Como manter o padrão de vida na aposentadoria?

É comum planejarmos várias coisas a longo prazo:  casas, viagens, educação dos filhos até o final da faculdade etc. Porém, quando se fala em aposentadoria, o tempo parece ser mais distante do que realmente é e nos esquecemos de algumas atividades essenciais para chegarmos lá com a tranquilidade que tanto queremos!

Sabemos que planejamento é fundamental, mas grande parte das pessoas pode ter dificuldade para se organizar, afinal, é preciso se lembrar que daqui a alguns anos o dinheiro já não terá o mesmo valor de hoje e talvez até os nossos desejos e necessidades tenham mudado bastante.

Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar na missão de conseguir manter o seu padrão de vida na aposentadoria:

QUANTO CUSTA O SEU PADRÃO DE VIDA ATUAL

Antes de pensar no futuro, é interessante ter clareza do quanto você investe hoje para manter o seu padrão de vida, lembrando-se das contas fixas e variáveis. Neste momento você pode recorrer às famosas planilhas de controle financeiro (para fazer o download de uma planilha desenvolvida pela Porto Seguro, clique aqui) e entender no detalhe quais são os gastos que você tem e que continuará tendo para manter aquilo que te faz feliz! Afinal, como o próprio título desde post sugere, a ideia é mantermos o padrão que temos atualmente.

Nesse momento é interessante analisar se todos os custos atuais serão também custos futuros. Exemplo: talvez hoje você esteja pagando um faturamento que terminará nos próximos anos, ou então um curso que também tem prazo para finalizar. Feito isso, podemos começar a pensar na aposentadoria!

QUAIS SERÃO AS SUAS NECESSIDADES

Ter a compreensão de que as suas necessidades mudarão é um primeiro passo para visualizar o tamanho do montante a ser acumulado até sua aposentadoria. Lembre-se que os cuidados com alimentação, exercícios físicos e saúde em geral passam a fazer parte do orçamento de maneira mais expressiva.

Além disso, o lazer também pode passar a ser uma prioridade! Viajar deixa de ser algo realizado apenas algumas vezes ao ano e pode ser rotina para muitas pessoas que trabalharam durante a vida toda e nessa etapa buscam por novas experiências.

Portanto, imaginar-se no futuro transcende pensar na rotina atual, exige colocar no papel quais são as coisas que não faz hoje e que poderá fazer ao se aposentar. Inclusive, como muitos têm feito, realizar o sonho antigo de ter o próprio negócio!

QUANTO VALERÁ O SEU DINHEIRO

Outro fator que muita gente se esquece é que o dinheiro que temos hoje não valerá o mesmo daqui alguns anos. Isto é, calcular a inflação te levará para um cenário mais real e próximo ao que precisará no futuro.

Basta se lembrar do quanto custava para almoçar no seu restaurante predileto há 10 anos e quanto você está pagando hoje. Esse mesmo exemplo se estende as compras no supermercado, combustível, plano de saúde e tantas outras coisas que estão com os valores extremamente mais altos em relação aos anos passados.

COMO VALORIZAR O SEU DINHEIRO ATÉ LÁ

Existem algumas maneiras de trazer mais rentabilidade para o seu dinheiro, como a compra de imóveis, mercado de ações e fundos de investimento.

Os fundos de investimento abrangem os mais diversos perfis de investidores, desde os conservadores até os arrojados. Uma das grandes vantagens é poder diversificar os seus investimentos contando com especialistas para fazer todo o trabalho por você.

Independentemente da escolha que fará, é sempre importante ter a consciência de que o seu dinheiro pode trabalhar a favor da realização dos seus objetivos e isto facilitará chegar à aposentadoria com o mesmo padrão que tem hoje.

>> QUER SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS?

A Porto Seguro Investimentos tem uma equipe de consultores preparada para tirar suas dúvidas. Cadastre aqui o seu e-mail para receber o nosso contato!

Leia o Prospecto, o Formulário de Informações Complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Central de Atendimento: (11) 3366-3370/SAC 0800-727-2763/0800-727-8736 Atendimento para deficientes auditivos. Ouvidoria: 0800-727-1184 | 3366-3184 ouvidoria@portoseguro.com.br, (Seg à Sexta das 8h15 às 18h30, exceto feriados). Fale Conosco: porto.investimentos@portoseguro.com.br

Fale com um de nossos consultores

Cadastre-se aqui »