5 dúvidas mais frequentes sobre o cartão de crédito

5 dúvidas mais frequentes sobre o cartão de crédito

Quem possui um cartão de crédito sabe que ele pode ser muito positivo na nossa vida financeira quando sabemos usá-lo. O cartão também substitui o dinheiro, pois hoje em dia os estabelecimentos já aceitam essa forma de pagamento para qualquer valor de compra. Isso garante mais segurança e conveniência para quem usa.

Confira, a seguir, algumas respostas para dúvidas comuns relacionadas ao cartão de crédito.

1. Qual melhor data de compra?

O melhor dia para compra é sempre por volta de 10 dias antes do vencimento. Assim, você tem 40 dias de prazo para pagar. Ou seja, se a sua fatura vence no dia 10 de setembro, a compra que você realizou no dia 01 de setembro virá na fatura do dia 10 de outubro.

Dica: Os bancos ou emissores de cartão costumam informar os seus clientes por e-mail ou SMS sobre o fechamento da fatura.

2. Estourei meu limite, e agora?

Caso você necessite realizar uma compra mas já tenha usado todo limite de crédito disponível no seu cartão, é possível se comunicar com a operadora solicitando a análise de um aumento de limite de crédito.

Dica: O seu limite de crédito deve ser adequado a sua capacidade de pagamento se você quiser usá-lo como um aliado no planejamento financeiro.

3. Posso consultar minha fatura antes de recebê-la?

Existe sim a possibilidade de você consultar sua fatura antes de recebê-la, assim você controla melhor seus gastos, acompanha seu limite disponível e confere o saldo parcial.

Atualmente, as administradoras de cartão de crédito já oferecem esse serviço permitindo a visualização de todos os lançamentos feitos na fatura atual e, até mesmo, a consulta de faturas anteriores e de parcelas a vencer. Essas informações costumam estar disponíveis no Internet Banking e na Central de Atendimento.

Dica: Outra opção é receber a fatura diretamente por e-mail, gerando também economia de papel. Assim, além de evitar problemas como extravios da fatura, você colabora com o meio ambiente.

4. O que devo fazer em caso de roubo ou extravio do meu cartão?

Caso ocorra o roubo ou o extravio do seu cartão de crédito, é importante que você entre em contato com a central de atendimento do seu cartão imediatamente, informando a situação e solicitando o bloqueio do seu cartão. Logo em seguida, faça um Boletim de Ocorrência. Dessa forma, o cartão não poderá ser mais utilizado e toda compra feita com o cartão depois de bloqueado será negada.

Dica: Aproveite para solicitar, pelo telefone ou pelo site, a 2ª via do seu cartão. Lembre-se de que todo contato feito pelo telefone ou site gera um protocolo e deve ser anotado para prevenir problemas no futuro.

5. A que devo me atentar se pretendo parcelar alguma compra?

Sempre que quiser parcelar uma compra, prefira o parcelamento sem juros. É importante também que você se programe de acordo com o número de parcelas que escolher, sabendo que todo mês será cobrado aquele valor na sua fatura. Lembre-se, também, que o valor total da compra irá comprometer o limite total do cartão.

Com essas e outras informações a respeito do cartão de crédito, é possível que você o utilize aproveitando os benefícios, tais como: se programar para pagar suas despesas em um dia específico, a possibilidade de parcelar compras, seus gastos serem convertidos em pontos, milhas, podendo, então, ser trocadas por passagens aéreas, serviços, produtos e muito mais.

Tudo isso, se utilizado de forma consciente, pode se tornar uma excelente ferramenta quando se trata de sua vida financeira.

Shopping Porto Seguro

Aproveite as ofertas de nossos parceiros com o seu Cartão de Crédito Porto Seguro.

Acesse e conheça »