Como pagar as contas em dia?

Como pagar as contas em dia

Mesmo que os boletos cheguem todos os meses, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como pagar as contas em dia. É bastante comum que uma delas fique para trás, mas isso não pode acontecer se você quiser manter uma boa saúde financeira. Por isso é importante ter um planejamento financeiro.

Garantir o pagamento das contas antes do vencimento é importante para que elas não se acumulem. Também para que não precise pagar multas, gerando um gasto mais alto do que estava esperando ou ficando com seu nome sujo.

É verdade que nem sempre uma conta é atrasada de propósito, pois diante de uma vida corrida, às vezes esquecermos mesmo. Mas existem algumas estratégias que você pode adotar para evitar esse tipo de problema. Continue lendo e descubra como pagar suas contas em dia e ficar com a cabeça sossegada.

O que pode acontecer se eu acumular dívidas?

Quando não há a possibilidade de pagar as contas em dia, seja porque faltou o dinheiro, seja porque uma delas foi esquecida, as consequências negativas são inevitáveis. O que vai acontecer depende do tipo de conta atrasada.

Existem alguns casos nos quais os juros começam a somar ao valor, aumentando a parcela atrasada. Em outros, como acontece com as contas básicas, de energia elétrica e água, o serviço pode ser cancelado.

Além dessas duas consequências, o nome da pessoa que deixou a conta atrasar ficará manchado como inadimplente. O score cai e fica difícil conseguir crédito de qualquer tipo. Sem falar que tudo vira uma grande bola de neve devido aos valores que crescem cada vez mais.

Como pagar as contas em dia?

Para evitar que todas essas complicações aconteçam, busque formas de como pagar as contas em dia, a fim de não perder a data de pagamento e para que nenhum boleto seja esquecido durante a correria do dia a dia.

Veja, a seguir, algumas dicas práticas para se organizar financeiramente e não sofrer essas consequências.

Coloque o pagamento no débito automático

Essa é uma excelente forma de lidar com diferentes contas, pois você não precisa ter a preocupação de ir até o banco ou uma lotérica para pagar. Os valores são descontados automaticamente todo mês.

Só é necessário escolher a opção de fazer o desconto de serviços como energia elétrica e água diretamente da sua conta bancária em uma data preestabelecida. O único ponto de atenção é garantir saldo para cobrir o valor a ser pago.

Programe os descontos dos boletos na conta

Não são apenas serviços básicos que podem ser descontados da conta bancária. Também e possível programar os seus boletos. Nesse caso, trata-se do Débito Direto Autorizado, ou DDA.

Essa é uma boa alternativa para não precisar ficar se preocupando com boletos impressos que vão chegar em sua caixa de correio ou por e-mail. É muito mais prático e, assim como acontece com os serviços básicos, só é preciso garantir que a conta tenha saldo suficiente.

Não espere a data de vencimento para pagar

Deixar para pagar as contas no dia em que elas estão vencendo não é a melhor alternativa, pois pode acontecer algum imprevisto ou problema que vai atrapalhar o pagamento. No final, você fica em atraso com seus compromissos.

O ideal é se programar para pagar essas contas alguns dias antes de elas vencerem. Se não souber exatamente quais são as datas, então chegou o momento de se organizar. Pode ser por meio de anotações simples registrando quando cada boleto vai vencer.

O importante é saber quais são esses prazos para calcular o melhor dia de fazer os pagamentos. Assim, pode reunir toda a papelada de uma só vez e já quitar junto, a fim de que nada fique para trás.

Centralize as datas de pagamento

Essa é uma estratégia que complementa a dica anterior sobre como pagar as contas em dia. Isso porque, centralizando as datas de pagamentos, você terá todos os seus boletos vencendo em um mesmo momento. Dessa forma, pagar naquela data se torna um hábito.

É verdade que pode não ser possível deixar todas elas para o mesmo dia, mas procure deixar as datas mais próximas. Ou, se não, em um determinado período do mês, como no começo ou no final, conforme o dia do seu pagamento.

Essa prática vai evitar que se preocupe cada hora com uma conta diferente, porque elas estão vencendo em dias variados. É menos dor de cabeça e mais facilidade na hora de quitar tudo.

Use um app de finanças

Sabia que é possível pagar as contas em dia usando recursos tecnológicos a seu favor? Uma das maneiras mais práticas de fazer isso é aderindo aos aplicativos de finanças, os quais vão manter o controle de tudo na palma da sua mão.

Com os aplicativos, é possível controlar os gastos ao registrar todas as contas em um só lugar, por exemplo. Você pode acrescentar o custo de contas fixas, como o valor do seguro residencial, o telefone e a mensalidade da escola das crianças; e as variáveis, por exemplo, energia elétrica e água.

Ainda é possível enviar lembretes sobre as datas de vencimento dos seus boletos. Sem falar da opção de criar tabelas ou planilhas para registrar toda a sua vida financeira de um jeito simples e didático.

Priorize seu dinheiro para o pagamento das contas

Algumas pessoas, quando recebem seu salário, primeiro compram aquilo que desejam para depois ver como ficarão os boletos. Se você também tem esse hábito, mas quer pagar as contas em dia, é preciso uma mudança de comportamento.

Priorize seu dinheiro para pagar as contas reservando o valor total que será necessário para quitá-las ou, então, receber e já iniciar os pagamentos. O importante é só começar a gastar com outras coisas após os compromissos já tiverem sido cumpridos.

Se o problema for que o dinheiro está ficando muito curto após quitar os boletos, então será necessário rever seus gastos, cortar supérfluos, economizar energia elétrica, entre outras medidas para minimizar os custos mensais e sobrar um valor maior.

Viu só como pagar as contas em dias não é uma tarefa difícil? Organizando suas finanças e adotando algumas estratégias para os boletos não caírem no esquecimento, você conseguirá quitar seus compromissos. E com economias inteligentes será possível reservar um valor maior para outras finalidades, não apenas pagar e pagar.

E você? Como se organiza para manter suas contas em dia? Tem mais alguma dica? Deixe seu comentário e divida com a gente!