Como proteger o seu Cartão de Crédito Porto Seguro em 6 passos

Conheça os golpes mais comuns e se previna contra eles.

Recebeu seu Cartão de Crédito Porto Seguro e quer tirar o máximo proveito dele, não é mesmo? Sim, ele é uma ferramenta valiosa e segura para controlar suas compras e acumular pontos para obter descontos em serviços, produtos e eventos, além de outras vantagens.

Porém, é preciso ter em mente que os cartões de crédito são instrumentos muito visados para fraudes, justamente por reunirem algumas vantagens. As operadoras investem alto em mecanismos de segurança, mas, ainda assim, fraudes podem acontecer.

Então, faça a sua parte e aprenda aqui como proteger o seu Cartão de Crédito Porto Seguro.
Nosso artigo vai guiar seus passos para conhecer os golpes mais comuns e se prevenir contra eles. Continue lendo!

1. Falso portador

Pessoas mal-intencionadas têm acesso ao seu cartão físico ou conseguem os seus dados pela internet. A partir daí, tentam conseguir sua senha, passando-se por funcionários da emissora do cartão. São habilidosos em convencer as pessoas e, geralmente, são articulados  e se comunicam bem, o que passa credibilidade.

Se você não desconfiar de nada e acabar informando a senha, o falso portador do cartão estará com tudo em mãos para fazer compras em seu nome.

É importante lembrar:

  • a Porto Seguro Cartões, por exemplo, não solicita sua senha em nenhuma ocasião;
  • desconfie de qualquer contato solicitando seus dados;
  • não ligue para números de telefone fornecidos pela pessoa que telefonou;
  • desligue e use os canais de atendimento legítimos fornecidos pela empresa no site ou no próprio cartão, se estiver com ele em mãos.

2. Uso fraudulento de cartões descartados


A maioria dos cartões atuais trazem chips que armazenam os dados do portador. Em um golpe aplicado no Brasil, os fraudadores ligavam e convenciam a pessoa de que o cartão tinha sido clonado e que o banco enviaria um motoboy a sua residência para recolher.

Nesse caso, a pessoa foi aconselhada a cortar o cartão ao meio, como medida de segurança.
O perigo é que, ao cortá-lo dessa forma, a vítima não inutiliza o chip e acaba entregando todos os seus dados ao bandido.

Então, ao inutilizar seu cartão, qualquer que seja o motivo, é preciso cortar o chip também, para evitar que os seus dados sejam capturados. O ideal é utilizar o programa de reciclagem de cartões nos pontos de coleta que a Porto Seguro disponibiliza em vários endereços.

Conheça o programa de descarte consciente da empresa neste link.

3. E-mails e SMS falsos

Pessoas mal-intencionadas tentam obter vantagens ilícitas por meio de e-mails e SMS contendo vírus. Eles tentam convencer você a digitar informações pessoais ou clicar em links para websites falsos. Também é possível capturar dados diretamente do seu dispositivo móvel pessoal.

Veja alguns detalhes sugestivos de mensagens falsas:

  • solicitam dados pessoais, como número da conta ou do cartão de crédito e senhas;
  • incentivam a clicar em links ou documentos anexos;
  • tentam convencer a pessoa de que o caso é urgente, que o cartão pode ter sido clonado e que o prejuízo será grande se ela não clicar, não abrir o anexo ou não fornecer os dados;
  • costumam conter erros gramaticais ou linguagem inadequada ao ambiente corporativo;
  • encaminham a centenas de destinatários ao mesmo tempo e não somente a você;
  • enviam para um destinatário indefinido, por exemplo: “Prezado cliente”, em vez de “Prezado senhor Fulano de Tal” (citando seu nome);
  • suspeitou que o e-mail ou SMS pode ser falso? Não clique em nada. Abra uma nova janela de navegação e confira informações diretamente no site da empresa.

4. Telefonema falso

As pessoas que cometem fraudes são criativas e mudam de tática sempre que um golpe é descoberto e exposto. O mais prudente, em casos de telefonemas, é nunca fornecer informações pessoais em ligações que não tenham sido de sua própria iniciativa.

Se você receber um telefonema que parece legítimo, diga que não pode falar no momento e que retornará a ligação mais tarde. Se for uma chamada falsa, o fraudador tentará te convencer a permanecer na linha e a fornecer os seus dados. Se for legítimo, o funcionário aceitará o seu argumento. Desligue e chame o número no verso do cartão ou então procure os números confiáveis no site.

Então, confie somente em telefonemas que você mesmo iniciou e não retorne ligações para números deixados em sua secretária eletrônica, a menos que coincidam com o que consta no seu cartão.

E lembre-se: a Porto Seguro Cartões nunca solicita sua senha em contatos telefônicos. Se ela for solicitada, negue a informação, desligue e ligue diretamente para a empresa.

5. Faturas falsas

Outro golpe comum, mas que ainda engana muita gente, é a emissão de faturas ou boletos bancários falsos. Se você optou por receber a fatura de seu cartão de crédito Porto Seguro por e-mail, esteja muito atento ao destinatário.

Fique sabendo que a Porto Seguro Cartões só envia faturas por meio do endereço de e-mail cartaoportoseguro@faturaporto.com.br, ok?

Optou por receber a fatura impressa? Então, jamais descarte o documento diretamente na lixeira. A fatura contém seu nome e endereço completos, além de outras informações do cartão.

Para sua segurança, rasgue o papel em pedaços pequenos nos campos em que constam os seus dados e descarte as partes em lixeiras separadas. Não menospreze a capacidade de uma pessoa maldosa juntar os pedaços e recompor o documento.

6. Medidas extras de proteção


Nunca perca seu cartão de vista. Não permita que funcionários de loja, garçons ou atendentes de postos de gasolina se afastem levando seu cartão. Exija que a máquina de cobrança seja trazida até você. O ideal é proteger o cartão de olhos alheios e não o deixar exposto mais do que o necessário.

Ao receber o cartão de volta depois de usado, confira se é mesmo o seu, pois golpistas podem trocá-lo por outro.

Além disso, preste atenção ao usar o caixa automático, pois os fraudadores podem ter instalado nele algum dispositivo para captura de dados. Se notar algo suspeito e estiver em dúvida, não use o equipamento.

Ao fazer compras on-line com o cartão, procure os indicativos de que o site é seguro, como o ícone do cadeado e as letras “https” na barra de endereço, por exemplo.

Instale um bom antivírus em seu computador e faça as atualizações sempre que necessário.

Não se esqueça de que seu smartphone também está sujeito a vírus e precisa da mesma proteção.
Seguindo os passos apresentados em nosso artigo você poderá usar seu Cartão de Crédito Porto Seguro com segurança e tranquilidade, tirando o máximo proveito dele.

Seus amigos merecem saber disso também, não é verdade? Então, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais!

Ofertas e Descontos

Compre com segurança! Clientes Porto Seguro Cartões têm descontos em diversos produtos nas lojas de nossos parceiros.

Acesse o Shopping Porto Seguro »