Saiba como fazer do cartão de crédito seu aliado

O cartão de crédito se tornou uma ferramenta tão prática no dia a dia que fica até difícil imaginar a vida sem ele. Seja na hora de parcelar uma compra, fechar a conta no restaurante sem se preocupar em ter o dinheiro trocado ou mesmo ao adquirir um bem de alto valor sem precisar ir ao banco sacar aquela quantia enorme, o cartão é uma mão na roda na vida de qualquer pessoa.

Mesmo assim, ainda há quem se enrole com a fatura, os lançamentos e parcelas, fazendo desse aliado um inimigo. Descubra, no texto de hoje, como fazer as pazes com o cartão de crédito e transformá-lo em uma ferramenta muito útil do seu controle financeiro pessoal:

Não veja o cartão de crédito como um complemento da sua renda

O primeiro passo para aprender a usar o cartão de crédito como aliado é entender que ele é uma forma de pagamento, e não um extra na sua renda mensal. Isso significa que o seu limite não é um segundo salário, mas sim a possibilidade de parcelar algo, planejar o pagamento de compras para os próximos meses e gastar seu dinheiro de maneira mais segura.

Planeje suas compras

A ideia é se planejar, pesquisando para, apenas quando souber com certeza do que você precisa e de onde pode consegui-lo a um bom preço, levar o cartão de crédito para fazer a compra.

Use o cartão para controlar seus gastos

Saiba que você pode contar com o cartão de crédito para aumentar o seu controle sobre as suas despesas. Isso porque o cartão traz todo mês uma fatura detalhada de tudo o que foi gasto, podendo te ajudar a saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

O limite do cartão também pode funcionar como uma forma eficaz de controle, impedindo que você gaste mais que o necessário — basta reduzir as compras em débito e em espécie para que você não fique sem dinheiro para pagar a fatura no final.

Além disso, com a tecnologia de hoje, é possível consultar os gastos diariamente até pelo seu smartphone. Dessa maneira, você sempre vai saber o quanto ainda pode gastar e se há espaço para parcelar alguma compra sem comprometer seu limite nos próximos meses.

Quite a fatura integralmente e em dia

Controlando seus gastos através dos lançamentos no cartão, você já reduz significativamente as chances de extrapolar o orçamento no final do mês, mas mesmo se isso acontecer, ainda há solução.

Nesses casos, você pode entrar em contato com o emissor do cartão para informar a situação e negociar a dívida, podendo até mesmo fazer um financiamento para quitá-la. Durante esse período, procure definir quais despesas são prioritárias e tente cortar gastos supérfluos até que você consiga resolver a questão.

Depois disso, é só continuar de olho na sua fatura e pagá-la sempre em dia, mantendo uma vida financeira saudável e tranquila!