Posso fazer compras internacionais com meu cartão de crédito?

Se existe uma forma muito fácil de conseguir comprar exatamente aquilo que você procura — e muitas vezes por um preço mais em conta —, essa forma é comprando pela internet, inclusive no caso de produtos estrangeiros.

Apesar de algumas pessoas ainda terem dúvidas sobre o assunto, fazer compras internacionais com cartão de crédito pela internet não só é possível, como também é muito fácil, desde que isso seja feito de forma organizada e planejada. Confira aqui como utilizar o seu cartão de crédito para fazer compras em lojas virtuais estrangeiras com muita segurança.

Cartão de Crédito Internacional

Uma forma muito simples de comprar pela internet em sites estrangeiros é tendo em mãos um cartão de crédito internacional.

O cartão de crédito internacional funciona assim: você faz suas compras internacionais em um site estrangeiro em dólares. Porém, no dia do fechamento da sua fatura, o valor é convertido em reais para emitir a conta que você irá pagar normalmente. Viu como é simples?

Frete

Para compras dentro ou fora do Brasil, existem vários tipos de frete para escolher, com variações de prazo de entrega e preços. Para compras internacionais, normalmente, existem três tipos de frete:

  • First Class Mail: por ser o mais barato, é bem demorado — o produto pode levar cerca de um mês para chegar.

  • Priority Mail: é um pouco mais caro que o First Class, mas o prazo já cai para aproximadamente 20 dias.

  • Express Mail: é o mais caro, mas o seu produto chega em até sete dias.

Falando ainda do frete, opte sempre em rastrear a sua compra com um tracking number para poder acompanhar pelo site dos Correios onde a encomenda se encontra. É muito mais seguro e você fica menos ansioso na espera.

Prazo de entrega

É preciso entender que não são as lojas que realmente determinam o prazo, mas sim a Receita Federal aqui no Brasil. Isso porque todas as compras internacionais que entram no nosso país passam por uma revisão, que pode acabar atrasando um pouco na entrega do seu produto. De qualquer forma, é prudente guardar o comprovante de compra e o tracking number da encomenda até que ela seja entregue.

Cuidados ao comprar online

Não importa se você está comprando em um e-commerce nacional ou estrangeiro, os cuidados ao usar o cartão de crédito na internet são os mesmos:

  • Verifique se a loja virtual possui um sistema de segurança. Você pode verificar isso na barra de endereço do seu navegador: se houver um cadeado verde na extremidade esquerda, a página tem um certificado de segurança.

  • Cheque também se o URL da página (o endereço) começa por HTTPS, um indicativo de que o site tem comunicação criptografada, aumentando a proteção dos seus dados.

  • Lembre-se de que você não tem que fornecer a senha do seu cartão para efetuar compras online, apenas seu nome, endereço, o número do cartão, validade e código de segurança (um número de três dígitos na parte de trás do cartão).

  • Não faça compras online em computadores de LAN Houses ou redes Wi-Fi públicas.

  • E, se possível, busque e-commerces que têm parceria com empresas de confiança. No Shopping Porto Seguro Cartões, por exemplo, você encontra diversas lojas virtuais seguras e ainda pode ganhar descontos exclusivos ao comprar com seu cartão de crédito Porto Seguro.