Como atingir a independência financeira?

Quem não gostaria de viver apenas de rendimento? Inclusive muitas pessoas passam horas planejando o que fariam com o dinheiro do rendimento caso ganhassem na loteria. Pois é, esse é um sonho para a maioria, mas existem outras maneiras de conquistar a independência financeira sem precisar contar com a sorte!

Uma delas vem dos investimentos. Atualmente existem inúmeros tipos de investimentos para os mais diversos perfis de pessoas, isto possibilita que qualquer pessoa que tenha um dinheiro extra consiga alcançar com mais facilidade essa independência.

É SÓ INVESTIR?

É importante você se atentar ao quanto investir e na diversificação desse investimento. Se hoje você tem um custo de vida de R$ 5 mil / mês, não bastará investir R$ 20 mil e buscar viver deste retorno – dificilmente um investimento conseguirá te dar o retorno ao mês do valor necessário que você precisa.

Portanto, mais importante do que investir nas primeiras opções que parecerem vantajosas, é planejar o quanto você precisa mensalmente e em quanto tempo espera ter esse retorno. Essa análise pode inclusive te ajudar na diversificação de investimentos, para você não se frustrar com retornos muito baixos e nem com riscos altos – há como equilibrar essa balança.

CUIDADO COM AS DÍVIDAS

Quanto mais poupamos e investimos, maiores são os nossos retornos. O que pode acontecer em um momento próximo à independência financeira é o otimismo em excesso e, com isto, o comprometimento com novas dívidas.

Um valor de dívida que parece quase insignificante perto da rentabilidade que você conquistou, pode te afastar novamente da sua independência financeira. Afinal, o planejamento realizado inicialmente foi balizado pelos seus custos e, se isto aumenta, consequentemente muda também o valor que você precisa ter investido.

Uma boa estratégia é fazer todo o planejamento já adicionando gastos extras, além daqueles que costumamos colocar como imprevistos.

NÃO TERCERIZE A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Começamos o texto falando que o sonho de maioria das pessoas é ganhar na loteria. Quanto mais terceirizamos aos outros a nossa estabilidade, mais nos distanciamos dos passos concretos para alcançarmos os nossos objetivos.

Ao fazer o planejamento, criar estratégias e começar a colocar o dinheiro para trabalhar por você, a cada dia estará mais perto de conquistar essa tão sonhada independência. Ainda que sejam necessários alguns anos para os retornos maiores começarem a aparecer, o seu futuro pode ser muito mais satisfatório do que contar apenas com a sorte!

 

>> Quer saber mais sobre investimentos?

A Porto Seguro Investimentos tem uma equipe de consultores preparada para tirar suas dúvidas. Cadastre aqui o seu e-mail para receber o nosso contato!

Leia o Prospecto, o Formulário de Informações Complementares, Lâmina de Informações Essenciais e o Regulamento antes de investir. Central de Atendimento: (11) 3366-3370/SAC 0800-727-2763/0800-727-8736 Atendimento para deficientes auditivos. Ouvidoria: 0800-727-1184 | 3366-3184 ouvidoria@portoseguro.com.br, (Seg à Sexta das 8h15 às 18h30, exceto feriados). Fale Conosco: porto.investimentos@portoseguro.com.br.

Fale com um de nossos consultores

Cadastre-se aqui »