Como aproveitar os descontos em compras de internet

As vendas pela internet conquistaram os consumidores devido à praticidade, comodidade e maior alcance que proporcionam. Hoje, já é possível comprar com segurança na internet, o que impulsiona o comércio eletrônico.

Todo consumidor procura descontos, seja nas compras feitas em lojas físicas ou nas virtuais. Comprando pela internet, a estratégia dos descontos por meio de cupons tem dado certo. Muitos sites oferecem esses cupons aos seus clientes.

Como funcionam os cupons de desconto em compras pela internet? Faça bom uso deles e economize seu dinheiro!

O que são cupons de descontos?

Quando um consumidor faz uma compra, pode receber um cupom de desconto por meio de códigos. Ele deve anotar o respectivo código e digitá-lo, quando for solicitado, no espaço destinado a isso (geralmente, ao final da página de finalização da compra).

Por enquanto, essa estratégia ainda não está sendo usada em lojas físicas no Brasil — somente no comércio eletrônico. Esses códigos de desconto podem ser fornecidos pelas próprias lojas virtuais, onde a compra é realizada pelos sites que são especializados nesta atividade.

Variação no valor dos descontos

Os cupons podem oferecer descontos variados, dependendo da loja ou do produto. Assim, o consumidor encontrará cupons de 5%, 10%, 15%, 20%, 30% — e assim sucessivamente até 90% (o que é muito mais difícil). Há negócios que, por sua vez, oferecem valores monetários de descontos e não taxas, ou seja, o cliente pode ter de R$ 10,00 a R$ 100,00 de desconto na compra de determinado produto, ou o caso de gratuidade no frete.

Há produtos que são mais acessíveis a descontos, como os de moda e produtos de beleza. Já outros, como os eletrodomésticos e alimentos, dificilmente oferecem descontos elevados.

Sites especializados em cupons de desconto

Para manter seu negócio, os sites que são especializados em oferecer cupons de desconto são estruturados num modelo chamado “marketing de afiliação”. Esse modelo permite que as páginas tenham uma parcela de lucro todas as vezes que alguém faz uma compra em uma das lojas parceiras.

Há muitos sites especializados em cupons de descontos.

Alguns deles

  • Shopping Porto Seguro Cartões: Exclusivo para clientes Porto Seguro Cartões, o site traz diversas ofertas com uma rede variada de lojas online, como Netshoes, Extra, Adidas, Walmart, Ponto Frio, Magazine Luiza, entre outras. O cliente acessa o site, busca por ofertas ou faixa de descontos e é direcionado às páginas dos parceiros.
  • Clube Porto Seguro: O Clube Porto é um site de benefícios e descontos especiais para os clientes e segurados. Com uma rede de parceiros de diversos segmentos e distribuídos por todo o território nacional, traz restaurantes, cursos, academias, centros de estética, ingressos de teatro e muito mais. Além disso, ao pagar com o Cartão de Crédito Porto Seguro, o cliente tem vantagens adicionais.
  • Black Descontos: permite que o consumidor se cadastre, assine a newsletter e receba seus cupons por e-mail. Oferece atendimento online e promoções nas redes sociais (trabalha com lojas como Netshoes, Americanas, Ricardo Eletro e Centauro);
  • Cupom Desconto: site internacional que mostra promoções de diferentes lojas, oferece cupons de desconto e incorpora ofertas das quais os próprios consumidores tenham conhecimento (parceiro da Casas Bahia, Centauro, Ponto Frio, Siciliana e Americanas.com);
  • Ofertas Fácil: oferece promoções diárias que envolvem produtos variados (eletrônicos, DVDs, calçados, jogos e roupas). Seguindo o site no Twitter, o consumidor receberá notícias sobre as promoções e cupons de desconto, assim que eles forem anunciados (parceiro de negócios como Americanas.com, Saraiva, Lojas MM.com, Dafiti e Submarino).

Pontos de atenção ao utilizar os cupons de desconto

Os cupons de desconto podem ser uma boa oportunidade de negócio para o consumidor que faz compras online. Claro que eles representam uma vantagem para o cliente, mas também têm seus contratempos. Dependendo da loja virtual, certos cupons só são ofertados a partir de um valor pré-estipulado, o que pode dificultar o uso.

Outra coisa que pode acontecer é que os cupons ofereçam descontos muito baixos. Ou que os cupons só sejam oferecidos para produtos específicos, como suplementos (numa loja de material esportivo) ou shampoos (em uma de produtos para cabelos).

Diante disso, cabe ao consumidor, antes de se comprar com cupons de desconto, comparar preços com outras lojas. Talvez o cliente encontre o mesmo produto em outra loja virtual, com preço melhor, sem a necessidade de desconto.

O consumidor precisa estar alerta

Os vendedores podem usar a estratégia do “cupom de desconto” somente para atrai-lo, sem oferecer algo vantajoso, que represente uma verdadeira economia. Muitas vezes, uma empresa virtual oferece um suposto desconto de 70% ou 90% para atrair clientes.

Mas o que está fazendo, de fato, é aumentando o preço de venda (ou seja, mesmo com desconto, o produto ainda sai mais caro ou com preço equivalente ao de outras lojas). Nunca se esqueça de que, para a empresa que está vendendo o produto, o cupom funciona como uma espécie de ímã para que visitem seu negócio. Devido aos artifícios utilizados pelos comerciantes para impulsionar suas vendas, os sites especializados na liberação de cupons fazem uma investigação para se certificar de que negócios parceiros estão oferecendo cupons realmente vantajosos aos consumidores.

Já que estamos falando de economia, aprenda boas estratégias para economizar energia com o nosso post sobre o assunto!

Ofertas e Descontos

Compre com segurança! Clientes Porto Seguro Cartões têm descontos em diversos produtos nas lojas de nossos parceiros.
ACESSE O SHOPPING PORTO SEGURO »