7 cuidados para não entrar em dívida no seu cartão de crédito

Recentemente, em 2015, um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Entretanto, embora seja conveniente fazer compras com o cartão de crédito, ele possui taxas de juros elevadas, que podem resultar em dívidas maiores.

Quer evitar ver o seu orçamento comprometido? Confira a seguir nossas dicas para não entrar em dívida no cartão de crédito!

1- Realizar um planejamento financeiro

O uso do cartão de crédito precisa ser bem planejado se você não quiser se ver sujeito a altas taxas de juros. Por isso, comece montando um planejamento financeiro, de modo a identificar qual é a situação do seu orçamento.

Se você já está no vermelho, usar o cartão de crédito pode não ser a decisão mais sábia para o seu momento. Se estiver inadimplente, é ainda mais importante tomar cuidado com o uso, para evitar que surja mais uma dívida para pesar no seu orçamento. Com esse planejamento, inclusive, você poderá avaliar com mais segurança o quanto pode comprometer do seu orçamento todo mês.

2- Evitar comprar por impulso com o cartão

Não adianta fazer um planejamento financeiro se, no final, você fará compras por impulso. Comprar porque está barato, porque parece uma boa oportunidade ou porque as parcelas do cartão cabem no seu bolso só comprometerá o seu orçamento.

Além de imobilizarem recursos que poderiam ser utilizados de formas necessárias, as compras por impulso no cartão também podem comprometer seu orçamento, sem que você note de primeira. Por isso, o ideal é investir mais em aquisições planejadas e deixar as de impulso para serem pagas à vista.

3- Fazer uma lista de compras antes de sair de casa

[CARTÃO] 7 cuidados para não entrar em dívida no seu cartão de crédito 02

Para evitar as compras por impulso, portanto, faça uma lista antes de sair de casa. Você não precisa fazer isso com todas as suas aquisições — embora seja recomendado —, mas precisa ter esse cuidado sempre que for utilizar o cartão de crédito.

Selecione os itens que você comprará no cartão e planeje qual será o impacto deles no seu orçamento. Ao colocar tudo no papel, fica mais fácil selecionar o que deve ou não ser adquirido e usar o cartão de maneira inteligente.

4- Avaliar as condições de compra antes de usar o cartão

Nem sempre o cartão de crédito é o grande vilão do seu orçamento, pois se você prestar atenção em algumas condições, ele pode, na verdade, ajudar você a ter mais sucesso financeiro. É o caso, por exemplo, de uma compra de valor mais elevado.
Imagine que você possui o dinheiro para a aquisição, mas também gostaria de fazer outro investimento. Não tendo recursos para ambos, é preciso escolher entre os dois.

Porém, se o valor não oferecer desconto à vista e puder ser dividido em algumas vezes no cartão sem juros, é uma boa possibilidade realizar a compra com a ajuda do cartão. Nesse caso, entretanto, você não está desobrigado de fazer um planejamento financeiro, já que somente assim você pode garantir que as parcelas caibam no seu bolso. Note também que, dependendo das condições de compra, o uso do cartão não traz vantagens e, na verdade, pode até causar prejuízos, então vale a pena ficar de olho.

5- Não usar o cartão como forma de renda complementar

[CARTÃO] 7 cuidados para não entrar em dívida no seu cartão de crédito 03

Isso não significa que você pode usar o seu cartão de crédito como renda complementar. O planejamento financeiro serve, justamente, para que você identifique de quanto dispõe e qual é a sua situação financeira.

É baseando-se nesse planejamento que você precisa estabelecer seus gastos e seu padrão de vida. Por isso, não use o cartão de crédito como uma forma de complementar sua renda e permitir que você gaste mais do que ganha. Eventualmente, a conta chegará e você se verá em meio a dívidas.

Saques com cartão de crédito

Além disso, evite realizar saques com o cartão de crédito. Esse tipo de atitude funciona como uma espécie de empréstimo ou financiamento com taxas maiores e que tornam mais difícil quitar o valor devido se você já estiver entrando no vermelho.

6- Livrar sua carteira de múltiplos cartões

Se muitas vezes já é difícil administrar o uso de um cartão de crédito, imagine cuidar de dois em diante. Especialmente quando eles possuem limites menores, você pode ter a sensação de que o impacto deles no seu orçamento não é tão grande quando, na verdade, a influência é ainda maior por ser multiplicada.

Assim, dê preferência para manter o cartão principal, com limite correspondente ao que você necessita e com menor anuidade e taxa de juros. Quanto aos outros, cancele-os e tire-os da sua carteira para evitar complicações e dívidas.

Uma boa opção ao concentrar seus gastos em um único cartão de crédito é aproveitar o programa de relacionamento e o acúmulo e pontos. Com o Cartão de Crédito Porto Seguro, você tem 5% de desconto na contratação e renovação do Porto Seguro Auto, usando o cartão o desconto aumenta e o seguro pode sair até de graça, entre outras vantagens.

7- Não atrasar o pagamento do cartão

[CARTÃO] 7 cuidados para não entrar em dívida no seu cartão de crédito 04

Cuidado com os juros da fatura. Por conta do alto valor, se você atrasar uma conta de cartão de crédito e ir acumulando a dívida, depois de um ano, ela pode ter mais do que quadruplicado de tamanho! Por isso, evite atrasar o pagamento da fatura, já que a cobrança de juros sobre juros pode fazer com que a dívida cresça fora de proporções.

Em vez de pensar em pagar só o mínimo, considere sempre pagar a fatura inteira. Caso não seja possível, entretanto, é hora de pensar em renegociar com a operadora, para evitar um acúmulo ainda maior da dívida.

Otimize o uso do seu cartão de crédito

Usar o cartão de crédito é muito útil para fazer compras diversas, mas o adiamento do uso dos recursos traz uma falsa sensação de segurança financeira se não for realizado um planejamento. Por isso, para evitar dívidas você precisa, além de um bom planejamento, usar o cartão de crédito com consciência e evitar  utilizá-lo como forma para complementar a renda.

Com esses cuidados, seu orçamento fica em dia e o cartão pode até ajudar você em alguns momentos.

Ainda está se questionando sobre o uso correto do cartão? Veja as 5 dúvidas mais frequentes sobre cartão de crédito e esclareça suas perguntas!

Ofertas e Descontos

Compre com segurança!

Clientes Porto Seguro Cartões têm descontos em diversos produtos

nas lojas de nossos parceiros.

Faça uma cotação »