3 motivos para investir seu dinheiro sem abrir mão das suas prioridades

3 motivos para investir seu dinheiro sem abrir mão das suas prioridades

Quem é que nunca pensou em investir o dinheiro para vê-lo se multiplicar, mas ficou sem coragem para tomar a atitude com medo de ter de abrir mão de suas prioridades, caindo naquele dilema de investir para ganhar no futuro ou aproveitar o dinheiro agora?

Na dúvida do que fazer, faça os dois! De início, pode parecer meio complicado poupar dinheiro para investir e aproveitar a vida sem ter de tornar-se um pão-duro da noite para o dia, mas o segredo é simples: equilíbrio.

Confira aqui 3 motivos para você investir seu dinheiro sem ter de abrir mão das suas prioridades.

1. Você não tem realmente que escolher entre investir e aproveitar

Você pode sim investir parte do seu dinheiro e ainda viver bem com a outra parte, desde que tenha um controle financeiro na sua vida. Por outro lado, o que você não pode é investir parte do seu dinheiro e esbanjar — isso não dá mesmo.

Por isso, é importantíssimo que você tenha um controle sobre as suas finanças e que as organize, isso garante que você consiga poupar e saber direitinho para onde o seu dinheiro está indo.

Você pode se organizar com uma planilha, com papel e caneta ou até mesmo com aplicativos para o computador e smartphones, basta separar as suas receitas (o valor líquido que você recebe mensalmente) dos seus gastos (que são as contas de todo mês como, por exemplo, taxa de água, de energia, de gás, de aluguel, de condomínio e financiamento de veículo; e os seus outros gastos variáveis).

A partir daí, você poderá fazer uma análise em cima dessa planilha: estou tendo gastos desnecessários? Claro, necessidade é uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa, mas veja se não tem nada supérfluo tomando o seu dinheiro.

2. Você poderá manter o seu poder de consumo a longo prazo

Se você simplesmente gasta o seu capital, sem investir e sem poupar, há uma triste notícia para seu bolso: o dinheiro vai faltar. Isso porque hoje você trabalha, mas daqui a alguns anos quando sua renda for apenas a aposentadoria, seu padrão de consumo provavelmente terá de diminuir. Além disso, eventualidades como uma mudança de emprego ou impossibilidade de trabalhar por algum tempo podem fazer com que você fique no aperto.

É claro que você não precisa investir praticamente todo o seu dinheiro para garantir um futuro bom, afinal, ninguém deve guardar tudo para o futuro, mas também não deve estar despreparado para ele.

Por isso, a não ser que você seja um dos poucos que têm o privilégio de não precisar se preocupar com as finanças, a única solução é optar por algum investimento para poder garantir um futuro melhor.

3. Você pode atingir seus objetivos futuros sem abrir mão do agora

Qual é o seu sonho? Abrir o próprio negócio, comprar uma casa nova, fazer uma viagem com a família? Cada pessoa tem o seu, e apesar de muitos sonhos serem diferentes, a grande maioria deles depende de um detalhe essencial: o capital.

Poupar e investir, valorizar o seu dinheiro e fazê-lo crescer, pode ser a chave para realizar aquele sonho que há tanto tempo está junto de você. Separar uma pequena fatia da sua renda mensal, desde que haja controle financeiro, não irá impedi-lo de aproveitar a vida agora num padrão agradável.

Que tal começar hoje mesmo a organizar as suas finanças, separar uma pequena parte da sua renda para investir e ver o seu dinheiro crescer? Clique aqui para conferir as opções que a Porto Seguro oferece e conte com a nossa ajuda para escolher a melhor para você!