Como o cartão de crédito pode ser um aliado das finanças?

O meio de pagamento que ganha cada vez mais espaço entre os consumidores é o cartão de crédito. A praticidade, segurança e comodidade que ele oferece torna possível a compra imediata de coisas que você só poderia pagar depois. Além disso, ele possui outros recursos e serviços que podem ser aliados das suas finanças.

Entretanto, é preciso tomar cuidado e saber usá-lo de maneira consciente, pois o endividamento com cartão de crédito é, hoje, um dos principais perigos do orçamento doméstico. Ele é uma ferramenta para ser usada a seu favor, e saber como fazer isso pode ser o que faltava para a sua independência e controle das finanças.

Com o cartão de crédito, é possível conseguir acumular pontos e trocá-los por milhas ou outros produtos, por exemplo, além de você poder ter descontos no seguro, em outros serviços e ainda ter anuidades melhores se tiver um volume maior na fatura. Quer saber de quais outras formas ele pode ser o aliado das suas finanças? Confira nossas dicas!

O cartão de crédito não complementa a sua renda

O primeiro passo para saber usar o cartão de crédito como aliado das suas finanças é reconhecer que ele é uma forma de pagamento, e não uma fonte extra na sua renda mensal.

É importante ter em mente que o seu limite não é uma espécie de segundo salário, mas, sim, a possibilidade de flexibilizar mais suas compras e de gastar seu dinheiro de forma mais segura.

O cartão de crédito te dá mais segurança

Com um cartão de crédito, o seu dinheiro fica muito mais seguro. Você não precisa andar na rua com quantias de dinheiro no bolso, por exemplo, e em caso de roubo, você não sai lesado.
Alguns cartões são protegidos por seguro e também podem ser cancelados, e isso faz com que você não saia perdendo caso ocorra algum imprevisto.

O cartão de crédito te ajuda a controlar gastos

[CARTÃO] Como o cartão de crédito pode ser um aliado das finanças 02

O cartão de crédito também pode te ajudar a manter o seu orçamento longe do vermelho. Hoje é possível acompanhar a fatura do seu cartão pela internet ou pelo celular de forma bem simples e prática, e isso ajuda a nos organizar melhor sobre o que já gastamos e quanto ainda podemos gastar no mês ou durante o ano.

Quando realizamos compras no dinheiro, não existe essa facilidade em analisar e somar nossos gastos, ao menos que sejamos pessoas extremamente organizadas e anotarmos tudo. Isso é algo meio difícil de acontecer! Por isso o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado no controle financeiro.

Só é preciso ter cuidado para o uso do cartão em pequenas compras do dia a dia não ter o efeito contrário. Se você não tem o costume de acompanhar seus lançamentos na internet, o uso do cartão pode levar o descontrole. Então, cuidado!

O extrato ou fatura podem ser instrumentos de controle

O extrato detalhado e o acompanhamento da fatura do seu cartão de crédito podem ser grandes aliados na hora de analisar seus gastos e avaliar para onde o seu dinheiro vai. Por meio dele, você pode controlar mais seus impulsos e ver onde precisa economizar.

Ao contrário do que muitos pensam, o cartão de crédito pode ser usado para controlar a impulsividade e nos educar enquanto consumidores. Basta ter atenção e o costume de analisar sempre todos os nossos extratos bancários.

O seu cartão ajuda a estabelecer um limite

Com o uso do cartão de crédito como forma de pagamento, você consegue também controlar seus gastos através do limite. Vale ressaltar a importância de nunca gastar mais do que você ganha, para não se enrolar no fim do mês.

Quando você respeita o limite do seu cartão de crédito, você passa a se organizar melhor financeiramente para não gastar mais do que aquele valor estipula. É uma ótima forma de se autocontrolar e de não se endividar!

Cartões de crédito trazem vantagens e programas de fidelidade

[CARTÃO] Como o cartão de crédito pode ser um aliado das finanças 03

Ao usar o cartão de crédito como forma de pagamento de suas contas e compras, você passa a acumular pontos, ganhar descontos em serviços e estabelecimentos, dentre outras vantagens em programas de fidelidade.

É preciso apenas tomar cuidado para não fazer muitos gastos desnecessários somente para acumular esses pontos e conseguir alguns descontos. O efeito seria contrário para suas finanças!

Ao aproveitar esses programas de fidelidade, é possível garantir promoções de pacotes de férias no futuro, ou então a aquisição de alguns produtos que você queria, mas que não poderia ser incluída no seu orçamento mensal. É só saber usar e ficar atento à expiração dos pontos, por exemplo, e acompanhar de perto a sua pontuação.

Os pontos do cartão podem ser trocados por milhas

É cada vez mais comum os cartões de crédito oferecerem a opção de um programa que acumula pontos em forma de milhas, e para quem viaja muito de avião pode ser bastante interessante.

Geralmente esses cartões têm a anuidade um pouco maior, mas você pode trocar os pontos acumulados por passagens aéreas, economizando um pouco nas viagens que costuma fazer durante o ano. A dica principal é esperar o acúmulo de mais pontos, para que você possa resgatar as milhas.

Você tem mais prazo para realizar pagamentos

[CARTÃO] Como o cartão de crédito pode ser um aliado das finanças 04

Uma grande vantagem do cartão de crédito para as finanças é o fato de você poder escolher uma data favorável para concentrar todos os seus pagamentos do mês, incluindo os gastos fixos e as compras avulsas.

Além de todas essas facilidades que o cartão de crédito oferece para o planejamento de suas finanças, você ainda pode obter vários descontos em seguros, por exemplo.

Vantagens do Cartão de Crédito Porto Seguro

Além dos temas acima, ao fazer compras com o Cartão Porto Seguro, você acumula pontos que podem ser convertidos em produtos, serviços e descontos.

  • Desconto no Porto Seguro Auto: utilizando o seu Cartão de Crédito Porto Seguro nas compras do dia a dia você acumula pontos no Programa de Relacionamento que podem ser resgatados por descontos na contratação ou renovação do Porto Seguro Auto, além dos 5% de desconto para pagamento com o Cartão de Crédito Porto Seguro.
  • Desconto na Porto Seguro Conecta: clientes do Cartão de Crédito Porto Seguro que tenham pontos poderão solicitar o resgate e receber um cash back para abater o valor cobrado do Conecta lançado na fatura do cartão. O resgate dos pontos pode ser realizado pelo seu corretor no ato da contratação ou renovação do Porto Seguro Auto.
  • Desconto na Porto Seguro Faz: Segurados e não segurados contam com mais de 200 serviços para casa, carro e conveniência. Pague com o Cartão de Crédito Porto Seguro e ganhe 20% de desconto. O resgate dos pontos pode ser realizado pelo seu corretor ou pela Central de Relacionamento.

Ofertas e Descontos

Compre com segurança! Clientes Porto Seguro Cartões têm descontos em diversos produtos nas lojas de nossos parceiros.
ACESSE O SHOPPING PORTO SEGURO »