualquer fundo de investimento possui uma taxa de administração –uma porcentagem anual descontada dos seus rendimentos – que garante o trabalho desses profissionais que têm o desafio de buscar as melhores possibilidades de aplicação para o seu dinheiro!

A PARTIR DE QUANTO POSSO COMEÇAR A INVESTIR?

Voltando à analogia com o shopping, imagine-se podendo comprar um produto que gostou muito em conjunto com outras pessoas! Isto significa que, ao pensar em algo grandioso e longe das suas possibilidades, a compra não seria mais impossível. Com todos colaborando, o retorno é vantajoso para o coletivo!

Pois é, um fundo de investimento também opera com o coletivo. São várias as pessoas que investem em um mesmo fundo e que conquistam o retorno de acordo com o montante de dinheiro aplicado.

Isto possibilita que pessoas com diferentes valores de entrada possam começar a aplicar nos fundos. Na Porto Seguro Investimentos, por exemplo, é possível começar a aplicar a partir de R$ 20 mil.

COMO ESCOLHER EM QUAL FUNDO INVESTIR?

Assim como existem inúmeros shoppings, há diversas empresas que ofertam os Fundos de Investimento. Antes de optar pelo fundo específico, é importante que você analise muito bem em qual “shopping” colocará o seu dinheiro.

Pesquise sobre o histórico, os resultados alcançados, as premiações, a satisfação dos clientes e, principalmente, os profissionais que estarão envolvidos em suas operações. Converse com os especialistas e tire todas as suas dúvidas antes de fazer qualquer escolha, isto garante que terá ainda mais satisfação com os resultados!

Nessa conversa com o especialista, é importante que você compreenda qual é o seu perfil como investidor e, a partir daí, os melhores fundos de acordo com as suas expectativas de retorno. Você também pode pedir um comparativo entre os fundos para entender no detalhe qual é aquele que mais condiz com o seu momento de vida e planejamentos para o futuro.

E lembre-se de uma das principais vantagens dos Fundos de Investimento: você pode diversificar! Durante a sua conversa com o especialista, não deixe que perguntar sobre as possibilidades de diversificação que você pode ter com o dinheiro que pretende aplicar!

>> QUER SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS?

A Porto Seguro Investimentos tem uma equipe de consultores preparada para tirar suas dúvidas. Cadastre aqui o seu e-mail para receber o nosso contato!

Leia o Prospecto, o Formulário de Informações Complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Central de Atendimento: (11) 3366-3370/SAC 0800-727-2763/0800-727-8736 Atendimento para deficientes auditivos. Ouvidoria: 0800-727-1184 | 3366-3184 ouvidoria@portoseguro.com.br, (Seg à Sexta das 8h15 às 18h30, exceto feriados). Fale Conosco: porto.investimentos@portoseguro.com.br.

Fale com um de nossos consultores

Cadastre-se aqui »