Aposentei, e agora? Veja o que fazer na aposentadoria

O momento de se aposentar é sempre aguardado por muitas pessoas. E umas das maiores preocupações é o que fazer durante a aposentadoria. Afinal, essa fase envolve mais que descansar por tempo indeterminado: é a hora de descobrir como se manter ocupado e passar o tempo livre.

Entretanto, nem sempre o cliente da previdência, que está entrando no momento de recebimento do benefício, quer ficar parado. Afinal, ainda há muito o que aprender e fazer e a oportunidade de ter tempo para isso é tentadora. Então, que tal conhecer algumas ideias e já começar a planejar o que fazer na aposentadoria? Confira!

Investimentos

Uma das melhores formas de aproveitar a aposentadoria é investir seu dinheiro, a fim de não deixá-lo parado. Para isso, existem várias formas de aplicá-lo, desde que se conte com ajuda especializada para analisar a alternativa mais adequada ao seu perfil.

Se o seu principal objetivo é garantir segurança e tranquilidade para si e toda sua família, evitando imprevistos e dores de cabeça, vale direcionar uma parte ou o valor integral do recebimento em fundos de investimento. Mesmo que você não seja especialista no assunto, a prática é possível e simples. Listamos alguns passos:

  1. procure uma assessoria especializada no assunto, como a Porto Seguro Investimentos;
  2. conheça o seu perfil de investidor, baseado em seu momento de vida e seus objetivos;
  3. escolha o fundo de investimento ideal, a exemplo da Renda Fixa, Multimercado ou Ações;
  4. comece a administrar seu dinheiro, aplicações e resgate com a ajuda de consultores capacitados, por meio de um cadastro que permite a consulta diária dos rendimentos.

Certamente, além de se educar financeiramente, a aplicação do dinheiro da aposentadoria em investimentos auxilia a realizar antigos sonhos, promover novos projetos e assegurar o bem-estar prolongado de toda a família.

Continuar trabalhando

Além de comum atualmente, continuar a trabalhar durante a aposentadoria é, inclusive, algo recomendado por especialistas. O foco, no entanto, está em realizar uma atividade que não exija muito e que proporcione prazer.

Dentre as possibilidades, está a de atuar como consultor na área em que trabalhou durante sua vida, ou até mesmo como professor. Repassar seu conhecimento e experiência para quem está começando é muito gratificante.

Também podem surgir oportunidades diferentes, como transformar um hobby em renda extra, nem que seja durante meio período. Muitas pessoas também decidem abrir um novo negócio depois de se aposentar, e os empreendimentos trazem não só novas oportunidades, como a satisfação de estar tão ativo quanto antes.

Hobbies ou novas habilidades

Muita gente não reserva um tempo para fazer coisas que realmente gosta por pensar que a vida é corrida demais para isso. As obrigações vêm em primeiro lugar e todos os seus hobbies ficam em modo de espera para quando vier a aposentadoria. Cuidado!

Realmente, a vida de aposentado é perfeita para colocar em prática seus hobbies. No entanto, se você não os exerceu no decorrer dos anos, é bem provável que não esteja capaz de começar praticamente do zero, por não ter desenvolvido, aos poucos, as habilidades necessárias.

Porém, se você acha que vai ter energia para descobrir novas aptidões após se aposentar, então está tudo bem. Use o tempo livre para colocar a leitura em dia, aprender a fazer aquele artesanato, escrever um livro ou até mesmo um blog, praticar jardinagem, dedicar-se à culinária etc. O importante é fazer o que dá prazer, sem nenhum tipo de imposição.

Trabalho voluntário

Quais são as causas que conquistam seu coração e levantam seu senso de empatia? Já pensou em fazer disso uma ocupação após se aposentar? O voluntariado, além de totalmente útil para a sociedade, é muito gratificante para quem se doa.

Existem muitas entidades e ONGs voltadas para a proteção dos animais, do meio ambiente, para o bem-estar dos idosos ou de crianças em condições vulneráveis. Outras opções são as instituições sem fins lucrativos voltadas para causas mais específicas, que envolvem educação, saúde, esportes, patrimônio, cultura, entre outras. Escolha a que mais tem a ver com você e abrace a oportunidade de ajudar o próximo.

Projeto de vida mais saudável

Se você sente que a fase da aposentadoria é perfeita para cuidar da saúde, então pode colocar em prática o projeto de vida saudável o quanto antes. Afinal, não adianta querer cuidar do seu bem-estar físico e mental só lá na frente, pois pode ser tarde demais.

Se sua vontade é praticar atividades físicas ou se dedicar a um esporte específico, é importante manter um padrão de qualidade de vida durante todos os anos. Caso contrário, na sua aposentadoria, você vai gastar mais tempo indo a médicos e comprando remédios do que aproveitando, de fato, seu benefício.

Ao dar início mais cedo ao “Projeto Saúde”, você tem a oportunidade de desfrutar a aposentadoria de uma forma bem melhor. E não apenas para usufruir dessa dica, mas de todas as outras que disponibilizamos aqui neste artigo.

Então, não fique com preguiça: comece a criar desde já o hábito de fazer uma caminhada, ir à academia, praticar ioga, dançar, ou qualquer outra atividade que traga benefícios para o corpo e para a alma. Assim, quando a fase da aposentadoria chegar, você já estará pronto para dar continuidade às atividades prazerosas.

Viagem dos sonhos

Que tal se programar para utilizar o benefício da aposentadoria em uma viagem que você sempre teve vontade de fazer? Não precisa necessariamente ser uma volta ao mundo, mas certamente você tem o desejo de conhecer algum lugar especial — seja ele aqui no Brasil ou em outro país.

O momento é bastante propício para realizar o seu sonho. Afinal, você vai ter duas coisas que, geralmente, são os principais fatores que impossibilitam uma boa viagem: tempo e dinheiro. Com organização e um bom planejamento, é possível idealizar um roteiro interessante e cheio de surpresas emocionantes.

Voltar a estudar

Pessoas muito ativas geralmente têm certa dificuldade em encerrar totalmente suas atividades. Por isso, elas não sabem o que fazer na aposentadoria, por medo do tão temido ócio. Mas nada impede que você dê continuidade ou até mesmo otimize suas habilidades e qualificações, sejam elas profissionais ou não.

Que tal aproveitar a aposentadoria para voltar a estudar ou fazer aquele curso que sempre quis, mas nunca sobrou tempo? Pode ser um curso técnico, superior, um idioma novo ou aquelas aulas de pintura que nunca saíram do papel. A hora de aprender é agora!

Essas são apenas algumas possibilidades que a vida oferece. O importante é ter em mente que você vai ter passado por várias coisas, superado todas elas, e que, em meio a todas essas etapas e lembranças, o essencial é vivenciar o presente. Então, comece a se planejar desde já para usufruir o máximo possível da aposentadoria com qualidade.

Gostou das alternativas e já está pensando no que fazer na sua aposentadoria? Faça sua lista de desejos e projetos e comece um planejamento para colocá-los em prática. E, para que tudo dê certo, nada melhor que continuar a busca por informações, não é mesmo? Assine a nossa newsletter e não perca nossas dicas!

Como você imagina seu futuro?

Comece agora a construir um futuro tranquilo para você!

Faça uma cotação »