Como funcionam as milhas aéreas do Cartão de Crédito?

Como funcionam as milhas aéreas do Cartão de Crédito?

Você provavelmente já viu cartões de crédito promovendo seus lucrativos programas de recompensas de milhas de cartão de crédito, ou conheça histórias de pessoas que voam ao redor do mundo por quase nada usando milhas de cartão de crédito. 

Pode soar como um truque, mas é possível acumular milhas e usá-las para fazer viagens. O número de milhas que você pode ganhar e as viagens que pode fazer com essas milhas dependem de alguns fatores. 

Selecionamos as perguntas mais frequentes sobre o assunto e daremos dicas sobre como utilizar seu cartão de crédito para adquirir e potencializar suas milhas para viajar mais barato.

O que são milhas de cartão de crédito?

As milhas de cartão de crédito são um tipo de benefício de fidelidade que certos cartões de crédito oferecem aos clientes como recompensa por seus gastos com cartão de crédito. 

Quanto mais você gasta com seu cartão de crédito, mais milhas você acumula. Por exemplo, um cartão de crédito pode recompensá-lo com uma milha para cada $1,00 que você gasta com seu cartão de crédito.

Como fazer o resgate de pontos do cartão para trocar por milhas aéreas?

Funciona da seguinte maneira: cada vez que você utiliza o seu cartão de crédito, você acumula pontos, que podem ser resgatados, posteriormente, em forma de descontos ou até mesmo de passagens aéreas sem custo. 

Por serem vantajosos, esses programas de recompensa têm ganhado muitos adeptos, que estão utilizando cada vez mais os seus cartões de crédito no dia a dia para acumular pontos em todas as compras que realizam.

O emissor do cartão de crédito e a companhia aérea parceira definem um valor para cada milha do cartão de crédito, como um centavo por milha, por exemplo. Depois de acumular milhas suficientes, você pode resgatá-las por uma passagem em uma das companhias aéreas parceiras do cartão de crédito.

As companhias aéreas, e não o emissor do cartão de crédito, definem o número de milhas necessárias para um voo. Dependendo do número de milhas que você acumulou e do valor de cada milha, você pode usar as milhas do seu cartão de crédito para obter o voo grátis. 

Se você não tiver milhas suficientes para um voo, poderá adquirir milhas adicionais para compensar a diferença, recebendo efetivamente um desconto no preço. O número de milhas necessárias para um voo depende de para onde você está indo, se é ou não a alta temporada e do preço do voo sem milhas. Por exemplo, você pode precisar de algo entre 12.000 e mais de 40.000 milhas para um voo.

Como ganhar pontos com o cartão de crédito para trocar por milhas aéreas?

Basta adquirir um cartão de crédito que possua essa vantagem. É sempre melhor optar pelo provedor e bandeira que ofereçam o maior número possível de benefícios, por meio de parcerias com as companhias aéreas.

Como ganhar milhas com cartão de crédito?

O atrativo das milhas com cartão de crédito é que você não precisa voar para ganhar milhas. Basta usar seu cartão de crédito.

Antes de começar a ganhar milhas, primeiro você deve solicitar um cartão de crédito com um programa de recompensas de milhas. Quase todos os principais emissores de cartão de crédito têm pelo menos um cartão de crédito com milhas de cartão de crédito. 

Reveja as ofertas de vários cartões de crédito para decidir qual se enquadra em seus hábitos de consumo e sua meta para ganhar milhas de cartão de crédito. 

É sempre melhor optar pelo provedor e bandeira que ofereçam o maior número possível de benefícios, através de parcerias com as companhias aéreas.

Lembre-se: normalmente você precisa ter um excelente crédito para se qualificar para os melhores cartões de crédito de recompensas.

Cartões de crédito com programas de recompensa de milhas geralmente pagam milhas em todas as suas compras com cartão de crédito, viagens e compras não relacionadas a viagens.

Como você pode verificar o saldo de milhas do cartão de crédito?

Se você estiver economizando milhas de cartão de crédito para uma viagem que deseja fazer, ou apenas deseja manter em dia as milhas que acumulou, você pode verificar o saldo de milhas de seu cartão de crédito em sua fatura mais recente, entrando em sua conta de cartão de crédito online, ou ligando para o emissor do cartão de crédito. 

Depois de fazer uma transação, pode levar alguns dias para que as milhas sejam creditadas em sua conta.

Como você resgata as milhas do seu cartão de crédito?

Após acumular milhas de cartão de crédito suficientes, você pode resgatá-las por um assento em um voo. 

Lembrando que o número de milhas para voos pode variar dependendo do dia e da hora do voo.

Dependendo do programa de milhas, você pode combinar milhas de cartão de crédito ou fazer transferências entre companhias aéreas. Dica: preste atenção às letras miúdas ao combinar e transferir milhas.

O método exato para resgatar milhas de cartão de crédito depende do cartão que você está usando. Ao comprar seu voo por meio da ferramenta de reserva do emissor do cartão de crédito, você normalmente terá a opção de usar as milhas diretamente para o voo.

Geralmente, você pode resgatar suas recompensas no mesmo site em que verifica o saldo do cartão de crédito e paga a conta. Ou o emissor do seu cartão de crédito pode ter um site separado para resgatar as milhas do seu cartão de crédito.

A pontuação varia conforme os tipos de cartão de crédito?

A quantidade de pontuação recebida por compra efetuada com o cartão de crédito geralmente varia de acordo com a categoria do cartão de crédito.

Além disso, vale a pena conferir os pacotes de viagens oferecidos pelo próprio emissor do seu cartão, pois estes tendem a valorizar os seus pontos para que você os resgate no próprio sistema do cartão de crédito.

Vale a pena ganhar milhas com cartão de crédito?

As milhas de cartão de crédito valem a pena, especialmente quando você considera que não precisa fazer nada a mais para viajar de avião.

Contanto que você escolha o cartão de crédito certo, você pode gastar normalmente e ganhar milhas através dessas compras. 

Se você realmente deseja acumular milhas de cartão de crédito rapidamente, substitua sua atividade normal de cartão de débito pelo cartão de crédito. Você ganhará milhas muito mais rápido do que se usasse apenas seu cartão de crédito aqui e ali. 

As milhas de cartão de crédito expiram?

A maioria das milhas de cartão de crédito não expira e geralmente não há valores mínimos de resgate, o que lhe dá muita liberdade e flexibilidade para criar sua conta de milhas de cartão de crédito e resgatar suas recompensas quando quiser.

Quais são os diferentes tipos de recompensas de cartão de crédito?

Recompensas de cartão de crédito geralmente vêm em três tipos: dinheiro de volta, pontos e viagens. 

As recompensas em dinheiro de volta só podem ser resgatadas em dinheiro, mas os pontos geralmente podem ser trocados por dinheiro ou outras recompensas. 

Já os pontos de viagem normalmente só podem ser resgatados para viagens aéreas, estadias em hotéis, aluguel de carros ou pacotes de férias.

Portanto, como vimos, o uso de cartão de crédito para obtenção de milhas é algo bastante interessante, não apenas para pessoas que viajam bastante, mas para qualquer um que busque oportunidades de economizar, visto que as milhas aéreas do cartão de crédito são uma recompensa vantajosa para quem planeja viajar e quer gastar menos.

Se for viajar, não esqueça do seguro

O Porto Seguro Viagem tem 25 coberturas para destinos nacionais e internacionais, como danos ou extravio de bagagem, pagamentos de despesas com dentista e remédios, assistência médica integral no mundo todo e muito mais.
Simule o Seguro Viagem da Porto Seguro e veja as vantagens de viajar tranquilo e sem preocupações.