Quer começar a investir, mas não sabe como? Veja nossas dicas

Começar a investir

Quem entende a relevância da educação financeira sabe como é importante começar a investir o quanto antes, não sendo algo que apenas os mais ricos conseguem fazer. Porém, é necessário planejamento e conhecimento para usufruir de boas e rentáveis oportunidades.

Saber de forma realista como esse mundo funciona também é uma exigência. Com isso, a ingenuidade não leva você a realizar investimentos que propagandeiam lucros exorbitantes e que, não raramente, são farsas ou golpes. Ter ciência dos riscos também é parte da rotina de um investidor!

Quer saber mais sobre como entrar no mundo dos investimentos financeiros? Selecionamos as principais dicas para fazer o seu dinheiro render. Confira!

Estabeleça metas e objetivos

Quem investe geralmente tem objetivos estabelecidos sobre o que fará com o dinheiro, como garantir os estudos, ou comprar, ou fazer uma reforma em seu imóvel.

Quando o hábito de investir começa na juventude, ainda dá para ser mais ambicioso e pensar em se aposentar mais cedo ou, ao menos, com uma renda que possibilite um bom padrão de vida. Tudo isso é possível com um plano de previdência privada.

Para que seus objetivos sejam alcançados, você terá que trabalhar com metas a curto, médio e longo prazo. São essas metas e o controle sobre feito elas que farão com que você tenha a disciplina necessária, bastante importante para quem quer investir de forma racional e proveitosa.

Procure saber o que busca ao investir, quanto precisará para alcançar o seu objetivo, os aportes que terá que fazer e a periodicidade, bem como o tempo que levará até ter os valores almejados. Com tudo isso em vista, realize uma simulação de acordo com os investimentos disponíveis no mercado e faça a sua escolha.

Entenda qual é o seu perfil de investidor

Não são todos os investidores que podem fazer aportes vultuosos todos os meses, ou em mercados e produtos financeiros de alto risco. A maioria das pessoas investe com o pouco que sobra do salário e ainda faz um verdadeiro contorcionismo financeiro para que isso seja possível.

Quem já possui um patrimônio relevante e renda elevada está mais disposto a correr riscos em investimentos arrojados. Já os iniciantes e aqueles que não querem ter que lidar com perdas financeiras tendem aos investimentos mais conservadores, que rendem menos, mas oferecem maior segurança.

Conheça os diferentes tipos de investimentos

Você precisa conhecer basicamente dois tipos de investimentos: os de renda fixa e os de renda variável.

Renda fixa

Quando você aposta na renda fixa, fica mais fácil projetar quais serão os seus ganhos ao longo do tempo, pois ela segue taxas predefinidas e oferece a segurança desejada pelo público conservador.

Outro ponto positivo é que você não precisa juntar uma boa quantia para começar a investir, pois é possível fazer aportes a partir de R$ 30,00 no Tesouro Direto, por exemplo. Esse é um dos investimentos preferidos do grande público, e consiste em colocar dinheiro para o pagamento da dívida pública.

Dessa forma, você passa a ser um credor do governo e a receber dividendos dos juros que ele pagará para arcar com a dívida. Não é o investimento mais rentável, mas é seguro e previsível; por isso atende a um público bastante amplo. Até mesmo os investidores mais arrojados alocam parte dos seus recursos nesse tipo de investimento.

Renda variável

A renda variável, como o nome anuncia, está sujeita às flutuações e às intempéries do mercado financeiro. Por outro lado, pode significar ganhos elevados em determinados casos. Basta imaginar quanto dinheiro ganharam aqueles que compraram ações do Google no início dos anos 2000.

Esse tipo de investimento demanda estudos e coragem para enxergar as melhores oportunidades e também aguentar as eventuais perdas. Com a crise de 2008, por exemplo, investidores em todo o mundo foram levados à ruína com a quebra do mercado imobiliário estadunidense.

Faça aportes mensais

Se você leva seus objetivos a sério, a mesma postura deverá ter com seus investimentos, e isso significa que os aportes precisam ser feitos mensalmente. Ao investir hoje, você cuida de você mesmo no futuro, que continuará sendo a mesma pessoa, porém mais realizada e próspera. Acredite, todo o esforço não será em vão!

Outra dica nesse mesmo sentido é “se pagar primeiro”, ou seja, fazer os aportes como prioridade, antes de outras despesas e de diversão. Cuide do futuro primeiro e, somente depois, pague contas e gastos atuais com a tranquilidade de ter feito o melhor por você mesmo antes.

Mencionamos no início que muitos investem com aquilo que sobra do orçamento. Porém, se você inverte essa ordem, consegue mudar toda a sua educação financeira para melhor, trazendo ótimos resultados para o futuro.

Caso tenha dificuldades em manter os aportes mensais, pense em aderir a um consórcio, que poderá ajudar você a criar a disciplina necessária para a realização dos seus sonhos. Com os sorteios realizados mensalmente, pode ser que a realização venha antes do previsto!

Livre-se dos passivos financeiros

Passivos financeiros são bens que geram gastos maiores que os benefícios, como pagamento de impostos, manutenção e taxas. Um exemplo são os carros, que ainda contam com a depreciação em razão da idade e da quilometragem. Nesse caso, você precisa ponderar se ainda vale a pena ter veículo.

Isso também talvez se aplique ao apartamento na praia, que pode não ser muito visitado, e cujas locações ao longo do ano mal compensam o pagamento de taxa de condomínio e manutenção.

Tenha em mente também a valorização dos imóveis na região antes de tomar uma atitude, mas, caso decida vender, com o dinheiro aplicado, você poderá bancar viagens nas férias e feriados e ainda terá um número maior de destinos à sua disposição.

É importante estudar sobre investimentos, se possível diariamente, com bons conteúdos escritos e vídeos de influenciadores idôneos que tratam do tema. Ainda assim, é bastante recomendável contar com o auxílio de profissionais especializados para começar a investir, e a Porto tem à disposição um time com os mais qualificados do mercado.

Que tal investir agora mesmo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!